Ter uma boa alimentação é um dos principais pilares para uma vida mais saudável. Ao começar a se preocupar diariamente com a comida que você ingere, a sua qualidade de vida pode melhorar significativamente. Pensando nisso, separamos 9 alimentos para a imunidade se fortalecer cada vez mais.

Saiba os melhores alimentos para a imunidade
Conheça 10 alimentos para a imunidade

Especialmente no frio, as pessoas têm mais tendência a ficarem doentes, já que a imunidade pode cair, os ambientes ficam mais fechados, e elas podem acabar contraindo alguns vírus como gripe e resfriado. 

Uma das melhores formas de manter a imunidade alta é por meio da alimentação. Existem diversos componentes que podemos inserir na dieta que podem ajudar o organismo a se manter mais forte. 

Além disso, tomar vitaminas específicas também pode ajudar a imunidade a se manter alta, já que elas possuem os componentes necessários para que o corpo humano fique cada vez mais forte. 

Caso você tenha alguma doença que afete a imunidade, o ideal é buscar o melhor tipo de tratamento com um médico especialista, que irá direcionar os alimentos, vitaminas e, se necessário, remédios ideais para as necessidades do seu organismo. 

Conheça alguns alimentos para a imunidade 

1 – Morango 

Além de ser uma fruta super versátil para fazer receitas, sucos e sobremesas, o morango possui uma grande quantidade de oxidantes e vitamina C, que são componentes excelentes para combater os radicais livres. 

Além disso, a vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para prevenir infecções respiratórias como sinusite e rinite, que são extremamente comuns em épocas mais frias. 

2 – Salmão 

Peixes, em geral, são alimentos ótimos para ajudar a aumentar imunidade, já que são ricos em proteínas, minerais e vitaminas específicas. 

Com o salmão não é diferente! Esse alimento possui uma grande quantidade de proteínas de alto valor nutricional e também é mais fácil de ser digerido quando comparado com outros tipos de carne, especialmente as bovinas e suínas. 

Além disso, o salmão também possui ácidos graxos e ômega 3, o que ajuda a suprimir inflamações e mantém o sistema imunológico cada vez mais forte. As vitaminas do complexo B também estão presentes nesse alimento, assim como zinco, vitamina D e selênio. 

Por ter um alto valor nutritivo e uma ótima combinação de vitaminas essenciais e antioxidantes, o salmão é uma das melhores opções para quem deseja manter a imunidade alta.

3 – Gengibre

O gengibre é um tipo de raiz que possui diversos compostos importantes para a saúde e imunidade, contendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a evitar infecções. 

O gengibre é utilizado para diversos objetivos, desde emagrecimento até o fortalecimento do sistema imunológico, por conta de todos os benefícios que ele proporciona para o organismo. 

Utilizar o gengibre em receitas como chá ou em óleos essenciais diariamente pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, inclusive ajuda a combater o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e obesidade. 

4 – Açaí 

O açaí é um dos frutos mais populares do Brasil, sendo conhecido por todas as regiões das mais diversas formas possíveis. 

Além de ser super versátil como doce, o açaí, especialmente no norte, também é utilizado em pratos salgados, fazendo parte da alimentação diária de muitas pessoas. 

O açaí é extremamente rico em vitaminas C e E, além de potássio, cálcio e magnésio. Essa combinação é ótima para manter o organismo funcionando da melhor forma possível, o que também aumenta a força do sistema imunológico. 

Vale ressaltar que o açaí só possui propriedades antioxidantes quando consumido puro.

5 – Brócolis 

O brócolis é um alimento que já faz parte do cardápio diário de muitos brasileiros. Além de ser deliciosa, essa verdura é extremamente versátil e pode ser combinada com diversos outros componentes sem perder suas vitaminas e minerais. 

O brócolis também é rico em vitamina C, que é um dos nutrientes que mais contribuem para o sistema imunológico, trazendo diversos benefícios para o organismo. 

6 – Alho 

O alho é um componente que está presente no dia a dia dos brasileiros, já que é um dos temperos mais utilizados nas receitas. 

Além de conter uma grande quantidade de vitaminas B1, B6 e C, o alho também possui antioxidantes e é rico em potássio, ferro, cobre e fibra. Essa combinação é ótima para o organismo e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, especialmente quando consumido diariamente. 

7 – Cogumelos 

Os cogumelos são ricos em vitaminas B e selênio, nutrientes que possuem um papel muito importante no sistema imunológico. 

Além de proporcionar diversos benefícios para a saúde, como controle de peso e redução de problemas cardiovasculares, os cogumelos também ajudam a diminuir inflamações e melhorar a performance das células imunológicas. 

8 – Abacate 

O abacate é uma ótima fonte de magnésio e também é um alimento rico em glutationa, um componente muito importante que pode ajudar desde a redução do estresse até o bom funcionamento do estômago. 

A glutationa pode ajudar a manter o sistema imunológico funcionando da melhor maneira possível, reduzindo o risco de infecções respiratórias e outras doenças específicas. 

9 – Azeite de oliva 

O azeite também é um componente muito presente na alimentação diária dos brasileiros, já que pode ser utilizado para diversos fins. 

O azeite de oliva é rico em nutrientes específicos que agem diretamente no sistema imunológico e pode ajudar a reduzir doenças caracterizadas por distúrbios inflamatórios, assim como o desenvolvimento de doenças crônicas. 

Os alimentos para a imunidade podem ser ótimos para melhorar a sua qualidade de vida. Comece hoje mesmo a incluí-los no seu dia a dia! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê