O inverno chegou! Muitas dúvidas começam a aparecer com a sua chegada, como: treinar no frio faz bem para a saúde?

Pessoa indo treinar no frio
Não sabe quais são os benefícios de treinar no frio? Confira 5 deles!

Nós sabemos que praticar atividades físicas na estação mais fria do ano não é uma tarefa fácil, sendo que é mais gostoso e aconchegante a temperatura quente do cobertor ou até mesmo ficar assistindo filmes/séries com aquela deliciosa pipoquinha ou chazinho, não é mesmo? 

Você sabia que ao treinar no frio, você pode potencializar a queima de gordura e ainda estimular seu organismo a ter menos preguiça? Isso acontece porque o frio faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da sua temperatura. A termogênese vai capacitar o organismo a queimar calorias para gerar calor. Legal né?

Para você não faltar aos treinos, é preciso vencer o seu maior adversário: a preguiça. Pensando nisso, para te ajudar a entender a importância de treinar no frio, conheça cinco benefícios da atividade física para a sua saúde

5 benefícios de treinar no frio

Duas pessoas na esteira treinando no frio
Treinar no frio contribui para fortalecer o sistema imunológico. Saiba mais!

Treinar no frio pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como, fortalecer o sistema imune, prevenir doenças cardíacas, melhorar o funcionamento do pulmão, entre outras. A seguir, vamos explicar cada um desses benefícios. 

1 – Fortalecer o sistema imune

Conforme um estudo publicado pela Universidade Essex, do Reino Unido, a exposição pode ser benéfica e ajuda a aumentar os leucócitos (glóbulos brancos são os agentes que combatem patógenos (invasores) como alergias, infecções e doenças virais) e granulócitos (células sanguíneas encarregadas por atacar e/ou retirar as infecções do corpo).

Eles são responsáveis pela maneira como o seu sistema imunológico atua no seu organismo, tudo isso por meio da atividade física no frio.

2 – Prevenir doenças cardíacas

Ao sair no frio, você sente que o seu corpo está congelando? A partir dessa sensação, ao treinar no inverno, a sua estrutura física começa a funcionar como um “bombeador de coração”, responsável por aquecer tudo. 

Conforme o sangue é bombeado, a sua estrutura física aumenta a circulação sanguínea, ajudando a diminuir a pressão arterial e/ou até mesmo limpar todas as suas artérias, impedindo que algumas doenças apareçam, como a hipertensão ou o infarto. 

3 – Tornar o pulmão mais saudável

Devido à diferença de temperatura, nós podemos perceber que a maneira como respiramos no verão muda no inverno. Isso acontece porque o frio requer um pouco mais de força, o que pode acabar sendo mais benéfico para o corpo e o pulmão. 

Quando estamos praticando exercício físico, nosso sistema respiratório fica mais eficiente no processo de hematose (troca de oxigênio e gás carbônico), contribuindo positivamente durante a prática, além de melhorar a energia para as tarefas do dia a dia. 

4 – Melhorar o humor

É muito comum as pessoas se sentirem mais tristes ou desmotivadas no inverno. Pensando nisso, as atividades físicas são um bom aliado para melhorar o humor delas. Caso você seja essa pessoa, saiba que os treinos promovem o aumento de serotonina, conhecida também como o hormônio da felicidade. 

Que tal melhorar o humor nos dias mais frios com a TotalPass? Nós podemos te ajudar! Clique aqui para saber mais e conhecer os nossos benefícios e planos. 

5 – Deixa a pele e os cabelos mais saudáveis 

Você já ouviu falar em algum momento que o frio deixa a pele mais bonita? Isso só é possível por meio da água fria, que ajuda a tampar os poros, inibindo a presença de cravos, oleosidade excessiva e/ou qualquer outro tipo de sujeira considerada prejudicial para ela. 

Com isso, treinar no frio traz o mesmo benefício para a qualidade da pele, isso porque a baixa temperatura ajuda a garantir que os poros se mantenham fechados após um treino intenso. Em relação ao cabelo, o inverno ajuda a melhorar a saúde de todos os folículos capilares, evitando a queda.

Lembrando que atividade física na intensidade em que seu organismo e corpo não estão preparados, podem causar uma imunossupressão (baixa na imunidades) prejudicando e não ajudando… Procure sempre um profissional qualificado para te orientar, combinado?

Agora que você já conhece os benefícios de treinar no frio para ter mais saúde e bem-estar, bora treinar? 

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê