Muitas pessoas ainda têm dificuldades de aderir a um estilo de vida mais saudável. Seja por conta da correria do dia a dia ou por outros motivos, o maior desafio é descobrir como começar na academia.

Veja dicas de como começar na academia
Saiba como vencer os obstáculos e começar na academia

Dar o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável é a parte mais difícil. Encontrar motivação para começar a se exercitar todos os dias pelo bem da saúde física e mental pode ser um verdadeiro sacrifício para algumas pessoas.

Isso porque, com a rotina ficando cada vez mais corrida e as pessoas mais ansiosas e estressadas, muitas delas não têm a energia necessária para fazer grandes mudanças no estilo de vida.

Mas o que poucas pessoas sabem é que a prática regular de atividades físicas pode ajudar também na saúde mental! Ser uma pessoa ativa pode ajudar a amenizar os sintomas de doenças como ansiedade, depressão e até mesmo do Burnout

Se você é uma dessas pessoas que não sabe por onde começar na academia, continue a leitura! 

Quais os benefícios de fazer exercícios físicos? 

Que as atividades físicas fazem bem para a saúde física você já sabe, certo? Além de ajudarem a prevenir doenças e definir os músculos, a prática de exercícios regular também pode ser ótima para a saúde mental. 

É preciso se exercitar para melhorar a qualidade de vida como um todo e não apenas por estética. Quando nosso corpo entra em movimento, o organismo libera dois hormônios muito importantes: serotonina e endorfina, também conhecidos como substâncias da felicidade. 

Ou seja, ao praticar qualquer tipo de atividade física, seja musculação, dança, yoga, entre outras, o seu organismo entende que está sendo cuidado e libera substâncias químicas prazerosas para o nosso cérebro. 

Além disso, dentre os principais benefícios da prática de exercícios físicos, destacam-se: 

  • Fortalecimento do sistema cardiovascular; 
  • Controle do peso muscular; 
  • Fortalecimento da memória;
  • Fortalecimento dos ossos e articulações; 
  • Aumento da resistência muscular; 
  • Melhora na saúde mental; 
  • Melhora no sono
  • Diminuição do estresse;
  • Fortalecimento do sistema imunológico. 

Além disso, praticar exercícios também ajuda o seu corpo a ficar mais resistente e, assim, alcançar uma longevidade mais saudável. 

Como começar na academia?

Dicas de como começar na academia da melhor forma
Você pode começar treinando em casa

Todas as vantagens de se exercitar a gente já te contou, certo? Agora entra a parte mais difícil: encontrar motivação para tirar o plano do papel e colocá-lo em prática. 

O começo é o mais difícil e o mais importante para que você consiga melhorar a sua qualidade de vida, independentemente de qual for o seu objetivo. Seja ele fortalecimento muscular, emagrecimento ou melhora da saúde mental. 

Com a rotina corrida, muitas vezes é difícil até mesmo encontrar tempo para ir à academia se exercitar. Por isso, ter uma opção onde você possa começar os exercícios em casa e depois evoluir aos poucos pode ser uma ótima maneira de dar o primeiro passo. 

A TotalPass, além de estar presente em mais de 3.500 academias ao redor do Brasil, o que facilita na hora de ter mais opções de escolha, também fornece a opção de treinar em casa de forma totalmente on-line. Clique e saiba mais!

5 dicas para começar a treinar

Indique sua academia

As pessoas tendem a desistir da academia depois das primeiras semanas. Para que isso não aconteça com você, conheça essas 10 dicas! 

1 – Crie uma rotina 

Comece a planejar seus dias com antecedência, reservando um horário predeterminado para ir à academia. Pode começar uma vez na semana e, aos poucos, aumentando a frequência. A ideia é que esse hábito seja incluído no seu dia a dia aos poucos, para que o seu organismo se acostume com a nova movimentação de forma gradual e natural. 

2 – Teste todas as modalidades 

Muitas pessoas vão para a academia pensando que irão fazer apenas musculação e, quando chegam lá, não se adaptam com o treino ou não obtém o resultado esperado. Por isso, é extremamente importante que você teste todas as modalidades e opte por aquela que te proporciona mais prazer e bem-estar. 

3 – Defina metas realistas 

Não adianta definir metas que não condizem com a realidade. Isso apenas vai fazer com que você se frustre e queira desistir dos exercícios. O ideal é traçar metas junto com um especialista no assunto, pode ser um médico ou o personal trainer. Assim, você já sabe o que esperar e quais caminhos seguir para alcançar o seu objetivo.

4 – Opte por um tratamento multidisciplinar 

A academia sozinha não faz milagres. É preciso ter disciplina e optar por um tratamento que engloba todas as vertentes da saúde, como nutrição e psicológico também. Por isso, ter um acompanhamento total desde o começo pode levar a resultados mais eficientes a curto, médio e longo prazo. 

5 – Busque diversão 

Exercícios físicos não precisam ser um fardo. Eles podem proporcionar muitas coisas boas para você, ainda mais quando o treino também tem elementos que você gosta. Por isso, coloque sua playlist preferida, uma roupa confortável e se divirta na academia. Assim, todo o processo fica menos estressante e mais agradável. 

É normal ter obstáculos e sentir vontade de desistir, mas não ceda no primeiro dia. Tudo bem faltar um dia na academia por conta de algum problema ou não estar bem mentalmente para fazer os exercícios. É um processo árduo mas que te proporciona uma série de vantagens no final. 

O que você achou dessas dicas de como começar na academia? Coloque-as em prática hoje mesmo e veja todos os resultados! 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê