Com a propagação do coronavírus no Brasil e no mundo, a sociedade precisou se adaptar a uma nova rotina de vida contando com o distanciamento social. Para os adeptos dos exercícios físicos, esse fator também precisou ser considerado e trouxe à tona o treino online.

Depois que a pandemia fechou as academias, muitos ficaram com medo de como seria a vida sem acesso aos equipamentos profissionais. Agora, meses depois dessa nova realidade, as pessoas repensam se sequer voltarão às atividades presenciais em academias.
Além disso, mesmo antes do caos da disseminação do vírus ser instalado, o acesso a equipamentos de ginástica era um problema para alguns. Se você não tem tempo para ir à academia por conta de compromissos de trabalho, cuidar dos filhos ou sua vida social, o treino online, uma das tendências do mundo fitness, pode ser a opção perfeita para você!

Ganhar músculo sem equipamentos profissionais

Há uma variedade de maneiras de alcançar o físico desejado sem equipamento. Você pode tonificar seus músculos realizando exercícios calistênicos testados e comprovados, fazendo exercícios aeróbicos de alta intensidade e aderindo a um plano de dieta saudável que atenda às necessidades do seu corpo. 

A prova da eficácia deste método de treinamento vem da história da humanidade, em que os humanos antigos mantinham corpos em forma sem o uso de equipamentos de ginástica modernos.

Seu próprio peso corporal é um ótimo equipamento para exercícios. Depois de fazer algumas flexões, é muito fácil ver que o peso do seu corpo é um substituto perfeitamente adequado para os pesos que você costumava adicionar à barra no supino.

Os exercícios com peso corporal são uma forma eficaz de construir força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, tornando o treino muito eficaz. Existem diferentes tipos de exercícios de peso corporal, o que significa muita variedade e muitas maneiras de atingir quase todos os grupos musculares em seu corpo. 

Independentemente de você considerar um treino eficaz aquele que ajuda a perder peso, fortalecer seus músculos ou apenas manter um estilo de vida saudável, os exercícios com peso corporal têm algo para todos. E a melhor parte é que eles são acessíveis, custando apenas seu tempo – que você planejava dedicar para trabalhar de qualquer maneira.

Os exercícios em casa são realmente eficazes?

A resposta curta é “sim”. Contanto que você esteja preparado para colocar um pouco de tempo e esforço no treino em casa, ele pode ser tão eficaz quanto um treino na academia. 

No entanto, ao perguntar se os exercícios em casa são tão “eficazes” quanto os da academia, é importante definir o que queremos dizer com “eficazes” para entender nossos objetivos. Tudo depende do indivíduo. 

Isto é, qual é o resultado desejado do exercício? Talvez seja apenas para se manter em forma e saudável, talvez seja para melhorar o humor, manter o peso ou trabalhar para perder gordura.

Como resultado, o mais importante é fazer um esforço para implementar o treinamento de resistência em nossas rotinas de condicionamento físico.

Personal trainer online: uma alternativa

Algumas pessoas preferem ver os outros malhando para buscar motivação, e, por isso, uma boa ideia pode ser contratar um personal trainer online. Você pode ter um profissional qualificado te ajudando a manter a saúde e motivação para entrar em forma,  mesmo a distância;

Com o avanço da tecnologia, quase tudo é possível ser feito de forma remota. Assim, mesmo em meio à pandemia, existem profissionais que podem ser responsáveis por montar o treino adequado para que você realize em sua casa e, além disso, te acompanhar e corrigir os movimentos.

Isso certamente vai aumentar a eficácia do seu treino, já que o profissional estará desenvolvendo uma rotina de treinos baseada no seu dia a dia, objetivos e condições. Sem contar que o acompanhamento profissional te permite realizar tudo da forma mais correta possível, evitando possíveis lesões.

Itens do dia a dia podem ser usados em treinos

As academias podem ter esteiras, máquinas TRX, bicicletas estáticas, steppers e cordas, mas, na realidade, você não precisa de muito para atingir os mesmos objetivos em casa.

Na verdade, agora pode ser o momento perfeito para encontrar itens que funcionam como equipamentos de treino.

As toalhas são um excelente substituto para um treinador de suspensão TRX que você vê na maioria das academias. Objetos pesados ​​como sacos de batatas e arroz podem ser itens úteis para adicionar “carga externa”. 

Encher duas garrafas de água para atuar como “halteres” ou usar comidas enlatadas pode ser uma ótima alternativa para aumentar o peso. Você também pode incluir cadeira, banco ou sofá para ajudar a apoiar o seu treino e mantê-lo variado.

Quais são os melhores exercícios para fazer em casa?

Quando se trata de trabalhar em casa, especialistas dizem que a parte mais importante a lembrar é cobrir os movimentos humanos de “empurrar, puxar, agachar e dobrar”. São exercícios viáveis de serem feitos dentro de casa e, inclusive, podem ser inseridos em meio às atividades comuns do dia.

Veja os movimentos mais comuns que você pode fazer para se exercitar em casa.

Flexão

O push up clássico é um movimento surpreendentemente avançado para fazer bem. Mas você pode regredir isso colocando as mãos em uma cadeira ou banquinho para efetivamente trazer o chão para mais perto de você. Ou, se você for avançado, pode progredir colocando os pés na cadeira para afastar o chão.

Suspensão

Este é o que costuma ser esquecido nos exercícios em casa, pois é o mais difícil de realizar sem equipamento. A maneira mais simples de improvisar um TRX é enrolando uma toalha de banho no canto superior de uma porta e usando isso como ponto de ancoragem para executar uma linha.

Agachamento

Este é fácil de replicar, pois fazemos isso toda vez que nos levantamos de uma cadeira. Para um iniciante, podemos simplesmente fazer isso sentando-nos e levantando-nos de uma cadeira de jantar, sem usar as mãos. Para os mais avançados, tire a cadeira e segure qualquer tipo de carga à sua frente.

Torque

Este é o termo usado para descrever qualquer forma de levantamento terra. Mas o que queremos dizer é curvar-se para levantar um objeto pesado do chão. Embora as barras e os halteres sejam projetados para isso, você pode realmente usar qualquer objeto em casa.

Afundo

Usa-se este termo para descrever qualquer coisa em uma perna, então um agachamento dividido (às vezes, chamado de “estocada estática”) é um bom lugar para começar. Antes de prosseguir para as estocadas de reserva, lance-se para frente e, eventualmente, lateral (lateralmente).

Com que frequência devemos nos exercitar?

Quando se trata de frequência, não há necessidade real de mudar a frequência com que você se exercita só porque não pode ir à academia. A sugestão dos especialistas é de quatro a cinco dias de algum tipo de movimento, seja treinamento com pesos, ioga ou corrida.

Um programa de condicionamento físico geral, geralmente, apresenta uma combinação de treinamento de resistência três vezes por semana e treinamento cardiovascular duas vezes por semana, em dias separados.

Agora que muitas pessoas estão trabalhando em casa, com algumas tendo de equilibrar novos compromissos de trabalho e cuidados infantis, também é crucial – de uma perspectiva psicológica – planejar sua programação semanal de exercícios em um domingo à noite e cumpri-la da melhor maneira.

Saiba mais sobre a TotalPass, um benefício corporativo

A TotalPass é um benefício corporativo de atividade física que oferece as melhores academias do país a colaboradores de empresas parceiras. Neste grupo, é contemplada toda a rede Smart Fit e Bio Ritmo. 

No final do dia, o treino mais eficaz é aquele que você realmente fará. Não importa onde você esteja se exercitando, o principal é ter consistência e disciplina na atividade física que você escolher. Assim, o treino online pode caber muito bem no seu estilo de vida!

Nos conteúdos do nosso blog, você pode encontrar mais dicas de como manter o engajamento dos colaboradores.

Você sabe o que é o employer branding? Descubra aqui! Descubra aqui! Aproveite e faça o cadastro da sua empresa em nosso site! Confira também como manter o engajamento dos colaboradores.A TotalPass está sempre comprometida a melhorar a motivação no trabalho e o bem-estar das pessoas. Confira nosso blog!