O verão pode ser a estação ideal do ano para você iniciar o seu projeto alimentação saudável, isso porque com o calor e o Sol a pino, costumamos nos sentir mais motivados a implementar novos hábitos. O ideal é aproveitar a estação para comer mais frutas e vegetais, além de praticar exercícios ao ar livre.

Projeto alimentação saudável
Implemente o seu projeto de alimentação saudável neste verão / Reprodução: Canva

Como implementar o Projeto Alimentação Saudável em 2022

Veja algumas dicas de como aproveitar o verão para implementar o seu projeto de alimentação saudável.

1. Hidrate-se bastante

Devido ao maior calor da estação, também transpiramos mais e, consequentemente, perdemos mais água. Por isso, hidratar-se nessa época do ano é tão importante.

A hidratação pode ajudar a evitar a insolação, além de manter a pele e o corpo mais saudáveis. Quem pratica exercícios físicos ou se expõe por muito tempo ao Sol, seja trabalhando na rua ou aproveitando a praia, deve beber ainda mais água.

O ideal é que se ingira, no mínimo, 2 litros de água por dia. Você também pode optar por água de coco, que contém sais minerais, ou sucos naturais de laranja, abacaxi, melancia ou limão.

2. Cuidado com alimentos estragados

No verão, é mais comum que os alimentos estraguem mais rapidamente devido ao calor. Alimentos estragados aumentam as chances de intoxicação alimentar, podendo fazer com que você fique doente.

Por isso, certifique-se de armazenar as comidas corretamente na geladeira e, quando necessário, no congelador. Coma assim que o alimento estiver pronto e não deixe a comida descongelando na temperatura ambiente, pois bactérias e fungos podem se proliferar num ambiente morno.

Redobre a atenção ao se alimentar em restaurantes e, principalmente, na beira da praia. Observe a limpeza do ambiente e repare na qualidade da comida também.

3. Consuma alimentos da estação

Cada estação do ano possui algumas frutas, legumes e verduras em abundância comparado a outras épocas. Por exemplo, é muito mais comum encontrar melancia no verão e laranja no inverno do que o ano todo.

Mas por que isso acontece?

Como a natureza é sábia, ela disponibiliza para nós as frutas e legumes com os nutrientes essenciais para aquela estação específica. Não à toa, a melancia está em abundância no verão – justamente a época em que necessitamos de maior hidratação.

Por isso, além de você economizar mais (já que frutas fora da estação costumam ser mais caras), você ainda estará nutrindo o seu corpo com exatamente o que ele necessita.

Porém, não é porque são mais saudáveis que devem ser consumidas em excesso. As frutas possuem muito açúcar e pessoas com diabetes ou outros problemas devem maneirar na quantidade, converse sempre com um nutricionista para entender as necessidades do seu corpo.

  • Frutas do verão: melancia, abacaxi, figo, limão, manga, uva, pêssego, ameixa, goiaba, maracujá e abacate;
  • Legumes e verduras do verão: abóbora, berinjela, quiabo, couve, palmito, milho-verde, pepino, rúcula e vagem.

4. Aposte em alimentos mais leves e evite os gordurosos

Planeje um cardápio mais leve, com frutas, verduras e legumes frescos. Além disso, evite alimentos gordurosos, como frituras e processados.

Alimentos muito difíceis de digerir podem ser ainda mais indigestos no calor. Por isso, coma alimentos que não pesem tanto no estômago.

Opte pelos integrais, como pães, arroz, cereais e massas. A salada também é uma ótima pedida para a estação quente: leve e muito nutritiva. Aposte na sua criatividade!

Frutas do verão
Aproveite as frutas do verão para se hidratar / Reprodução: Canva

Aproveite o início do ano e a estação mais quente para colocar em prática o seu projeto alimentação saudável. Com pequenas mudanças de hábitos, é possível criar um estilo de vida para o ano todo!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?