Dar uma paradinha para fazer um lanche da tarde saudável é uma delícia, né? Ainda mais porque é um momento de respirar e esquecer um pouco da correria do trabalho e das tarefas da casa.

Mas porque essa pausa para alimentação no meio do dia é tão importante? É recomendado manter a rotina de lanche da tarde para que o metabolismo continue funcionando de maneira adequada, evitando oscilação da glicemia e picos de compulsão alimentar no jantar.

Segundo a Dra. Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta, a Organização Mundial de Saúde da Saúde (OMS) recomenda para uma população saudável o consumo de três a cinco porções de frutas ao dia, mas sempre buscando variar a escolha delas. Porém, pessoas com diabetes – ou outros tipos de doenças relacionadas ao consumo de açúcar – devem ter o consumo controlado.

A especialista explica que o horário ideal de se fazer um café da tarde é até às 17h para conseguir manter um intervalo médio de três horas e realizar o jantar em torno de 20h ou 20h30.

Quantos aos alimentos não recomendados para o lanche da tarde, devemos evitar o consumo de comidas ultra processadas, pois apresentam excesso de sal, gordura e açúcar sendo nutricionalmente desbalanceados para a nossa dieta.

A seguir, a nutricionista indica algumas sugestões de lanches da tarde!

5 opções de lanches da tarde saudáveis

  1. MINI SANDUÍCHE DE PEPINO
Se quiser, acrescente algumas fotos de alface ao lanche. Foto: Reprodução/FreePik

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de requeijão
2 fatias de pão de forma integral sem casca
Meio pepino japonês pequeno cortado em rodelas finas

Modo de preparo: Passe o requeijão sobre as fatias de pão e distribua o pepino cortado sobre uma delas. Cubra com a fatia restante, formando o sanduíche. Corte em 4 partes e embrulhe em papel-alumínio.

2. PÃO DE QUEIJO COLORIDO DE FRIGIDEIRA

Ingredientes:

1 cenoura picada
3 colheres (sopa) de água
meia colher (chá) de azeite
1 pitada de sal
Meia xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de Iogurte Natural Integral
3 colheres (sopa) de queijo branco ralado
1 clara

Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata a cenoura com a água formando um suco. Coloque em uma panela, junte o azeite e o sal e leve para ferver. Em um recipiente, coloque o polvilho e regue com a mistura fervente, mexendo bem para escaldar o polvilho. Junte o Iogurte, o queijo branco e a clara, e misture bem, formando uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a massa às colheradas.

3. IOGURTE CROCANTE AZEDINHO

Iogurte natural com frutas e grãos é uma ótima opção de lanche. Foto: Reprodução/FreePik

Ingredientes:

1 pote de iogurte natural
1 colher de sopa de mel
1 colher (sopa) de aveia em flocos
Meia colher (chá) de sementes de chia
Meia xícara (chá) de morangos fatiados
1 castanha-do-pará picada grosseiramente

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o Iogurte, mel, a aveia e as sementes de chia. Em um recipiente com tampa, coloque metade da mistura de Iogurte, distribua os morangos fatiados, cubra com a outra parte da mistura e salpique a castanha-do-pará. Leve para gelar até o momento de servir.

4. DELÍCIA DE MARACUJÁ E IOGURTE

Ingredientes:
1 maracujá + 2 colheres de sopa de açúcar demerara

Montagem
6 unidades de biscoito doce, quebrados grosseiramente
3 potes de Iogurte Grego
2 colheres (sopa) de castanhas-do-pará triturada

Maracujá:
Em uma panela, leve ao fogo o maracujá, o suco de maracujá e a açúcar demerara e deixar ferver até formar uma calda grossa.

Montagem: Em copinhos de sobremesa (ou tacinhas) coloque uma camada de calda de maracujá, espalhe um pouco de Biscoitos e cubra com uma camada de Iogurte Grego. Polvilhe a castanha-do-pará e sirva.

5 . TORTA DE BANANA COM AVEIA E UVAS PASSAS

Experimente preparar uma torta de banana deliciosa! Foto: Reprodução/FreePik

Ingredientes:

Massa
1 pacote de biscoito Integral triturado
Meia xícara (chá) de castanhas de caju triturada
Meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Recheio
3 potes de iogurte grego
4 bananas cortadas em rodelas grossas
Meia colher (chá) de canela em pó
2 xícaras (chá) de aveia em flocos
Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara de uvas passas sem caroço

Modo de preparo

Massa:
Em um recipiente, misture os ingredientes até obter uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24 cm), untada com margarina e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos e reserve.

Recheio:
Com auxílio de uma colher, espalhe o Iogurte grego sobre a massa (reserve 2 colheres de sopa), coloque por cima as rodelas de banana e polvilhe com a canela e as uvas passas. Em um recipiente a parte, misture a Aveia, o açúcar e o Iogurte reservado. Coloque por cima das bananas e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!