Uma vida saudável é baseada em quatro pilares do bem-estar: alimentação, atividade física, manejo do estresse e qualidade do sono. Para que tenhamos uma vida equilibrada, eles devem estar em harmonia. Caso não estejam, é possível sentir o impacto de forma generalizada.

É possível ter uma vida saudável sem abrir mão dos prazeres?
É possível ter uma vida saudável sem abrir mão dos prazeres? / Reprodução: Freepik

Ser saudável está relacionado com compreender o que esses quatro pilares representam em sua vida e se respeitar. Se você quer ter uma vida saudável, deve estar bem consigo mesmo, compreender o seu corpo e os seus limites.

É por meio deste autoconhecimento que será possível criar hábitos, interpretar os sinais do seu organismo, ter jogo de cintura com a vida real e buscar a sua melhor versão.

Como começar uma vida saudável?

Ao se conhecer e entender os motivos pelos quais você está em busca de uma vida mais saudável, será muito mais fácil criar uma rotina que você conseguirá manter durante a semana e até aos finais de semana ou em viagens. Por isso, ter uma vida saudável vai muito além de implementar hábitos saudáveis no seu dia a dia, mas corresponde a uma mudança de mentalidade sobre si mesmo.

Olhar para seu corpo e enxergar muito mais do que uma imagem pode não ser tão fácil, porém é fazendo esse exercício que você entenderá que este é o corpo que lhe proporciona sensações incríveis, movimentos rápidos e perfeitos. É o caminho para iniciar sua jornada para uma vida mais saudável com uma mente sã.

Criar um objetivo e entender o seu propósito pode facilitar na mudança de comportamento e de hábitos. Uma das maneiras de encontrar o equilíbrio entre os quatro pilares de uma vida mais saudável é iniciar a sua mudança de dentro para fora.

Para que seja possível alinhar o propósito de vida com a realidade da rotina, o importante é ter clareza no seu objetivo. Para isso, manter uma organização (no espaço e de tarefas) facilitará o gerenciamento de tempo e, consequentemente, melhores escolhas alimentares.

Além disso, criar momentos na sua agenda para se movimentar é importante – não precisa treinar para uma maratona, mas qualquer movimento é válido.

Sono e estresse: qual a relação?

Com os dois pilares de uma vida saudável organizados, a alimentação e a atividade física, não esqueça de manejar o seu estresse e ter uma rotina de sono saudável.

Dormir bem é essencial para você se estressar menos, já que nosso corpo libera melatonina para dormirmos e cortisol, o hormônio do estresse, durante a manhã para nos despertarmos. Desalinhar estes dois pilares poderá ser prejudicial a sua rotina saudável.

Na hora da refeição, pratique o mindful eating ou atenção plena para comer. Ela é a chave para entender os sinais de saciedade do organismo, fazendo com que você não coma além do limite necessário.

Prepare o seu prato e aproveite o momento de sua refeição com calma, sem grandes estímulos como celular ou televisão. Quando for comer algo diferente, traga o seu pensamento para “como” comer e não “o que” ou “quanto”. Permita-se escolher uma comida que você goste.

Os tipos de fome

Existem quatro tipos de fome que você deve ficar atento. Entender cada uma delas faz parte do processo de autoconhecimento e é fundamental para você desenvolver os hábitos de uma vida mais saudável.

Fome fisiológica

Esta é a fome real. Você a identifica quando o seu corpo demonstra sinais, como barriga roncando, dor de cabeça e falta de energia.

Fome emocional

Esta é a fome que você decide comer não por estar com fome, mas por estar triste, cansado ou estressado. Assim, você pode até acabar comendo alimentos que você nem goste tanto assim, mas opta por fazê-lo como um consolo e, muitas vezes, consome o alimento sem ter consciência disso.

Fome social

A fome social aparece quando nos reunimos com familiares ou amigos para comemorar algo ou apenas se encontrar. Durante a conversa, você acaba “beliscando” alguns petiscos, mesmo sem estar com fome.

Fome intuitiva

A fome intuitiva, diferentemente da fome emocional, é aquela que você sente vontade de comer o seu sorvete preferido, do sabor e do local que você mais gosta. Este é um tipo de fome muito especial e, se você se permite fazê-lo sem culpa, pode realmente ser prazeroso.

Por isso, é interessante que você crie um ritual de comer devagar, sentindo os sabores e com atenção plena.

Para que seja possível ter um equilíbrio na alimentação, você deve fazer escolhas conscientes, sendo flexível nas refeições. Por exemplo, se houver algum exagero numa das refeições, apenas volte para a rotina na refeição seguinte. Caso você queira comer alguma sobremesa, maneire no prato principal. Ou seja, estabeleça o seu jogo de cintura no dia a dia.

Uma vida saudável é feita de escolhas conscientes
Faça escolhas conscientes para alcançar a sua vida saudável / Reprodução: Freepik

É possível ter uma vida saudável sem abrir mão dos prazeres, basta ter um equilíbrio entre comer corretamente e suas vontades. Preste atenção nas suas motivações na hora de comer, se são emocionais ou não, e faça escolhas conscientes. Você conseguirá seguir o seu plano por muito mais tempo e será mais feliz.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?