A cada mês, o corpo da mulher sofre com oscilações de hormônios devido ao ciclo menstrual. O útero se prepara para receber um embrião e, na falta da fecundação, acontece a menstruação. Neste intervalo, que pode durar entre 25 e 35 dias, há uma alta e baixa de diversos hormônios, influenciando na energia e força da mulher. Por isso, adaptar o ciclo menstrual e treino pode ser uma boa estratégia para obter melhores resultados em ambos.

ciclo menstrual
Entenda como adequar o seu ciclo menstrual com a rotina de treino

A atividade física durante o ciclo menstrual é essencial para aliviar certos desconfortos que aparecerem na mulher, como os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), dor de cabeça, inchaço, entre outros. Porém, dependendo da fase do ciclo, a intensidade e o tipo de exercício recomendado podem variar.

Benefícios de adequar ciclo menstrual e treino

prancha lateral mulher
Treinar no ciclo menstrual pode trazer muitos benefícios à saúde

Para se beneficiar de um treino personalizado com seu ciclo menstrual, o primeiro passo é entender como funciona o seu corpo, pois, a cada fase, você terá estímulos de hormônios diferentes.

A menstruação nada mais é do que a descamação das paredes do útero quando a mulher não engravida. Por isso, o ciclo menstrual é contado a partir do dia da menstruação, ou seja, é o dia 1 do ciclo.

O ciclo menstrual é dividido em quatro fases: menstruação, folicular, ovulação e lútea. O ciclo pode ser diferente para cada mulher, por isso o ideal é que você conheça o seu corpo. Hoje em dia, há diversos aplicativos disponíveis que lhe avisam por qual fase você está passando.

Em cada fase do ciclo menstrual, há a baixa e a alta de hormônios. Algumas fases podem lhe dar mais energia e força, enquanto outras podem lhe deixar mais triste e introspectiva. Por isso, ter o autoconhecimento a respeito do seu ciclo menstrual poderá fazer com que você adapte o melhor exercício físico para cada fase do ciclo.

Ciclo menstrual e treino: como adequar?

mulher fazendo tríceps
Aprenda a adequar o seu treino no período menstrual

Após descobrir como você se sente em cada fase do seu ciclo menstrual, chegou a hora de adequar o seu treino para obter o melhor resultado respeitando o seu corpo.

Fase 1: menstruação

Nesta fase, que se inicia no primeiro dia da menstruação, os hormônios ovarianos, o LH e o FSH baixam, podendo diminuir a sua energia também. Cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios, inchaço e outros incômodos podem ser muito comuns neste período.

O recomendado, portanto, é pegar leve na sua rotina de treinos. Caminhadas e yoga são ideias para relaxar durante esta fase do ciclo menstrual.

Fase 2: folicular

A fase folicular inicia assim que sua menstruação acaba. Diferentemente da fase anterior, neste momento do ciclo você começará a se sentir mais disposta, já que agora os hormônios estão aumentando e o corpo está se preparando para receber o embrião.

Neste período, você terá mais força e disposição, sendo ideias exercícios de musculação e de cardio, como a corrida.

Fase 3: ovulação

A ovulação é uma fase do ciclo menstrual na qual os hormônios estão altíssimos circulando no sangue, principalmente o estrogênio. Apesar de a mulher se sentir muito disposta, é uma fase que requer cuidados na prática da atividade física, já que, devido ao estrogênio alto, o risco de lesão aumenta.

Exercícios como aula de dança são ideais neste momento, pois a mulher poderá aproveitar da disposição e da sensualidade desta fase.

Fase 4: lútea

Na fase lútea é quando acontece a TPM e a baixa de energia. É um momento de maior introspecção da mulher, no qual ela pode até confundir com tristeza. Por isso, o mais recomendado neste momento é que se faça exercícios mais leves, como yoga e pilates, pois aqui deve-se cuidar não só do bem-estar físico, mas do mental também.

Além disso, praticar outros exercícios de baixa intensidade, como longas caminhadas ou meditação, também podem trazer muitos benefícios.

Adequar o ciclo menstrual com seu treino poderá trazer muitos benefícios para o seu bem-estar e resultados. Por isso, conhecer o seu corpo e os sinais que ele lhe dá são essenciais para refazer sua rotina de treinos e se sentir feliz.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.