Você tem o hábito de deixar de molho os grãos antes de cozinhá-los? Pode parecer uma ação que não faz mal à saúde, mas essas sementes carregam inúmeros antinutrientes, o que pode atrapalhar na absorção de muitos benefícios para o nosso organismo.

Deixar de molho grão-de-bico
Os grãos podem apresentar alguns antinutrientes, por isso é importante deixá-los de molho. Confira!

A seguir, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, explicaremos sobre o porquê de deixar os grãos de molho, a sua relação com os antinutrientes e, por último, uma lista com algumas sementes que precisam ficar na água antes do cozimento.

Devo deixar de molho os grãos?

Sabe aquele feijãozinho que deixamos de molho antes de cozinhar? Muitas pessoas pensam que é para facilitar o processo de cozimento, o que não é mentira, mas essa ação desempenha outro papel ainda mais importante para a saúde e para o nosso organismo.

Grãos e sementes
Os grãos podem apresentar alguns desconfortos intestinais. Confira!

Os grãos (castanhas, nozes, amendoins, entre outros) e as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, milho, soja, arroz, ervilha, entre outros) podem ser considerados alimentos saudáveis

No entanto, eles podem também conter algumas substâncias “ruins” (antinutrientes), que acabam atrapalhando a absorção de proteínas, minerais, carboidratos, bem como diminui o processo de produção de algumas enzimas digestivas, como de gordura, glicose e lactose.

Além disso, deixar os grãos na água contribui para a técnica de “germinação”, ou seja, reduz boa parte dos antinutrientes presentes, cujo objetivo é evitar alguns desconfortos intestinais, que podem ser causados por estes alimentos, como inchaço no abdômen, cólicas e/ou gases.

Por fim, esse método também ajuda a remover o fitato dos grãos, substância encontrada na superfície das plantas e, consequentemente, nos grãos e nas leguminosas, que tem como intuito auxiliar durante todo o processo de amadurecimento e na proteção após o desenvolvimento, o que pode explicar os desconfortos mencionados acima.

Agora que você já sabe sobre a importância de colocar esses alimentos de molho, ensinaremos como fazer isso com 4 grãos que estão presentes no nosso dia a dia.  

4 grãos para deixar de molho

Agora que você já sabe da importância de deixar os grãos de molho, ensinaremos como realizar esse processo antes de cozinhar para consumi-los, trazendo 4 alimentos que estão presentes no nosso dia a dia.

Feijão branco de molho
Aprenda quanto tempo deixar de molho alguns grãos, como o feijão e o grão-de-bico. Confira!

 1 – Feijão

É normal as pessoas já deixarem o feijão de molho, né? No entanto, como explicamos no começo do texto, as pessoas não sabem a sua real importância. 

O feijão contém algumas substâncias que podem causar alguns desconfortos digestivos, como o inchaço na região do abdômen, leves dores e até mesmo gases. Pensando nisso, antes de cozinhá-lo, é importante deixá-lo de molho de 7 a 12 horas, trocando sempre a água, principalmente antes de ir para a panela. 

“Ah! Estou com muita pressa e não tenho tempo para esperar todo esse tempo, o que devo fazer”. Neste caso, a ação mais indicada é a do remolho, que consiste em colocar o feijão direto na água quente e deixá-lo por, pelo menos, uma hora.

 2 – Lentilha 

Ideal para inúmeras refeições, principalmente nas festividades de final de ano, a lentilha é  rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia. 

Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.  

 3 – Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa muito presente nas refeições de pessoas que seguem uma dieta alimentar, bem como veganos e vegetarianos. É um alimento rico em proteínas, fibras e minerais, contribuindo para o sistema imunológico e ganho de massa muscular

Por outro lado, também é um grão que precisa ser colocado de molho antes do cozimento, pois pode ter relação com as pessoas que são intolerantes a ingestão de fibras e, consequentemente, promover alguns desconfortos na barriga e acumular gases. Por isso, deixe-o na água de 8 a 12 horas. 

 4 – Soja 

A soja é uma leguminosa bastante conhecida, pois faz parte da família de inúmeros grãos, como feijão e ervilha. Usada em inúmeras refeições, como saladas, hambúrgueres artesanais e refogados, ela pode ser benéfica à saúde quando consumida de maneira correta, diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL)

Por outro lado, para consumir este alimento, é preciso deixá-lo de molho. Por quê? Assim como os demais já citados, alguns desconfortos gastrointestinais podem ocorrer, como flatulência e dores na região abdominal. Por isso, coloque este grão em uma panela ou bacia com água por, pelo menos, 8 horas. 

Para finalizar, aqui vão algumas dicas importantes sobre deixar os grãos de molho:

  • Use sempre água filtrada;
  • Coloque algumas gotas de limão ou vinagre;
  • Jamais reutilize a água de molho no preparo dos alimentos;
  • Antes do cozimento, lave todos os grãos na água filtrada.

Lembre-se: procure sempre a ajuda de um nutricionista para mais dicas e orientações sobre como deixar de molho os grãos.