Muitas pessoas ainda têm muita dificuldade em dizer não. Isso vai desde situações específicas até para pequenas coisas do dia a dia – como lidar com outros indivíduos em lugares públicos, principalmente.

Saiba como dizer não
Conheça 5 dicas para aprender a dizer não

Pode parecer um traço de personalidade ou uma forma de simpatia, mas, para alguns, é muito difícil conseguir se impor e falar não, mesmo que seja uma situação totalmente desagradável. 

Muitas vezes, seja por costume, por medo de rejeição ou até mesmo por não querer passar uma imagem de antipatia, as pessoas acabam se colocando em segundo lugar e falando sim para tudo e todos. 

Em determinadas situações, dizer sim para algo pode abrir caminhos para novas oportunidades. Porém, em outras, é apenas uma forma de outra pessoa se beneficiar e se aproveitar da sua boa vontade. 

É um traço cultural implícito que sempre devemos ser gentis e simpáticos com todos. Desde pequenos somos ensinados que precisamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar a todos. E isso não está errado. O problema é quando começam a confundir generosidade com obrigação. 

De repente, você se vê em um ciclo vicioso onde o controle da sua vida está na mão de outras pessoas porque é quase impossível você conseguir negar algo para alguém. 

Esse é um costume difícil de se perder, mas, quando você se abre para a possibilidade de dizer não, sua liberdade aumenta muito. 

Quer saber mais sobre como aprender a dizer não? Continue a leitura! 

Por que é tão difícil dizer não? 

Lidar com pessoas todos os dias é uma tarefa árdua, especialmente no meio profissional. As equipes são compostas por personalidades diferentes, cada uma com a sua própria função, com tarefas distintas e rotinas diferentes. 

Como dissemos acima, falar “não” já é um desafio por si só no dia a dia. No mundo corporativo pode ser ainda mais difícil, especialmente quando se está lidando com prazos, clientes e demandas. 

Tudo bem alguém pedir uma ajuda ou outra e você se oferecer. Se realmente quer e consegue fazer a tarefa, ótimo! Agora, se você não tem tempo o suficiente e apenas quer evitar uma situação desconfortável ao dizer não, é preciso repensar as suas atitudes e da empresa como um todo. 

Aprender a dizer “não” é muito importante para estabelecer limites e proporcionar mais crescimento e amadurecimento profissional e pessoal para si mesmo. 

Além disso, evitar dizer “não” pode levar a diversos problemas a longo prazo, tanto na vida pessoal quanto dentro da empresa. 

Por que você deveria dizer “não”?

Saiba por que você deveria dizer não
Dizer não traz vários benefícios para a sua vida pessoal e profissional

Para conseguirmos mais oportunidades em todos os âmbitos da vida, temos a necessidade de criar relações com outros seres humanos e, quanto melhores, mais oportunidades teremos no futuro. 

Porém, uma coisa que ainda é difícil de entender nesse caminho é que é impossível agradar todo mundo. E, também, somos seres humanos e não robôs. Ou seja, não conseguimos dar conta de tudo. 

Quanto mais sobrecarregada uma pessoa fica, pior o seu desempenho em todas as áreas. Seja na profissional com a diminuição da produtividade ou na pessoal com problemas como insônia e ansiedade

Se colocar como prioridade não é egoísmo. Para viver bem e saudável, é preciso se preocupar com si mesmo, quais são suas ambições e definir bem onde você quer chegar. 

A partir do momento que você começa a viver pensando apenas no seu bem-estar e não em como agradar e sempre servir outras pessoas, as coisas começam a melhorar gradativamente e você observa uma melhora significativa na sua qualidade de vida. 

Quais os benefícios de aprender a dizer “não”? 

Hoje em dia, estamos sendo bombardeados por milhões de informações o tempo todo. Estamos a um clique de distância de qualquer pessoa do mundo e as notícias chegam para nós com uma rapidez avassaladora. 

Esse fato, por si só, já gera uma ansiedade e estresse diários em todos. Além disso, ainda é preciso lidar com a rotina corporativa, com as tarefas e demandas atrasadas e conciliar tudo isso com a vida pessoal. 

Não é à toa que os casos de depressão e Burnout aumentam mais todos os dias. As pessoas estão cansadas e, quanto mais elas exigem de si mesmas, pior esse cenário fica. 

Por isso, algumas vezes é preciso parar o ciclo e dizer não. Adquirir essa habilidade leva tempo, mas, a partir do momento em que você se coloca como prioridade e impõe limites para as outras pessoas, todos os âmbitos da vida passam a acompanhar essa evolução e também melhorar gradativamente.

5 dicas para você começar a dizer não 

1 – Estabeleça suas prioridades 

Ajudar as outras pessoas, pensar de forma coletiva e resolver problemas juntos é uma parte legal do mundo corporativo. Porém, é extremamente importante priorizar as suas demandas acima das de qualquer pessoa. Se sacrificar por tarefas que não são suas pode atrasar todo um cronograma de produção, além de ser péssimo para a organização pessoal. 

2 – Seja sincero 

Não precisa ficar “inventando desculpas”. Se você não consegue assumir determinada demanda ou não pode fazer aquele favor, apenas diga os motivos. Quando você esconde a verdade, fica implícito que dizer não é algo errado quando não é. 

3 – Não se sinta culpado 

Pode até parecer muito difícil dizer “não” para alguém sem se sentir culpado. O medo da rejeição e o questionamento do que as pessoas vão pensar podem ser grandes sabotadores na sua jornada de aprender a dizer não. Quando o sentimento de culpa começa a aparecer, é muito importante vetá-lo e relembrar que você tem total direito em recusar qualquer coisa. 

4 – Cuide de si mesmo 

Você tem praticado o autocuidado? Aproveitando a própria companhia? Ou está tão preocupado com as outras pessoas que esquece de pensar em si mesmo com mais atenção e carinho? A autoestima está diretamente interligada com a capacidade de dizer não. Quando você cuida de si, começa a valorizar mais suas próprias vontades. 

5 – Respeite seus limites 

Você não é um robô e não consegue dar conta de tudo. O mundo não vai acabar se você disser “não” para aquela tarefa pequena ou se não aceitar uma demanda específica. Respeite até onde o seu corpo e mente podem ir. 

Dizer não pode ser muito difícil, mas, a partir do momento que você adquire essa habilidade, sua vida apenas vai para frente. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

#FocoTotalEmVocê