Por Bruna Cutait, nutricionista e chef funcional

Você já deve ter ouvido falar que fazer aeróbico em jejum, virou febre por aí, né? Mas será que a prática dessa forma traz benefícios para a queima calórica e para a saúde?

Cardio em jejum queima mais calorias?

Sim! O corpo precisa de energia para se exercitar e a fonte principal são as reservas de glicogênio. Depois de um jejum, esse estoque é reduzido. Com menos energia desse carboidrato disponível, o corpo responde queimando gorduras. Todo esse processo exige mais esforço metabólico, aumentando ainda mais a sua queima.

Há desvantagens?

Sim, o treino em jejum não é uma fórmula mágica. Além da gordura, o organismo também pode usar a massa muscular como fonte de energia. Mas existe um truque para isso: você pode diluir 1 colher (chá) de óleo de coco ou TCM (triglicérides de cadeia média) em um café ou chá, é um tipo de gordura que não quebra o estado de jejum, segura massa muscular, aumenta foco e performance durante seu treino.

Isso não vai contra a orientação de se alimentar antes de praticar atividade física?

Vai depender do seu objetivo, ambos têm prós e contras. O jejum estimula mais queima de gordura, mas pode degradar a massa muscular. Comendo antes do treino você acaba favorecendo a hipertrofia muscular, que também acelera seu metabolismo, mas não queima a gordura tão rápido.

Contraindicações: quais cuidados devem ser tomados?

O AEJ não é para todo mundo, fique atento se você tiver pressão muito baixa ou quadros de hipoglicemia pois os mesmos podem causar enjoos, tonturas, mal-estar e até desmaios, além de diminuir a capacidade de praticar exercícios intensos. Em caso de aparecimento de algum desses sintomas, pare o exercício imediatamente. A prática é contraindicada para gestantes, crianças e para qualquer suspeita de transtorno alimentar.

É importante ressaltar que, se você tiver picos de pressão baixa ou hipoglicemia, evite se exercitar em jejum.
Imagem: Reprodução – Freepik.

O ideal é fazer em dias alternados, de preferência com orientação de profissional, evitando treinos de longa duração, e não esqueça de garantir a hidratação antes, durante e depois do seu treino!

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.