Se você for uma pessoa introspectiva, sabe que nem sempre é fácil iniciar uma atividade física em lugares cheios, como uma academia. Mas não se preocupe! Temos algumas dicas para te ajudar a superar esses anseios.

Pessoa introspectiva com vergonha de treinar na academia
Você é uma pessoa introspectiva e tem vergonha de treinar? / Reprodução: Canva

É normal dar aquele friozinho na barriga quando vamos a algum lugar pela primeira vez, ainda mais se é uma academia nova que não conhecemos ninguém.

A primeira coisa que você tem que pensar é que todos na academia já passaram por esse mesmo sentimento de “primeiro dia”, aprender os movimentos, intensidades e estão focados no principal: cuidar da saúde. 

Mas por que será que você se sente desconfortável?

Sou uma pessoa introspectiva na academia: e agora?

É normal não se sentir à vontade numa academia nova logo que você começa a frequentá-la. O que não pode acontecer é o seu treino ser prejudicado porque você não consegue “se soltar”.

Veja alguns motivos que podem estar afetando a sua insegurança na hora de se exercitar.

Preocupação com o seu corpo

Um dos motivos que pode fazer com que você se sinta desconfortável na academia pode ser uma preocupação com a sua aparência.

Por ser um ambiente onde estamos trabalhando diversos músculos do nosso corpo, pode acontecer de você se sentir mais tímido em um aparelho ou outro, especialmente quando começamos a pensar que o outro possa estar te julgando. 

Mas não se engane: assim como você está praticando uma modalidade, outras pessoas também estão e está tudo bem. O importante é focar no seu movimento, sua respiração e em você! 

Trabalhar a sua autoestima e autoconfiança diariamente é essencial para confiar no processo.

Vergonha do ambiente de exercício físico

Você tem vergonha de frequentar novos lugares? E de estar fazendo algum exercício da maneira errada?

Assim como você aprendeu tudo o que sabe até hoje, saber executar da forma certa algum exercício na academia também passa por um aprendizado de execução e aperfeiçoamento.

Você não precisa se preocupar em fazer tudo da maneira correta. Está com alguma dúvida? Chame o instrutor!

Nenhuma pergunta ao professor de educação física é boba. É muito melhor você vencer a sua vergonha e aprender a execução correta do que acabar fazendo o exercício da forma errada – e até se lesionar por conta disso.

Sentir-se deixado de lado

Outro motivo que pode acabar fazendo com que você não frequente ambientes de exercício físico é o sentimento de não se sentir incluído.

Isso é muito comum, principalmente, em atividades de grupo, como crossfit, aulas de dança ou de lutas.

Mas nada que o tempo não resolva!

No começo você poderá se sentir um pouco deslocado, mas nada que uma boa conversa não resolva. 

Receio na demora dos resultados

Um dos motivos mais comuns que faz com que pessoas introspectivas larguem os treinos é que não estão vendo resultados.

Calma! Eles vão chegar. Você só precisa ter consistência na sua mudança de hábitos e dar tempo ao tempo.

Como vencer a vergonha de ir pra academia?

Todos os fatores que falamos anteriormente podem fazer com que você sinta que todos estão olhando para você assim que você chega. Então como vencer esses pensamentos e treinar tranquilamente?

Todos estão pensando apenas em si

O primeiro fator que deve ficar claro é que ninguém na academia está de olho em você procurando por seus defeitos. Pelo contrário: assim como você, todos estão preocupados apenas consigo mesmos (e até com as mesmas inseguranças).

Quando você percebe isso, o constrangimento desaparece e você consegue realizar o seu treino sem se preocupar com o que os outros estão pensando.

Encontre o local que combina com você

Cada pessoa possui preferências diferentes, como tamanho da academia, quantidade de pessoas que frequentam, qualidade dos equipamentos e variedade de modalidades disponíveis.

Encontrar uma academia ou estúdio que combine com a sua personalidade é o primeiro passo para se sentir mais à vontade no lugar que você escolheu para se exercitar. Você não precisa forçar a barra!

Hoje em dia, aliás, existem algumas academias que são focadas apenas em atender mulheres. Quem sabe ela não tem tudo a ver com você?

Entenda o objetivo da academia

Outro fator que você deve analisar é se o objetivo da academia está na mesma linha do que o seu.

É uma academia mais focada para treinos de fisiculturismo? Ou mais focada em aulas de ginástica?

Entenda o que você busca com os exercícios físicos e faça parte de um ambiente que compartilha dos mesmos princípios.

Qualidade dos profissionais de educação física

Os profissionais de educação física do local serão os responsáveis por cuidar da sua saúde, tanto de elaborar o seu treino quanto de observar se a execução do exercício está correta.

Por isso, analisar a postura dos profissionais da academia na qual você vai escolher é um passo muito importante para lhe passar mais segurança para treinar.

Pessoa introspectiva com insegurança na academia
Você não precisa ter insegurança na hora de treinar / Reprodução: Canva

Mesmo sendo uma pessoa introspectiva, é possível vencer o medo e a insegurança para fazer exercício físico. Respeite o seu tempo, escolha um lugar agradável e comece aos poucos.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?