A ceia de Natal é um momento de deliciosas refeições ao lado de quem amamos e, por isso, não precisa se transformar em um pesadelo na vida de quem está fazendo dieta. É possível fazer escolhas saudáveis na ceia e, ainda assim, curtir com toda a família.

Como fazer escolhas saudáveis na ceia de Natal
Como fazer escolhas saudáveis na ceia de Natal / Reprodução: Freepik

O mês de dezembro, comumente, é conhecido por ser um tempo de diversas confraternizações, como final de ano da empresa, do grupo de amigos, entre outros. Por isso, ao chegar o Natal, você já está totalmente desregrado na dieta e acaba “chutando o balde” de vez. Porém, não precisa ser assim.

Veja algumas dicas de como fazer escolhas saudáveis na ceia de Natal.

Selecione alimentos saudáveis

Nossa cultura herdou diversos costumes da colonização portuguesa e dos hábitos americanos, como comer alimentos calóricos, ricos em gordura, sal e açúcar – que não condizem com o nosso clima cliente durante dezembro. 

Por isso, ao se servir durante a ceia, escolha primeiro os alimentos mais saudáveis para que não haja tanto espaço para os alimentos gordurosos.

Além disso, mastigar bem e comer com calma são importantes para que você faça uma boa digestão depois. Outro fator importante é beber bastante água para se hidratar.

Não exagere nas bebidas alcoólicas

A véspera de Natal é uma celebração muito feliz de toda a família e, por isso mesmo, é normal que haja uma fartura de bebidas alcoólicas oferecidas. 

Por isso, o ideal é que você imponha um limite a si mesmo sobre a quantidade de drinques que irá tomar – no máximo dois. Além disso, tente optar por bebidas menos calóricas, como gin ao invés da cerveja.

Outro fator é que, além de fazer mal à saúde, o álcool induz você a comer ainda mais – sem contar na ressaca do dia seguinte. Tome bastante água entre um gole e outro de álcool.

Maneire na sobremesa

Além dos pratos deliciosos da ceia de Natal, é comum haver uma variedade de sobremesas na mesa do brasileiro. Por isso, tente optar por apenas uma depois da ceia e a que tiver menos açúcar.

Cuide do que irá comer durante o dia

Durante a sua rotina, coma alimentos saudáveis como vegetais, legumes, proteínas e gorduras saudáveis. Deixe as opções mais calóricas apenas para os momentos de celebração. 

Lembre-se, também, que quantidades importam – por isso, além de prestar atenção “no que” se vai comer, cuide também “quanto” está comendo.

O mês ainda não acabou

O mês não vai acabar na noite de Natal – por isso, não esqueça da sua meta. No outro dia, provavelmente o almoço será a ceia da noite anterior. Comer pouco e devagar fará com que você aproveite melhor o sabor dos alimentos e, além disso, eduque o seu cérebro primitivo avisando que “está tudo bem” e que a comida não irá acabar.

Ingredientes da ceia

Se você ficou responsável por cozinhar alguma das refeições da ceia de Natal, cuide com a quantidade de sal e de óleo que irá colocar na comida. Além disso, opte por gorduras mais saudáveis na hora de cozinhar, como azeite de oliva ou manteiga. Opte por temperos o mais natural possível.

Café da manhã saudável no outro dia

Por mais que você durma muito tarde ou tenha exagerado na ceia de Natal, não deixe tudo a perder. Opte por um café da manhã saudável e com proteínas, como ovos. Você sempre tem a chance de recomeçar e acertar novamente.

Escolhas mais saudáveis na ceia de Natal
Faça escolhas mais saudáveis na ceia de Natal e cuide das quantidades / Reprodução: Freepik

Gostou das nossas dicas de como fazer escolhas saudáveis na ceia de Natal? Lembre-se de não entrar em neurose e aproveitar com a família este momento de união e confraternização. Apenas opte por opções mais saudáveis dentre as disponíveis e cuide com as quantidades.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?