Com a chegada do verão, muitas pessoas se sentem mais motivadas e dispostas a praticar exercícios físicos. De fato, treinar em dias de calor, tem muitos benefícios: as articulações ficam mais flexíveis e músculos menos rígidos, diminuindo portanto o risco de contusões e lesões. 

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Em climas mais frios, gasta-se muito mais energia para manter o corpo aquecido e assim, há menos energia disponível e força para se exercitar. Por isso, pode haver uma queda no desempenho e no gasto calórico. 

Embora praticar atividade física no verão tenha seus benefícios, é necessário tomar alguns cuidados para não prejudicar sua saúde. Muitas pessoas acabam passando mal, por não seguirem as recomendações.

Hidratação

No calor perdemos muito líquido no suor, uma vez que este é um mecanismo para regular nossa temperatura. Por isso, é muito importante hidratar-se antes e durante a atividade física, com água em abundância e se necessário, isotônico, para repor os sais minerais perdidos durante o exercício.

Quem treina em um dia de calor muito intenso e não se hidrata, pode sentir enjoos, náuseas, dor de cabeça e até desmaios.

Alimentação leve

A alimentação deve ser leve. Por isso, opte por frutas, sucos, lanches naturais, água de coco etc. E lembre-se: nunca deixe de se alimentar pelo menos 1h antes do treino, para evitar queda de pressão ou de glicemia.

Roupas adequadas

Utilizar roupas leves, claras, com tecido adequado para a absorção da transpiração, podem melhorar o desempenho e reter menos calor corporal.

Lugares arejados

Como as temperaturas no final de ano costumam ser bem altas, também é importante escolher um lugar mais arejado para treinar, como por exemplo:  academias com ventilação de ar, parques bem arborizados ou até mesmo no quintal de casa, debaixo de uma sombrinha. Se puder escolher um horário, dê preferência ao período antes das 10h ou depois das 17h. Estes são os melhores momentos para se exercitar, no qual o calor é menos intenso devido à incidência solar.

É muito importante também atentar-se aos sinais de seu corpo. Pratique atividade física de forma moderada e respeite os limites do seu organismo!

Para idosos e pessoas que possuem hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e obesidade, o cuidado deve ser ainda maior. Hidratação e moderação na intensidade dos exercícios são primordiais para manter o bem estar durante a atividade física, em dias quentes.

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Mantenha os cuidados necessários e aproveite o clima do verão para se exercitar!

Fontes:

https://www.multiclinica.com.br/alerta-verao-5-cuidados-ao-praticar-exercicios-fisicos-no-calor/#:~:text=Aten%C3%A7%C3%A3o%20aos%20hor%C3%A1rios%20de%20treino,aquecimento%20excessivo%20de%20nosso%20organismo.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2020/01/exercicios-fisicos-no-verao-o-que-fazer-e-o-que-evitar-para-curtir-e-manter-a-forma-ck5cb2y9r03fc01od91q6bv4i.html

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/atividades-fisicas-no-verao/

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/01/21/fazer-exercicios-em-calor-acima-de-30c-requer-cuidados-veja-quais.htm

https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/o-coracao-agradece-os-cuidados-com-a-saude-no-verao/