A cada mês, o corpo da mulher sofre com oscilações de hormônios devido ao ciclo menstrual. O útero se prepara para receber um embrião e, na falta da fecundação, acontece a menstruação. Neste intervalo, que pode durar entre 25 e 35 dias, há uma alta e baixa de diversos hormônios, influenciando na energia e força da mulher. Por isso, adaptar o ciclo menstrual e treino pode ser uma boa estratégia para obter melhores resultados em ambos.

Qual o melhor treino para cada fase do ciclo menstrual
Adequar seu treino com seu ciclo menstrual poderá lhe trazer benefícios / Reprodução: Freepik

A atividade física durante o ciclo menstrual é essencial para aliviar certos desconfortos que aparecerem na mulher, como os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), dor de cabeça, inchaço, entre outros. Porém, dependendo da fase do ciclo, a intensidade e o tipo de exercício recomendado podem variar.

Benefícios de adequar ciclo menstrual e treino

Para se beneficiar de um treino personalizado com seu ciclo menstrual, o primeiro passo é entender como funciona o seu corpo, pois, a cada fase, você terá estímulos de hormônios diferentes.

A menstruação nada mais é do que a descamação das paredes do útero quando a mulher não engravida. Por isso, o ciclo menstrual é contado a partir do dia da menstruação, ou seja, é o dia 1 do ciclo.

O ciclo menstrual é dividido em quatro fases: menstruação, folicular, ovulação e lútea. O ciclo pode ser diferente para cada mulher, por isso o ideal é que você conheça o seu corpo. Hoje em dia, há diversos aplicativos disponíveis que lhe avisam por qual fase você está passando.

Em cada fase do ciclo menstrual, há a baixa e a alta de hormônios. Algumas fases podem lhe dar mais energia e força, enquanto outras podem lhe deixar mais triste e introspectiva. Por isso, ter o autoconhecimento a respeito do seu ciclo menstrual poderá fazer com que você adapte o melhor exercício físico para cada fase do ciclo.

Ciclo menstrual e treino: como adequar

Após descobrir como você se sente em cada fase do seu ciclo menstrual, chegou a hora de adequar o seu treino para obter o melhor resultado respeitando o seu corpo.

Fase 1: menstruação

Nesta fase, que se inicia no primeiro dia da menstruação, os hormônios ovarianos, o LH e o FSH baixam, podendo diminuir a sua energia também. Cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios, inchaço e outros incômodos podem ser muito comuns neste período.

O recomendado, portanto, é pegar leve na sua rotina de treinos. Caminhadas e yoga são ideias para relaxar durante esta fase do ciclo menstrual.

Fase 2: folicular

A fase folicular inicia assim que sua menstruação acaba. Diferentemente da fase anterior, neste momento do ciclo você começará a se sentir mais disposta, já que agora os hormônios estão aumentando e o corpo está se preparando para receber o embrião.

Neste período, você terá mais força e disposição, sendo ideias exercícios de musculação e de cardio, como a corrida.

Fase 3: ovulação

A ovulação é uma fase do ciclo menstrual na qual os hormônios estão altíssimos circulando no sangue, principalmente o estrogênio. Apesar de a mulher se sentir muito disposta, é uma fase que requer cuidados na prática da atividade física, já que, devido ao estrogênio alto, o risco de lesão aumenta.

Exercícios como aula de dança são ideais neste momento, pois a mulher poderá aproveitar da disposição e da sensualidade desta fase.

Fase 4: lútea

Na fase lútea é quando acontece a TPM e a baixa de energia. É um momento de maior introspecção da mulher, no qual ela pode até confundir com tristeza. Por isso, o mais recomendado neste momento é que se faça exercícios mais leves, como yoga e pilates, pois aqui deve-se cuidar não só do bem-estar físico, mas do mental também.

Além disso, praticar outros exercícios de baixa intensidade, como longas caminhadas ou meditação, também podem trazer muitos benefícios.

Aproveite os benefícios de cada fase do ciclo menstrual no seu treino / Reprodução: Freepik

Adequar o ciclo menstrual com seu treino poderá trazer muitos benefícios para o seu bem-estar e resultados. Por isso, conhecer o seu corpo e os sinais que ele lhe dá são essenciais para refazer sua rotina de treinos e se sentir feliz.

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