Com a chegada das comemorações juninas, muitas pessoas ficam na dúvida sobre comer ou não comer os alimentos de festa junina, você também é assim? Afinal, são tantas opções de comidas, desde doces até salgadas, que fica difícil saber se esses quitutes fazem bem ou mal à saúde.  

Alimentos de festa junina-
O mió arraiá chegou. Confira tudo sobre os alimentos de festa junina!

Pensando nisso, para desmistificar de uma vez por todas essa dúvida sobre os alimentos de festa junina, nós separamos uma lista com os principais deles e seus benefícios à saúde. Mas antes de qualquer coisa, entenda alguns cuidados com as comidas típicas dessa sazonalidade festiva.

Quais cuidados ter com os alimentos de festa junina?

Pé-de-moleque
Comer ou não comer os alimentos de festa junina? Saiba mais!

Com a chegada do mês de junho, muitas festas juninas são facilmente encontradas e com elas as receitas juninas. Com tantas opções de comidas e quitutes típicos, fica até difícil escolher qual comer, né? Mas atenção: embora muito saborosos, é preciso tomar alguns cuidados em prol da saúde.

Geralmente, os alimentos de festa junina são muito gordurosos e açucarados, podendo ser prejudiciais à saúde. O excesso de gordura, por exemplo, pode provocar alguns problemas de saúde, como doenças renais, gastrointestinais, obesidade, entre outras.

No que diz respeito ao consumo de açúcar em grande quantidade, presente nas sobremesas e bebidas, pode ser responsável por trazer à tona algumas complicações, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e muito mais.

“Não posso comer as comidas de festa junina?”, a resposta é: pode! Afinal, não estamos aqui para te restringir e muito menos te impedir de aproveitar tanta coisa boa das festas juninas. 

O maior vilão é o consumo excessivo, visto que o excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial à saúde do organismo. Lembre-se apenas de escolher um ou outro alimento, de preferência as opções que você está com mais vontade de comer — afinal, o mês junino só acontece uma vez no ano, né? 

Todos os alimentos juninos são vilões? 

Alimentos juninos
Confira alguns alimentos de festa junina que são gostosos e nutritivos

Não! Assim como existem aqueles alimentos de festa junina que podem fazer mal à saúde, têm algumas opções que, além de saborosas, possuem benefícios. Pensando nisso, nós selecionamos uma lista com os principais deles para você comer sem culpa. 

Arroz-doce 

Um dos clássicos nas festas juninas, o arroz-doce é um alimento típico feito com poucos ingredientes: açúcar, arroz e leite. Por ser rico em carboidrato, ele é ótimo para quem deseja ter mais energia. Sem contar os nutrientes presentes nele, como algumas vitaminas (A, B12 e D), cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, encontrados no leite, sendo essenciais para quem deseja fortalecer e melhorar a densidade óssea.

Além dos ingredientes para o seu preparo, o arroz-doce acompanha os inseparáveis cravo e canela, que ajudam a reduzir o índice glicêmico presente no organismo ao ingerir açúcar em excesso. No entanto, assim como qualquer outro alimento junino, o seu consumo também deve ser moderado, visto a presença de açúcar.

Pipoca 

Além de ser um alimento clássico nas festas juninas, a pipoca é um dos alimentos mais saudáveis. Rica em fibras alimentares, ela é perfeita para quem deseja melhorar e/ou regular o funcionamento do intestino. Sem falar que traz saciedade, diminuindo o consumo excessivo ao longo do dia. 

Além disso, o milho é rico em ácido fólico, uma excelente vitamina deseja tratar problemas cardiovasculares e anemias. Mas atenção: se for preparada com pouca gordura e consumida sem sal em excesso, a pipoca é mais do que recomendada. Caso contrário, se atentar ao consumo excessivo. 

Quentão 

Bebida típica nas festas, o quentão também pode trazer alguns benefícios à saúde. Por exemplo, a canela ajuda no processo de aceleração do metabolismo, contribuindo para a queima de gordura. Já o cravo, pode ser um ótimo aliado no controle do colesterol. 

Além disso, em alguns preparos, o quentão leva o gengibre, ótimo para quem quer melhorar o funcionamento e combate infecções do organismo. Só tenha atenção ao consumo excessivo de bebida alcoólica, combinado? 

Amendoim

Presente em muitas sobremesas, como pé-de-moleque e paçoquinha, o amendoim por si só pode ser um ótimo alimento para se comer nas festas juninas, pois é rico em gorduras poli-insaturadas. 

A gordura poli-insaturada ajuda no combate, controle e tratamento do colesterol ruim (LDL). Além disso, o amendoim é rico em fontes boas de fibras, vitaminas e minerais, que atuam no bom funcionamento do organismo. 

Pinhão 

Bastante conhecido por ser um dos petiscos típicos das festas juninas, o pinhão é rico em fibras, ajudando a prevenir muitos problemas intestinais, como inchaço no abdômen e/ou intestino preso.

Para quem sofre de problemas de pressão arterial, o pinhão ajuda a controlar porque é rico em ômega 6 e 9. Além disso, contém ferro, que atua na prevenção, e o cobre, excelente para quem possui carência desse mineral no organismo.

Além desses alimentos de festa junina, existem muitos outros que são saudáveis e benéficos à saúde. Por isso, é muito importante procurar a ajuda de um nutricionista para entender melhor sobre o assunto.

3 receitas de festa junina para fazer em casa

Bolo de milho
Bolo de milho, canjica e caldo de mandioca, confira o passo a passo dessas receitas!

Ficou com vontade de comer alguma comida típica de festa junina? Sem problema! Nós separamos algumas ideias de receitas para você fazer o “mió arraiá” na sua casa. 

1 – Canjica 

Ingrediente

  • 1 pacote de coco ralado;
  • Cravos e canela a gosto;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 pacote de milho de canjica;
  • 10 copos de água em temperatura ambiente;
  • 1 xícara de leite (medida da caixa do leite condensado).

Modo de preparo

Antes de começar o preparo, deixe de molho por 12 horas o milho da canjica.

Após o tempo de espera, retire toda a água e coloque na panela de pressão.

Adicione a água, os cravos e as canelas. 

Quando pegar pressão, deixe por 40 minutos em fogo baixo.

Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair.

Acrescente o leite condensado, o leite integral, o coco ralado e deixe cozinhar por 15 minutos. 

Depois, é só servir!

2 – Caldo de mandioca 

Ingredientes 

  • 1 cebola picada;
  • Cheiro verde a gosto;
  • 100 g de bacon picado;
  • 1 gomo de calabresa picada;
  • 500 g de mandioca descascada.

Modo de preparo 

Na panela de pressão, coloque as mandiocas e cubra com água no fogo médio.

Quando a panela pegar pressão, deixe as mandiocas cozinharem por 35 minutos. Após o tempo, desligue o fogo e espere esfriar.

No liquidificador, coloque as mandiocas e bata até atingir a consistência homogênea. Reserve.

Em uma frigideira funda, coloque um fio de azeite e adicione o bacon, a calabresa e a cebola. Frite tudo até dourar. 

Acrescente o creme de mandioca e misture bem. 

Quando começar a ferver, desligue o fogão. 

Adicione os temperos a gosto e salpique cheiro-verde.

3 – Bolo de milho 

Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara açúcar; 
  • ½ xícara de óleo;
  • 1 e ½ xícara de fubá;
  • 2 xícaras leite integral;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1 lata de milho em conserva escorrido; 
  • ½ xícara de queijo ralado de sua preferência.

Modo de preparo 

No liquidificador, coloque todos os ingredientes (exceto o fermento) e bata até atingir a consistência homogênea. 

Em seguida, acrescente o fermento em pó e misture novamente por alguns segundos.

Depois, coloque a mistura em uma forma de sua preferência. Lembre-se de untar com manteiga e farinha.

Em forno preaquecido a 200 graus, leve ao forno para assar por 40 minutos.

Após o tempo, retire do forno, espere esfriar e sirva em seguida. 

Gostou dessas receitas de festa junina? Se fizer em casa, tire uma foto e marque a gente no Instagram: @TotalPass.