Você já deve ter ouvido falar que a prática de exercícios físicos faz muito bem à saúde. No entanto, você já parou para pensar quais seriam esses benefícios e como eles podem influenciar o dia a dia dos seus colaboradores? Para te ajudar a responder essas perguntas, listamos alguns dos benefícios que podemos extrair ao incentivar as atividades físicas dentro da sua empresa. Confira!

Beneficia o corpo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Por isso, a recomendação da própria OMS é que cada indivíduo realize cerca de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

Durante a prática de atividade física, o sistema muscular e o sistema nervoso trabalham de maneira coordenada com o sistema esquelético, ajudando em seu fortalecimento.

Conheça alguns benefícios da prática regular de exercícios físicos para o corpo, segundo o Ministério da Saúde:

  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
  • Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
  • Controle de peso;
  • Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.

Beneficia a mente

Além dos benefícios para o corpo, praticar atividades físicas também pode trazer benefícios para a mente.

Em um estudo publicado no periódico The Lancet Psychiatry, em que mais de 1,2 milhão de adultos foram avaliados durante quatro anos, comprovou que quem pratica atividade físicas,  reporta ter 43% menos dias de “saúde mental ruim” (com sintomas depressivos) no mês do que os sedentários.

Dessa forma, segundo o Ministério da Saúde, é possível:

  • Melhorar quadros de depressão;
  • Aumentar a autoestima e a sensação de bem-estar;
  • Aumentar a expectativa de vida;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a saúde mental e o humor;
  • Reduzir o estresse.

Beneficia a empresa

Quando a empresa incentiva a prática de atividade física regular, é possível que os colaboradores consigam prevenir doenças e notem melhora na qualidade do sono e na disposição diária.

Consequentemente, o volume de faltas pode diminuir e a produtividade aumentar, visto que o profissional poderá se sentir mais disposto ao realizar suas atividades.

A TotalPass criou uma plataforma de treinos on-line e gratuita para que ninguém fique sem treinar praticar atividades físicas durante a quarentena, acesse e compartilhe com seus colaboradores! 

Como funciona o benefício corporativo de academias? 

Quando falamos em benefícios corporativos, você deve pensar em uma série de opções como o vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde. Claro, todas essas opções são válidas e ótimas para diminuir o turnover e tornar sua empresa mais atrativa aos olhos dos profissionais.

No entanto, devido a alta competitividade do mercado, as empresas precisam pensar em outras opções de benefícios para se destacar no mercado. Uma dessas opções é o benefício que oferece desconto nas redes de academias.

Essa é uma maneira de incentivar a prática das atividades físicas dentro da sua empresa e oferecer todos esses benefícios que citamos aos seus colaboradores. Saiba como funciona a TotalPass e converse com um de nossos especialistas.