Os óleos essenciais são compostos aromáticos extraídos de diferentes plantas e outros vegetais para serem usados em tratamentos de saúde mental e bem-estar por meio da aromaterapia. Eles também podem ser usados como flavorizantes de alimentos, produção de perfumes e cosméticos e na fabricação de compostos aromáticos.

O que é aromaterapia?
O que é aromaterapia e seus benefícios? / Reprodução: Canva

Além da aromaterapia tradicional que busca trazer equilíbrio mental, emocional e físico, há a aromaterapia esportiva – muito utilizada por atletas. Porém, qualquer pessoa pode colher os benefícios da prática.

Você sabe o que é aromaterapia esportiva e quais são seus benefícios? E quais os melhores óleos essenciais para a prática esportiva?

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma prática integrativa que utiliza os óleos essenciais para fins de saúde mental, física, emocional, equilíbrio energético e bem-estar. “Aroma” significa odor agradável, enquanto “terapia” significa tratamento, ou seja, é um tratamento feito a partir do cheiro dos óleos.

Porém, eles podem ser utilizados para além desses benefícios, como na prática esportiva.

Diversos atletas têm buscado, na aromaterapia, uma maneira de otimizar sua performance e melhorar o processo de recuperação muscular. Os óleos essenciais podem ser utilizados antes ou depois do treino de três maneiras:

  • Uso aromático: é a inalação do óleo por meio do uso de um difusor de ambiente ou espalhá-lo nas mãos para sentir o cheiro. Outra maneira de utilizar o óleo de maneira aromática é pingar algumas gotas em peças de roupa ou na fronha do travesseiro;
  • Uso tópico: é possível utilizar o óleo passando diretamente na pele na região afetada. Assim, ele será absorvido para a corrente sanguínea, beneficiando não somente a região, mas o corpo inteiro;
  • Ingestão: administração via oral do óleo diluído em água. Aqui é muito importante ficar atento, já que nem todos os óleos essenciais podem ser ingeridos. Além disso, informe-se sobre a quantidade de gotas de cada óleo que se pode usar.

Aromaterapia esportiva

A aromaterapia esportiva pode trazer inúmeros benefícios para atletas e praticantes de esportes, como melhora na força muscular, alívio de contraturas, redução de câimbras, relaxamento muscular, favorecimento da elasticidade e prevenção ou ajuda no tratamento de inflamações e traumas.

Além de suas características anti-inflamatórias, alguns óleos essenciais podem apresentar propriedades tonificantes, antiespasmódicas, relaxantes, ativadoras da circulação sanguínea e linfática, contribuindo, assim, para amenizar a fadiga e dores provenientes do exercício.

Aromaterapia esportiva: quais óleos essenciais escolher?

Há diversas possibilidades de escolha de óleos essenciais na aromaterapia esportiva, dependendo do objetivo que o atleta busca. Por isso, listamos alguns óleos essenciais e seus benefícios.

Óleos essenciais para aromaterapia
Óleos essenciais para aromaterapia esportiva / Reprodução: Canva

Hortelã-pimenta

Este é um dos óleos essenciais mais populares entre os atletas, devido a suas propriedades estimulantes, analgésicas, refrescantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antitérmicas e vasodilatadoras. Além disso, ele é indicado para quem busca melhora da força e da potência muscular e aumento da resistência.

Lavanda

A lavanda é muito utilizada para melhorar a qualidade do sono e para pessoas que têm insônia. Ela age diretamente na indução do sono, podendo aumentar a produção de melatonina.

Por possuir essas características, ela é ideal para quem tem muito cansaço e não consegue dormir, pois acalma a mente e induz um sono reparador. E uma boa noite de sono é essencial para prevenir lesões nos treinos.

Copaíba

Óleo essencialmente brasileiro, ele é extraído da Amazônia e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, agindo na recuperação muscular. Por isso, ele deve ser utilizado para recuperação após o treino.

Alecrim

Por sua propriedade miorrelaxante, o óleo essencial de alecrim ajuda a aliviar dores musculares e câimbras. Use antes do treino para prevenção e após o treino para recuperação muscular.

Gaultéria

Por possuir características antálgicas, anti-inflamatórias e ativadoras da circulação sanguínea, a gaultéria pode ser usada para prevenir traumas e ajudar na reabsorção de possíveis hematomas, favorecendo o processo de reparação e cicatrização dos tecidos inflamados.

Você pode massagear a área afetada com este óleo essencial, irrigando-a e aquecendo-a. Faça movimentos leves.

Cuidados ao utilizar óleos essenciais

Os óleos essenciais são muito seguros de serem utilizados, porém requerem alguns pequenos cuidados, como:

  • Não se expor ao Sol após utilizar óleos essenciais cítricos;
  • Evitar usá-los perto dos olhos, das mucosas e dentro dos ouvidos;
  • Verificar quais óleos essenciais podem ser ingeridos;
  • Não misturar óleos essenciais sem conhecimento prévio;
  • Procurar um médico ou aromaterapeuta para averiguar quais óleos e dosagens são necessárias para o tratamento;
  • Para atletas profissionais, cuidar com o doping;
  • Pesquisar sobre a origem dos óleos essenciais e se a marca é confiável.
A aromaterapia traz diversos benefícios para sua saúde mental e bem-estar

A aromaterapia pode trazer diversos benefícios para a sua saúde mental, física e bem-estar. Você pode usufruir de suas utilidades sendo atleta ou não. Lembre-se de averiguar qual o melhor óleo para a sua necessidade e cuide da dosagem.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?