O suor é algo que faz parte da nossa rotina, principalmente na estação mais quente do ano (verão) ou em relação à prática de alguma atividade física. No entanto, existe aquela dúvida que rodeia muitas pessoas: suar emagrece?

Mulher suando após o treino
Será que o suor ajuda a emagrecer? Respondemos a essa dúvida abaixo!

Pensando nisso, responderemos a essa pergunta e apresentaremos alguns benefícios importantes do suor para a saúde do nosso corpo. 

Suar emagrece: mito ou verdade? 

Mito ou verdade: suar emagrece? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, principalmente aquelas que praticam algum tipo de atividade física ao longo do dia, afinal, o suor é bastante presente.

Nada melhor do que desmistificar essa pergunta, né? Então vamos lá: o suor não emagrece, é mito!

Segundo o profissional de educação física, Kelvin Vasques, formado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), a sudorese está relacionada a um mecanismo de proteção do nosso próprio corpo, cuja função é regular a temperatura interna de toda nossa estrutura, bem como do nosso organismo.

Homem suado após o treino
O suor tem como função ajudar a controlar a temperatura corporal. Confira!

Com isso em mente, o suor pode acontecer por alguns fatores do dia a dia, como durante ou após algum treino de força. “Quando a temperatura interna está se elevando por algum motivo, seja um fator externo (como o calor excessivo), qualquer esforço que você faça (como a atividade física) ou qualquer evento que faça sua frequência cardíaca e pressão arterial subir, provoca essa aceleração de metabolismo e aumento da temperatura interna”, explica.

Além disso, o profissional de educação física comenta que as glândulas sudoríparas são responsáveis por liberar o nosso suor, sendo uma das encarregadas por atuar diretamente em nosso organismo. “Esse mecanismo protege seu corpo e regula a temperatura interna”, comenta Vasques.

Por fim, o suor é responsável por reduzir todas as substâncias que não são benéficas para o nosso corpo e também por refrigerá-lo, evitando com que esquente muito, principalmente nos dias mais quentes (verão). 

Agora que você já sabe sobre esse mito, que tal conhecer alguns benefícios do suor para o nosso corpo?

5 benefícios do suor

Mulher praticando atividade física
Ao suar, o hormônio da felicidade é liberado. Saiba mais!

Mesmo não sendo uma fonte de emagrecimento, o suor pode contribuir com inúmeros benefícios para o nosso corpo, como, por exemplo, ajudar a equilibrar a temperatura corporal, o que pode representar o bom funcionamento do nosso sistema. 

Pensando nisso, confira alguns benefícios pelos quais o suor pode proporcionar a saúde do nosso corpo.

1 – Liberação de endorfina

Durante as atividades físicas (ou prática de exercícios físicos), é muito comum perceber a presença do suor devido à alta intensidade do treino. Com isso, percebe-se o aumento da produção de endorfina, que faz parte do grupo de alguns hormônios da felicidade.

  • Serotonina: representa o hormônio da felicidade;
  • Dopamina: está relacionada a sensação de prazer e motivação;
  • Oxitocina: está associada à união social e ao amor.

2 – Detox para limpar o organismo

Pode parecer loucura, mas o suor pode ajudar a eliminar as impurezas do corpo. Isso porque ele ajuda a aumentar a circulação de algumas partes da nossa estrutura, como órgãos, músculos e tecidos. A partir disso, nossa pele começa a eliminar todas as toxinas consideradas ruins, como o álcool, colesterol, entre outras. 

3 – Reduz o risco de pedra no rim

Além do consumo de água ser uma das dicas mais importantes para prevenir quadros de pedras nos rins e cólicas renais, ela também ajuda a evitar a desidratação

Contudo, em relação às pedras nos rins, a ingestão de líquido promove ainda mais suor, contribuindo para a liberação da quantidade excessiva de sal, que pode ser um dos principais vilões em casos de cálculos renais (pequenos cristais de sais e mineiras que se juntam e formam pedrinhas).

Por isso, quanto mais você transpirar, maior será a vontade de beber água e, consequentemente, o excesso de sal e das proteínas serão eliminados, fator que diminui os riscos da doença. 

4 – Previne gripes e resfriados

Não é só por meio da alimentação saudável que podemos prevenir gripes e resfriados, sabia? O suor pode ser um grande aliado no combate a esses tipos de enfermidades.

A produção de suor contém a dermicidina, produzida por meio das glândulas sudoríparas, que liberam um “antibiótico natural” por meio da transpiração e, consequentemente, na superfície da pele. Ela tem uma camada protetora em ação contra agentes infecciosos, como micróbios, fungos e vírus espalhados pelo ar, principalmente nas academias.  

5 – Reduz a presença de acnes

Muitas pessoas sofrem com a pele oleosa, né? Sendo esse um dos maiores problemas relacionados às espinhas e cravos. 

Ao suar, os poros da pele se abrem e, consequentemente, ficam menos obstruídos com as impurezas que são encontradas lá. Além disso, a transpiração pode ajudar a limpar, a hidratar e a impedir o surgimento de novas acnes. 

Portanto, suar emagrece? Mito! Mas, de qualquer forma, ele desempenha inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo. Caso a sua transpiração seja em excesso, lembre-se de procurar ajuda médica, pois pode estar relacionado à ansiedade (sintomas emocionais) ou desregulação do próprio organismo.