Com a infinidade de atividades físicas para escolher, pode surgir muitas dúvidas na hora de escolher qual esporte praticar dependendo do seu objetivo. Por isso, separamos 7 exercícios para emagrecer. Confira!

Confira exercícios para emagrecer
Os 7 melhores exercícios para emagrecer

Para emagrecer, é necessário que se entre em déficit calórico, ou seja, você deve gastar mais calorias do que ingere no dia. Por isso, o processo de emagrecimento é composto de diversos elementos que precisam estar integrados, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e um sono de qualidade.

Por isso, além de implementar uma rotina de exercícios, é importante avaliar a sua dieta com um nutricionista e cuidar da sua noite de sono. Lembrando que cada corpo é único com necessidades únicas, por isso, sempre consulte um especialista antes de realizar qualquer atividade física. 

Veja os 7 melhores exercícios para emagrecer!

Os 7 melhores exercícios para emagrecer

1 – Musculação

Muitas pessoas acreditam que a musculação só serve para ganhar músculo, mas se engana quem pensa que ela não ajuda a emagrecer.

Justamente por ela proporcionar um aumento da massa muscular, da resistência, da força e da flexibilidade, ela contribui para a perda de peso, pois quanto maior a massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias, inclusive em repouso.

Ou seja, o exercício de musculação não gasta calorias apenas enquanto você o está fazendo, mas você pode continuar perdendo peso por até 48 horas.

A quantidade de calorias gastas na musculação pode variar de acordo com diversos fatores, como peso, altura, intensidade do treino, genética, entre outros. O importante é que a prática da musculação seja regular.

2 – HIIT

O HIIT, High Intensity Interval Training, como o próprio nome já diz, é um conjunto de exercícios intensos que costumam durar em torno de 4 a 12 minutos.

O principal objetivo do HIIT é justamente a maior queima de gordura possível. E isso é possível por meio da elevação dos batimentos cardíacos.

Por isso, antes de praticar HIIT, é recomendado que se vá ao médico para averiguar a sua saúde.

3 – Treinamento em circuito

O treinamento em circuito é realizado por meio de uma sequência de atividades pré-selecionadas de um programa criado por um profissional de educação física.

Ele é um ótimo treino para quem quer ganhar condicionamento físico e emagrecer, já que é composto por exercícios que estimulam o corpo todo. Além disso, é um treino super dinâmico.

Outro exercício parecido com o treinamento em circuito é o crossfit, que também é realizado em circuito, porém com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios. Além disso, no crossfit é muito comum o uso de pesos diferentes, cordas, pneus e até a prática de atividades físicas ao ar livre.

4 – Aeróbico contínuo

Bike exercícios para emagrecer
Andar de bicicleta é um ótimo exercícios aeróbico para quem quer emagrecer

O aeróbico contínuo é o primeiro grupo de exercícios para em​​agrecer que quem está buscando por este objetivo pensa. Ele é composto por aulas de dança, corrida, bike ou esteira. Ou seja, atividades aeróbicas feitas por aproximadamente 1 hora, sem parar.

Elas são eficientes para ajudar a emagrecer, além de aumentarem a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer os músculos e poderem ser praticadas ao ar livre, aproveitando os dias de sol.

5 – Aulas de luta

As aulas de luta são exercícios físicos muito intensos e completos, pois utilizam vários grupos musculares e exigem um bom preparo físico. Além de ajudarem a emagrecer, eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e a autoestima.

Além disso, são ótimas atividades para se praticar em grupo e aumentar o seu convívio social, além de ensinar meios para se defender.

6 – Pular corda

A corda é um exercício intenso e de fácil execução, podendo ser realizado em qualquer lugar. O ideal é que você faça o máximo de repetições que conseguir para aumentar o gasto calórico.

Além de ajudar a emagrecer, pular corda também melhora o seu condicionamento físico e sua capacidade cardiorrespiratória.

7 – Natação

A natação é um dos exercícios mais completos que existem. Além de promover a perda de gordura, ela melhora o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e fortalece os músculos.

Além disso, ela estimula grupos musculares do corpo inteiro, pois você precisa fazer um esforço constante para conseguir executar os exercícios.

Gostou da nossa escolha dos 7 melhores exercícios para emagrecer em prol do bem-estar? Opte por aquele que mais você gostar e, junto com uma boa alimentação e uma rotina adequada de sono, coloque em prática para alcançar o seu objetivo de perda de peso! Lembre-se de consultar um profissional de educação física para adequar o treino a sua rotina.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê