Todo início de ano é comum as pessoas aproveitarem para fazer suas metas para o ano que se inicia e, geralmente, o projeto fitness está entre elas. Mas como realmente colocá-lo em prática?

O que fazer no Projeto Fitness em 2022?

Para montar o seu Projeto Fitness para 2022, o primeiro passo é se atentar em manter as suas metas alcançáveis. Ou seja, observe a sua realidade e seja fiel às suas possibilidades.

projeto fitness 2022
Como colocar em prática o Projeto Fitness 2022 / Reprodução: Canva

Se em 2022 você decidiu começar a correr, mas nunca teve esse hábito antes, não se engane que no final do ano você irá participar da Maratona de São Silvestre. Criar metas alcançáveis está relacionado em entender que é muito mais possível conseguir correr 5km em 6 meses.

Por que é importante manter-se fiel à sua realidade? Porque se você criar metas exorbitantes e que não correspondam às suas possibilidades, você poderá se desmotivar logo no início, ficando com a sensação de incapacidade e “deixa para o ano que vem”. 

Com a meta real em mente, você deverá seguir para a etapa de planejamento, na qual  decidirá quais passos deverá tomar para atingir o seu objetivo. Neste momento, é quando você define quais treinos irá realizar, a frequência que irá treinar na semana e o horário – tudo isso alinhado com um bom educador físico.

Ainda na etapa de planejamento, é importante que você avalie quais mudanças de hábitos alimentares serão necessárias para que você chegue ao seu objetivo. Lembre-se de consultar uma nutricionista para que ela possa criar um cardápio de acordo com suas preferências e novas metas.

Por último, chegou a hora de colocar o planejamento em ação! Aqui é quando você efetivamente irá aos treinos e preparará os seus alimentos. Crie uma planilha de acompanhamento de dias e marque com verde todos aqueles que você conseguiu cumprir a meta diária. Algumas pessoas se motivam mais ao verem o seu progresso anotado.

Para criar um Projeto Fitness 2022, então, você deve seguir estes três passos:

  • Meta: deve ser objetiva e de acordo com a sua realidade;
  • Planejamento: são os passos para alcançar a sua meta;
  • Execução: acompanhe seus resultados por uma planilha, aplicativo ou diário.

Tendências fitness para 2022

Para ajudar a implementar o seu Projeto Fitness 2022, separamos as 10 tendências fitness que a American College of Sports Medicine separou para este ano.

  1. Tecnologia vestível: estão inclusos diversos aparelhos de rastreamento como smart watches e sensores de frequência cardíaca que contam passos, frequência cardíaca, calorias, tempo de sono, pressão arterial e saturação;
  2. Exercícios em casa: use o mínimo de equipamentos ou acessórios para fazer exercícios sozinho ou em família. Também é possível fazer bicicleta em casa;
  3. Exercícios ao ar livre: inclui caminhadas em pequenos grupos, passeios de bicicletas ou escaladas. Os participantes podem se encontrar em um parque, área de escalada ou trilhas de bikes para eventos curtos ou com o dia todo de duração;
  4. Treino de força com pesos livres: os instrutores podem focar mais em ensinar a forma mais adequada de realizar exercícios usando halteres, barras, kettlebells e/ou medicine balls. A resistência progressiva aumenta de acordo com que a forma adequada de realizar o movimento é adquirida;
  5. Exercícios para perda de peso: programa de exercícios focado na rotina diária de restrição calórica para perda de peso;
  6. Personal Trainer: profissional de educação física contratado por pessoas que querem melhorar sua saúde e ter um atendimento individualizado;
  7. HIIT (High-Intensity Interval Training): exercícios de curta duração com descansos rápidos numa sessão de treinamento que dura em torno de 30 minutos;
  8. Treinamento com o peso do corpo: envolve o uso mínimo de equipamentos. Não é limitado a apenas barra e flexão, mas sim fazer com que as pessoas “voltem ao básico” dos fundamentos fitness;
  9. Lives on-line e aulas de exercícios sob demanda: por meio da tecnologia de streaming, é possível realizar aulas em grupo ou individuais a qualquer dia e horário. As aulas podem ser ao vivo ou gravadas;
  10. Coaching de saúde e bem-estar: integra ciência do comportamento com promoção da saúde e programas de estilo de vida saudáveis. Uma abordagem individual ou em pequenos grupos promove apoio, objetivos em comum e encorajamento.

O que não fazer no Projeto Fitness 2022?

Agora que você já sabe o que fazer, é importante avaliar o que não fazer no seu Projeto Fitness 2022.

Dietas restritivas demais

O primeiro cuidado ao colocar em prática o seu Projeto Fitness 2022 é não aderir a dietas restritivas demais, pois elas podem gerar uma compulsão alimentar num futuro recente. Isso porque, ao se proibir demais, você pode desenvolver um desejo incontrolável por aquele alimento “que não pode”.

Além disso, fazer dietas restritivas sem o devido acompanhamento de profissionais da saúde, como nutricionistas, poderá fazer com que você não esteja ingerindo a quantidade suficiente de nutrientes necessários.

Os sintomas de uma má dieta podem ser fraqueza, indisposição, doenças cardiovasculares, entre outros. Por isso, além de fazer acompanhamento com uma nutricionista, é importante fazer exames de rotina para avaliar os seus resultados.

Exercícios físicos sem orientação profissional

Um dos erros mais comuns é a prática de exercícios físicos sem uma orientação profissional prévia, tanto de um médico quanto de um educador físico. Procurar por vídeos no YouTube ou orientações na internet virou cada vez mais comum – porém, essa prática pode gerar alguns danos.

Além das lesões ocasionadas por uma execução mal feita do exercício, praticar esportes sem consultar um médico pode prejudicar alguma condição pré-existente desconhecida, como problemas cardíacos ou outros.

Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, o recomendado é procurar um médico para fazer exames de rotina e, assim, ele poder encaminhar para o exercício físico mais adequado a sua condição.

Para garantir que você não sofra lesões e que os exercícios físicos sejam executados nas posturas corretas, procure a orientação de um personal trainer – inclusive, é uma das tendências para 2022 o uso cada vez mais frequente deste profissional.

projeto fitness o que fazer e o que não fazer
Tire seu Projeto Fitness 2022 do papel com nossas dicas / Reprodução: Canva

Agora que você viu que é fácil fazer o seu Projeto Fitness para 2022, que tal pegar um papel e uma caneta e já ir traçando suas metas? Aproveite nossas dicas e faça o seu projeto sair do papel este ano!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?