Por Laurielly Rocca

Implementar uma rotina de alimentação saudável pode ser bem desafiador. Isto porque, com a correria do dia a dia, tendemos a comer o mais simples e rápido para não perdermos o ritmo das atividades. Por isso, incluir alimentos que ajudam a emagrecer no seu cardápio pode ser uma estratégia que fará a diferença depois.

Para ajudar você neste desafio, separamos 10 alimentos que ajudam a emagrecer e que são fáceis de preparar.

Aveia: por ser uma fibra solúvel e rica em beta-glucanas, a aveia está ligada diretamente a suas atividades intestinais. Ou seja, sua digestão ocorre lentamente e a liberação na corrente sanguínea ocorre de forma gradual, evitando os picos de insulina e aumentando o tempo de saciedade. Ela também é rica em ômega 6 e cálcio.

Arroz integral: o arroz integral é rico em fibras, o que ajuda a controlar a diabetes e na regulação intestinal. Além disso, há grande quantidade de fitatos, que protegem o organismo de metais pesados, e de vitaminas do complexo B, zinco, selênio, cobre, manganês, magnésio e fósforo. Todos esses componentes auxiliam na saúde do sistema neural e na prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento celular.

Banana: devido a seus benefícios, a banana é uma ótima aliada para diminuir a ansiedade, a compulsão por doce, melhora do sono e manter a saúde intestinal. Ela é rica em ferro, potássio, vitamina B6, triptofano e fruto-oligossacarídeo. Além disso, deve-se comer os fiapos da banana também, já que eles são uma fonte de fibras.

Batata doce: a batata doce é um dos alimentos mais importantes para incluir no seu cardápio. Ela é rica em betacaroteno, ácido clorogênico, antocianinas, vitamina C, vitamina B6 e B5, vitamina E, potássio, manganês e, devido ao seu índice glicêmico, ela possui uma liberação lenta – o que evita os picos de insulina.

Berinjela: a berinjela é um alimento muito completo, possuindo antocianina, vitaminas e minerais como B9, B6, magnésio e potássio. Além disso, a pectina e o ácido clorogênico também estão presentes em sua composição, os quais reduzem a fome e têm ação antisséptica, anticarcinogênica e antioxidante.

Chá verde: o chá verde é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, além de modular o cortisol e ajudar no processo de detoxificação. Por possuir cafeína, ele é termogênico – por isso, procure não tomá-lo muito tarde para não perder o sono.

Feijão: ele ajuda na maior absorção de cálcio pelo organismo, previne o acúmulo de gordura no fígado, contribui para o processo de recuperação muscular, cicatrização, traumas múltiplos de queimaduras e no processo de detoxificação do fígado. Além disso, ajuda na redução de doenças cardiovasculares, degenerativas e alguns tipos de câncer.

Gengibre: rico em vitamina A, B3, B6, cobre, magnésio, selênio, potássio e zinco, o gengibre possui capacidade antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica, além de auxiliar no processo digestivo, hormonal e na síntese proteica. Por ser um estimulante, é importante não consumi-lo à noite.

Ovo: a lista de benefícios do ovo é infinita. Ele auxilia na redução de queda de cabelo, formação de neurotransmissores, reparo de mucosa intestinal, saúde ocular, estimulante do sistema imune, crescimento ósseo, redução de fadiga, além de conter albumina – uma importante proteína responsável pelo crescimento e prevenção da perda de massa muscular. Além disso, ajuda na melhora do sono, humor e modulação do cortisol.

ovos alimentos que ajudam a emagrecer
O ovo é um dos alimentos mais importantes para quem quer emagrecer. Foto: Reprodução/FreePik

Pimenta vermelha: ela possui ação antioxidante, analgésica, cicatrizante, anti-inflamatória, quimiopreventiva e antimutagênica. Ela é rica em vitamina A e C, além de conter capsaicina – que é responsável pelo sabor picante e pela ardência.

Receitas com os alimentos que ajudam a emagrecer

Para adquirir os benefícios da pimenta vermelha, você pode adicioná-la como tempero em quase todas as receitas que você for cozinhar. Já o ovo pode ser utilizado como uma barrinha de proteínas: cozinhe ele antes de sair de casa e leve na casca mesmo para o seu trabalho. Quando sentir fome durante o dia, descasque o ovo e coma.

O chá verde pode ser tomado logo após o almoço e você pode adicionar um pouquinho de gengibre à bebida. Cuide para não tomar depois das 16h, pois tanto o chá quanto o gengibre são estimulantes e podem prejudicar o seu sono.

Veja algumas ideias de receitas para incluir no seu dia a dia:

Panqueca de aveia e banana

Para o café da manhã, você pode preparar uma deliciosa panqueca que contém três dos alimentos que citamos acima. Em uma tigela, misture:

  • 1 ovo
  • 1 banana amassada
  • 2 colheres de aveia média
  • Canela a gosto

Esquente óleo de coco numa frigideira e despeje a mistura da tigela. Frite dos dois lados e, na hora de comer, coloque um pouquinho de mel em cima para dar um gosto especial.

Berinjela refogada

Prepare uma deliciosa berinjela refogada para comer junto com o seu arroz integral e feijão. Para esta receita, você vai precisar de:

  • 1 berinjela cortada (com casca e sementes)
  • 1 cabeça de alho picado
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • 1 pimentão verde cortado
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Água

Coloque a berinjela já cortada em uma vasilha com água e sal (para não ficar escura) e reserve. Em uma panela, refogue no azeite o tomate, a cebola, o pimentão, o alho e o sal. Vá adicionando um pouquinho de água para não ficar muito seco. Depois, acrescente a berinjela e deixe mais 10 minutos.

Descubra 10 alimentos que ajudam a emagrecer e inclua já no cardápio
Quer emagrecer? Adicione berinjela ao seu cardápio. Foto: Reprodução/FreePik

Há diversas receitas que você pode fazer com essa lista de alimentos que ajudam a emagrecer que separamos para você. Use e abuse de sua criatividade!

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.