Por muito tempo, acreditou-se que a meditação é ficar em silêncio e não pensar em nada. Em função disso, muitas pessoas acreditaram que não conseguiam ou não sabiam como começar a meditar. Porém, a prática é uma técnica que conduz a mente a um estado de calma e relaxamento – e não de um extremo vazio.

Como começar a meditar

Por meio da postura e do foco na atenção, na respiração e no momento presente, a meditação pode proporcionar inúmeros benefícios, como redução do estresse, ansiedade e insônia, além de melhorar o foco e a produtividade no trabalho e nos estudos.

Aprender a meditar e implementar isso na sua rotina pode ser muito benéfico para a sua saúde mental e bem-estar. Além de nos conhecermos cada vez mais.

A importância da meditação

A meditação é importante em todos os momentos da vida, pois tem como objetivo proporcionar ainda uma saúde integral para quem adota esta prática na sua rotina. Desse modo, é possível cuidar de três pontos fundamentais para viver em plenitude, como a saúde física, mental e emocional. 

Além disso, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam ficando mais ansiosas e, em alguns casos, adquirindo problemas relacionados à saúde mental, como, por exemplo, ansiedade, estresse e até mesmo depressão

Com a ajuda da meditação, cada indivíduo aprende a canalizar e a lidar com os  seus sentimentos, promovendo o equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal, ou seja, em todas as áreas da vida. 

Mas, afinal, como colocar em prática a meditação? Confira seis dicas de como fazer isso para adquirir ainda mais equilíbrio emocional e, consequentemente, promover a sensação de bem-estar.

Como meditar? 6 dicas para colocar em prática!

1. Reserve um tempo para a prática

Para que a meditação vire parte da sua rotina, é importante que você reserve um momento do seu dia para praticá-la. Assim como academia e trabalho possuem um horário certo, inserir a meditação na sua agenda fará com que você tenha um compromisso com a prática.

E não precisa ser muito! Você pode meditar de 15 a 20 minutos ou, se preferir, no início medite por 5 minutos.

2. Encontre um local calmo e silencioso

Um lugar silencioso e sem distrações é o ideal para começar a praticar a meditação. Escolha um local onde você consiga ficar sozinho e realmente se concentrar. Pode ser na sala, num jardim, no sofá ou até mesmo na cadeira do escritório – o importante é que você se sinta confortável.

Você não precisa organizar o ambiente com tapetes de yoga, velas, incenso e som ambiente.

3. Encontre a posição ideal

A posição tradicional da meditação é a postura de lótus, onde a pessoa se mantém sentada, com as pernas cruzadas e os pés sobre as coxas. Porém, não há uma regra: você deverá encontrar a posição que lhe deixe mais confortável.

Pode ser sentado numa cadeira ou num banco, por exemplo. O recomendado é que apenas se mantenha a coluna reta, os ombros relaxados e o pescoço alinhado.

Veja mais dicas no nosso vídeo:

4. Tenha o controle da respiração

Controlar a respiração é uma das técnicas mais importantes (e difíceis) da meditação. Ao dar atenção total a ela, você estará focando no hoje e no que realmente importa.

Assista a vídeos sobre respiração antes de iniciar a sua meditação para que você escolha uma das técnicas para utilizar. Você pode começar inspirando, segurando e expirando o ar – e conte 4 segundos em cada um desses momentos.

5. Faça uso de um mantra

Para que se consiga focar a atenção, é muito comum, na meditação tradicional, que se utilize o som de um mantra. O “om” é o mais conhecido, mas você pode procurar por outros sons de meditação em playlists, por exemplo.

Além disso, sons de natureza também são ótimos aliados. Caso você não consiga focar em nada durante a meditação, experimente fazer o uso de aplicativos que podem ser o seu guia – ou até de um professor de yoga.

6. Aceite os seus pensamentos

É muito comum que, durante a meditação, diversos pensamentos apareçam na sua mente – até de acontecimentos que você nem lembrava mais. Não tente brigar com você mesmo, simplesmente os aceite e deixe-os ir embora.

A meditação é uma técnica que depende de processo e tempo para ser aprimorada. Ter um turbilhão de pensamentos durante a prática é normal.

Inclua meditação na sua rotina de bem-estar e faça uso de aplicativos que ajudam a meditar

Para incluir a meditação na sua rotina de bem-estar, bastam poucas mudanças no seu cotidiano. Entender como começar a meditar pode ser o primeiro passo para você incluir esta prática tão benéfica nos seus exercícios.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Vamos totalizar? 💚