Os alimentos que ingerimos influenciam diretamente no nosso dia a dia: alguns nos deixam mais produtivos, outros mais letárgicos. Há, ainda, aqueles que ingerimos para nos dar mais energia ou para nos relaxar antes de dormir. Se o seu objetivo é ter alta performance no seu trabalho, saiba que existem alguns alimentos que aumentam a produtividade.

confira alguns alimentos que aumentam a produtividade no trabalho
Confira alguns alimentos que aumentam a produtividade no trabalho. Foto: Reprodução/FreePik

De modo geral, alimentos muito gordurosos e de difícil digestão podem lhe tirar a produtividade, pois poderão lhe deixar mais sonolento e indisposto. Por isso, optar por alimentos mais leves e antioxidantes é o ideal durante o horário de trabalho.

Quais alimentos aumentam a produtividade no trabalho?

Profissionais com maus hábitos alimentares têm a tendência a render menos do que aqueles com uma dieta mais equilibrada, visto que se alimentar de maneira inadequada pode influenciar em questões como concentração, disposição, foco e engajamento.

Separamos algumas comidas que você deve inserir na sua dieta para melhorar a sua produtividade. Veja a seguir.

1. Café

Apesar de não ser o único alimento que melhora a produtividade, não poderíamos deixar de começar por ele. Ele é uma bebida estimulante devido a cafeína presente, que atua como antioxidante.

Ele diminui a sensação de fadiga e aumenta a de alerta, o foco e a energia. Porém, deve ser consumido com cautela: em torno de 3 xícaras por dia e, de preferência, sem açúcar. Além disso, cuide no horário que irá tomá-lo para não perder o sono durante a noite.

2. Chocolate amargo

O chocolate amargo é um ótimo aliado para a produtividade, já que é rico em flavonoides, aminoácidos, manganês, cobre e magnésio, que são elementos que podem ajudar a elevar a produtividade e o raciocínio.

Além disso, ele é uma fonte de energia rápida, o que ajuda na hora de manter o foco em apenas uma tarefa. Porém, fique atento: o chocolate deve ter 70% de cacau ou mais e a quantidade não deve ultrapassar dois tabletes por dia.

3. Frutas vermelhas

Elas são ricas em antocianina (pigmentos que dão a cor) e vitamina C, além de possuírem ação antioxidante e combaterem os radicais livres. Elas também diminuem o cansaço, estimulam as conexões cerebrais e aprimoram a memória. Você pode optar por morangos, amoras, framboesas, mirtilos, açaí, melancia, uva e pitanga.

Frutas vermelhas auxiliam a aumentar a produtividade no trabalho. Reprodução/FreePik

4. Banana

A banana é rica em potássio, fibras, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas C, D e B6. Ela atua na diminuição do cortisol (hormônio do estresse), equilíbrio da glicose no sangue, melhoria da atenção e da memória e equilíbrio do humor. Ela é considerada um dos melhores alimentos para aumentar a produtividade.

5. Peixe: salmão

Incluir peixe na sua alimentação é fundamental para quem quer ter mais produtividade no trabalho. O salmão é um dos peixes mais ricos em nutrientes – porém, se o seu orçamento é apertado para incluí-lo, opte por outros como atum, sardinha ou arenque.

O salmão é fonte de ômega 3 e de proteínas de alto valor biológico. Ele atua na proteção do coração e do cérebro, graças ao seu efeito anti-inflamatório. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B, responsáveis por aumentar os níveis de energia e melhorar sua concentração.

 6. Oleaginosas

As oleaginosas, de maneira geral, são ricas em proteínas, antioxidantes, vitaminas E e B6, selênio e magnésio. Porém, por serem muito gordurosas e calóricas, devem ser consumidas em pequenas quantidades diárias. Elas ajudam a melhorar a transmissão entre os neurônios e a memória, além de controlar o apetite.

Alguns exemplos de oleaginosas são as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e pistache.

7. Ovo

O ovo é rico em vitaminas do complexo B e proteínas. Assim ele ajuda a combater o cansaço, a regenerar as células cerebrais e a melhorar a memória e o aprendizado.

Qual a melhor forma de consumir esses alimentos?

Em função da grande variedade de alimentos que aumentam a produtividade, você pode consumi-los ao longo do dia inteiro. Apesar disso, a maioria dos alimentos que citamos podem ser consumidos logo no café da manhã.

O ideal é que você varie os alimentos durante o dia. Por exemplo, ao acordar, você pode comer um ovo e tomar um café. Durante o almoço, escolha o peixe e alguns legumes (fique atento na quantidade de comida) e, pela tarde, coma banana e frutas vermelhas. Lembre-se de finalizar um dia com uma boa xícara de chá para relaxar antes do seu descanso.

Além dos alimentos, atividades físicas também ajudam na produtividade?

Sim! Praticar uma atividade física regularmente, aliada à uma boa alimentação, pode ajudar você a se tornar mais produtivo no trabalho. Isso porque os exercícios físicos colaboram para a criação de novos neurônios, melhoram a memória e a capacidade de aprendizagem.

Uma rotina de exercícios físicos aliada a uma boa alimentação aumentam a produtividade no trabalho
 Uma rotina de exercícios físicos aliada a uma boa alimentação aumentam a produtividade no trabalho. Foto: Reprodução/FreePik

Por isso, implementar uma rotina de atividades físicas junto com alimentos que aumentam a produtividade podem ser uma escolha importante para o seu desenvolvimento profissional. Além disso, não esqueça de dormir bem e passar um tempo de qualidade com aqueles que você ama.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.