Por muito tempo, acreditou-se que a meditação é ficar em silêncio e não pensar em nada. Em função disso, muitas pessoas acreditaram que não conseguiam ou não sabiam como começar a meditar. Porém, a prática é uma técnica que conduz a mente a um estado de calma e relaxamento – e não de um extremo vazio.

Como começar a meditar

Por meio da postura e do foco na atenção, na respiração e no momento presente, a meditação é capaz de gerar diversos benefícios, como redução do estresse, ansiedade e insônia, além de melhorar o foco e a produtividade no trabalho e nos estudos.

Aprender a meditar e implementar isso na sua rotina pode ser muito benéfico para a sua saúde mental e bem-estar. Além de nos conhecermos cada vez mais.

Veja algumas dicas de como começar a meditar.

1. Reserve um tempo para a prática

Para que a meditação vire parte da sua rotina, é importante que você reserve um momento do seu dia para praticá-la. Assim como academia e trabalho possuem um horário certo, inserir a meditação na sua agenda fará com que você tenha um compromisso com a prática.

E não precisa ser muito! Você pode meditar de 15 a 20 minutos ou, se preferir, no início medite por 5 minutos.

2. Encontre um local calmo e silencioso

Um lugar silencioso e sem distrações é o ideal para começar a praticar a meditação. Escolha um local onde você consiga ficar sozinho e realmente se concentrar. Pode ser na sala, num jardim, no sofá ou até mesmo na cadeira do escritório – o importante é que você se sinta confortável.

Você não precisa organizar o ambiente com tapetes de yoga, velas, incenso e som ambiente.

3. Encontre a posição ideal

A posição tradicional da meditação é a postura de lótus, no qual se permanece sentado, com as pernas cruzadas e os pés sobre as coxas. Porém, não há uma regra: você deverá encontrar a posição que lhe deixe mais confortável.

Pode ser sentado numa cadeira ou num banco, por exemplo. O recomendado é que apenas se mantenha a coluna reta, os ombros relaxados e o pescoço alinhado.

Veja mais dicas no nosso vídeo:

4. Controle a sua respiração

Controlar a respiração é uma das técnicas mais importantes (e difíceis) da meditação. Ao dar atenção total a ela, você estará focando no momento presente e no que realmente importa.

Assista a vídeos sobre respiração antes de iniciar a sua meditação para que você escolha uma das técnicas para utilizar. Você pode começar inspirando, segurando e expirando o ar – e conte 4 segundos em cada um desses momentos.

5. Faça uso de um mantra

Para que se consiga focar a atenção, é muito comum, na meditação tradicional, que se utilize o som de um mantra. O “om” é o mais conhecido, mas você pode procurar por outros sons de meditação em playlists, por exemplo.

Além disso, sons de natureza também são ótimos aliados. Caso você não consiga focar em nada durante a meditação, experimente fazer o uso de aplicativos que podem ser o seu guia – ou até de um professor de yoga.

6. Aceite os seus pensamentos

É muito comum que, durante a meditação, diversos pensamentos apareçam na sua mente – até de acontecimentos que você nem lembrava mais. Não tente brigar com você mesmo, simplesmente os aceite e deixe-os ir embora.

A meditação é uma técnica que depende de processo e tempo para ser aprimorada. Ter um turbilhão de pensamentos durante a prática é normal.

Inclua meditação na sua rotina de bem-estar e faça uso de aplicativos que ajudam a meditar

Para incluir a meditação na sua rotina de bem-estar, bastam poucas mudanças no seu cotidiano. Entender como começar a meditar pode ser o primeiro passo para você incluir esta prática tão benéfica nos seus exercícios.

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