Se você começou a fazer atividades físicas recentemente, sabe que o treino para iniciantes tem algumas diferenças para o treino normal, já que é montado pensando especificamente nas limitações e condicionamento físico de cada um.

Saiba os benefícios do treino para iniciantes
Fazer treino para iniciantes é a melhor forma de começar uma rotina mais saudável

Tomar a decisão de começar a treinar é um passo importante para melhorar a saúde mental e física, além de ser ótimo para a autoestima e estética corporal. Porém, demora um tempo até que o corpo se acostume com o novo ritmo e você possa evoluir para os treinos mais pesados e direcionados. 

Os treinos para iniciantes buscam trabalhar de forma geral os membros inferiores e superiores, iniciando uma rotina para que o organismo, aos poucos, se acostume com o novo ritmo de exercícios físicos. 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como começar uma rotina de atividades físicas e achar o melhor treino para si. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura! 

3 dicas para começar com uma rotina de treinos

Tomar a decisão de começar a fazer exercícios físicos é uma atitude que vai levar ótimos resultados para diversas áreas da sua vida. 

Muito mais do que vencer o sedentarismo, a prática de atividades físicas é ótima para a saúde mental, e pode ajudar no tratamento de problemas como ansiedade, estresse e depressão

Se você não sabe como começar a se organizar para uma rotina de treinos, siga essas três dicas: 

1. Tenha objetivos bem definidos 

Muitas pessoas começam a fazer exercícios físicos e depois de um tempo desistem. Isso porque, muitas vezes, elas não definem um objetivo claro no começo, que vai além da estética. 

Por isso, é importante refletir: qual o seu intuito com os exercícios físicos? Pode ser desde emagrecimento até aumento da qualidade de vida. É preciso ter objetivos bem definidos e metas realistas para que você não acabe se frustrando com o processo. 

2. Respeite seu tempo 

Cada organismo funciona de uma forma diferente e, algumas pessoas, podem demorar mais do que outras para se acostumar com a nova rotina de treinos e exercícios físicos. Por isso, tome cuidado com os primeiros treinos. 

Não tem problema começar com exercícios mais leves e aumentar o ritmo de forma gradativa. Respeite o seu tempo e seu corpo. Com o passar dos dias, o organismo se acostuma com a nova rotina e é possível fazer treinos mais específicos. 

3. Comece com um treino para iniciantes 

Esse tópico é um complemento do 2. Respeite o tempo e o ritmo do seu corpo e comece com exercícios mais gerais, que trabalham todas as partes do corpo, como o treino para iniciantes. 


O que é treino para iniciantes? 

Saiba o que é o treino para iniciantes
O treino para iniciantes é a melhor forma de preparar o corpo para uma rotina saudável

Muitas pessoas não sabem como começar a treinar e têm dúvidas de como funciona o processo em uma academia com treinos montados por um profissional certificado. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso entender os treinos para iniciantes. 

Cada pessoa é diferente e possui um objetivo único, além de particularidades no organismo e no corpo humano. Por isso, os treinos são personalizados depois de um tempo para que cada indivíduo consiga aproveitar ao máximo os exercícios e atinja sua finalidade. 

As primeiras vezes na academia são marcadas por uma série de exercícios mais gerais, chamada de treino funcional. Essa modalidade trabalha tanto os membros inferiores quanto os superiores, obtendo um resultado total no corpo inteiro. 

Com a avaliação física realizada por um profissional, os treinos ficam mais específicos e alinhados de acordo com o objetivo de cada um. 

Após a avaliação física, é criada uma ficha de treino, onde são documentadas todas as séries necessárias para cada dia da semana do indivíduo e quais partes do corpo ele irá trabalhar. 

A melhor forma de começar uma rotina de atividades físicas é por meio do treino funcional! 

Treino funcional: o que é?

Saiba o que é o treino funcional
Conheça mais sobre o treino funcional

Como dito acima, o treino funcional é uma modalidade mais básica, recomendada principalmente para iniciantes que estão tendo um primeiro contato com a academia. Além de ser super prático, esse treino é extremamente eficiente. 

O treino funcional é um método que trabalha todos os músculos do corpo sem precisar de aparelhos específicos, o que faz com que ele possa ser feito em qualquer lugar, inclusive em casa. 

Nessa modalidade, o próprio peso do corpo é explorado para trabalhar os movimentos específicos que ajudam a definir, tonificar e/ou fortalecer os músculos, dependendo do objetivo de cada um. 

Essa modalidade tem como principal intuito aumentar a capacidade funcional do corpo, ou seja, é focado em melhorar a resistência para realizar atividades simples do dia a dia, como correr, pular, agachar, caminhar, etc. 

Quantas vezes você subiu uma escada diversas vezes ao longo do dia e depois ficou com dor na perna? Ou precisou carregar um peso específico e sentiu um incômodo nas costas? 

Esses problemas se dão por conta da falta de costume do corpo de realizar atividades físicas. Por isso, começar com o treino funcional é uma ótima forma de aquecer o organismo para as séries mais pesadas que virão no futuro, especialmente se você vive um estilo de vida sedentário.

Assim como em qualquer outra modalidade, antes de realizar esse treino é preciso fazer uma série de alongamentos para que os músculos do corpo entendam que uma atividade física será realizada e, assim, se preparem da melhor forma possível, evitando também possíveis lesões. 

Dentre os principais exercícios que fazem parte do treino funcional, podem se destacar: 

Além de serem exercícios simples que podem ser feitos em qualquer lugar, essas atividades ajudam muito o corpo a se acostumar com a nova rotina de treinos, fortalecendo o organismo como um todo. 

O treino para iniciantes é a melhor forma de começar uma boa rotina de atividades físicas regulares, e é o primeiro passo para uma qualidade de vida ainda melhor. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

#FocoTotalEmVocê