Você está decidido a começar a correr, até comprou um tênis novo e roupas de corrida. Porém, implementar uma rotina de exercício pode ser mais complicado do que se imagina. Por isso, trouxemos algumas dicas de como começar a correr sozinho para que você comece a correr hoje mesmo.

Como começar a correr sozinho? Foto: Reprodução/FreePik

A corrida é um exercício completo e traz inúmeros benefícios, como perda de peso, fortalecimento muscular, diminuição dos sintomas de estresse e noites de sono melhores. Porém, muitas pessoas desistem da corrida ou simplesmente nem a iniciam por não saberem como fazer – ou estarem correndo de maneira errada, o que pode desmotivar.

Como começar a correr sozinho, então, de forma correta e sem mais desculpas?

Procure um médico

O primeiro passo para começar a correr sozinho é procurar um médico para fazer alguns exames de rotina, principalmente para averiguar suas condições cardíacas e respiratórias. Se for possível, faça um teste ergométrico também para entender o seu nível de condicionamento físico atual.

Comece aos poucos

Começar a correr pode ser emocionante, porém é importante que você vá aos poucos. Você não sairá de “correr nunca” para correr 5km com tranquilidade. Comece correndo percursos menores sem se preocupar com o tempo. Alterne corrida com caminhadas até conseguir pegar o ritmo. Depois, ao invés de tentar diminuir o tempo, aumente a distância.

Mantenha constância

Um dos grandes segredos do sucesso é manter regularidade naquilo que se faz, e com a corrida não é diferente. O seu corpo irá se acostumar aos poucos com o esforço e, a cada treino, você conseguirá avançar um pouquinho. Ao longo de alguns meses, você ficará surpreendido com a evolução do seu treino de corrida.

Organize a sua rotina

Para começar a correr hoje mesmo, é importante que você consiga implementar essa atividade na sua rotina. Ou seja, não deixe para ir correr quando sobrar tempo, mas reorganize suas demandas para encaixar a corrida pelo menos três vezes por semana.

Fortaleça os seus músculos

Os treinos de musculação devem ser realizados em conjunto com a corrida, pois correr demandará muito do seu corpo e ter músculos fortalecidos irá ajudar no seu desempenho, além de ser essencial para evitar dores ou lesões.

Cuide da respiração

Durante a corrida, pode ser difícil controlar a respiração, porém ficar ofegante pode agravar ainda mais essa dificuldade, sem contar que, além de perder desempenho, você pode começar a sentir aquela dorzinha na barriga. Para melhorar o desempenho na corrida, é muito importante controlar a respiração para não ficar acelerada demais. Tente inspirar e expirar devagar e na mesma frequência. Por exemplo, conte três passos para inspirar e três passos para expirar.

Alongue depois da corrida

O alongamento é essencial para evitar futuras lesões, mas ele deve ser praticado depois da corrida. Foque em alongar para relaxar a musculatura, ao invés de se preocupar em ganhar elasticidade e amplitude.

Cuide da hidratação durante a corrida

Manter-se hidratado é essencial para o bom desempenho na sua corrida, por isso tome bastante água durante o percurso. Além disso, use roupas apropriadas e leves para facilitar a transpiração e não começar a pesar assim que você começar a suar. Se for correr no inverno, opte por roupas térmicas.

Escolha o tênis adequado para a corrida

Existem diversos tênis para corrida, de diversas faixas de preço, e é muito importante que você faça esse investimento para evitar futuras lesões. Antes de comprar, porém, observe qual é a pisada do pé: pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. Normalmente, você poderá testá-lo na própria loja de tênis ou aproveitar a consulta médica para descobrir a sua.

Cuide da sua alimentação

Descubra qual é o melhor horário para você correr e organize a sua alimentação de acordo com a sua rotina de exercícios. Isto porque, se você for treinar pela manhã, pode ser que prefira correr em jejum ou comer algo bem leve antes. Já se for à noite, cuide para não comer nada muito gorduroso para não pesar no estômago.

Dicas para começar a correr hoje mesmo. Foto: Reprodução/FreePik

Gostou das nossas dicas de como começar a correr sozinho? A TotalPass tem parceria com diversas academias pelo Brasil.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.