O sedentarismo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos maiores males dos tempos modernos. Por causa do avanço tecnológico, aponta a OMS, o corpo faz cada vez menos esforço e gasta menos energia, o que pode acelerar inúmeras doenças pela falta de atividade física, como diabetes, obesidade, aumento do colesterol ruim etc.

A maioria das empresas que se preocupa com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores tende a diminuir o turnover e atrair os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Além de evitar o avanço dessas doenças, a prática regular de exercícios físicos oferece outros diversos benefícios para o corpo, a mente e até para a empresa. Mas como fazer com que os profissionais pratiquem exercícios físicos? Listamos 4 maneiras de incentivar a atividade física entre os colaboradores, confira!

1 – Faça sessões de alongamentos

sessao alongamento

Principalmente se sua equipe precisa ficar muito tempo sentado em frente ao computador, o alongamento é uma excelente prática para ajudar a melhorar a postura e flexibilidade dos profissionais.

Assim, é possível melhorar a condição física do colaborador, fornecer um momento de relaxamento e até prevenir algumas doenças relacionadas à má postura.

2 – Forme grupos de treinos

Treinar em grupo ou dupla, ter sempre alguém incentivando, é uma maneira de manter os colaboradores motivados a praticar exercícios físicos.

Você pode estipular uma competição para que o time que mais treinar junto ganhe um prêmio, por exemplo.

Dividir os colaboradores em equipes também é uma forma de integrá-los e motivá-los como um time. Assim, é possível que além de colocarem a atividade física como parte da rotina, eles também se tornem um grupo mais unido.

3 – Ofereça descontos em academias

Entre os muitos benefícios corporativos que você pode oferecer aos seus colaboradores, o desconto em academias está entre eles. Quando o empregador disponibiliza essa opção, os colaboradores se sentem mais motivados a se exercitar.

Sem contar que esse tipo de benefício corporativo ajuda a deixar a sua empresa mais atrativa para os melhores talentos, pois demonstra que a empresa se preocupa com a saúde e qualidade de vida do funcionário.

Saiba como funciona a TotalPass, um benefício corporativo descomplicado que oferece as academias mais incríveis por um valor acessível.

4 – Crie uma cultura de saúde na empresa

Mais do que oferecer essas ações para os colaboradores, é preciso que a saúde faça parte da cultura da empresa, ou seja, os empregadores precisam apresentar os benefícios que a prática regular de atividades físicas oferece.

Você pode incentivar o uso das escadas para chegar no escritório, a ida de bicicleta ao trabalho ao disponibilizar bicicletários ou até mesmo incluir um vestiário para que ele tome um banho e se troque.

Ofereça dicas sobre como ter uma rotina mais saudável e abra discussões para ouvir dos colaboradores, como a empresa pode melhorar sua qualidade de vida.

Com essas dicas, a sua empresa está preparada para promover e incentivar a prática de atividades físicas.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe em suas redes sociais!