Comparar a sua vida com a de outras pessoas pode parecer inevitável muitas vezes. Apesar de poder trazer alguns benefícios, a comparação em excesso pode abalar sua saúde mental. Por isso, entender como parar de se comparar com os outros e focar apenas nos seus resultados pode fazer com que você tenha uma vida mais tranquila. Entenda!

Como parar de se comparar com os outros?
Se comparar com os outros não faz bem para a sua saúde mental

Normalmente, quando nos comparamos com outras pessoas, só vemos os resultados que elas obtiveram, sem necessariamente conhecer toda sua caminhada e desafios que enfrentaram.

Por isso, comparar-se com outras pessoas pode lhe trazer frustração, pois você pode se sentir incapaz de realizar os mesmos feitos daquelas pessoas que você julga terem sucesso.

Apesar de a comparação poder servir de inspiração para você criar objetivos para si, é importante que você tenha em mente que a pessoa também batalhou para alcançar o sucesso, pois é muito comum só vermos uma vida perfeita e as conquistas, principalmente nas redes sociais.

Assim, você pode se inspirar no exemplo de quem você admira para trilhar a sua própria caminhada, mas sem comparar os resultados, pensando em coisas como “na minha idade, ela já tinha feito isso” ou “depois de tanto tempo, ele já tinha conquistado aquilo”. Lembre-se de que cada jornada é única.

Por isso, foque nos seus resultados e na sua própria evolução. Veja quem você era antes e tudo o que se tornou e conquistou ao longo do tempo. O seu maior foco deve ser no seu próprio crescimento pessoal e não em trilhar o caminho do outro.

Como parar de se comparar ajuda na saúde mental

Comparar-se constantemente com os outros pode minar a sua saúde mental, podendo levar você a tomar decisões erradas e até desenvolver estresse e ansiedade.

Com as redes sociais e a pandemia, o ato de se comparar com os outros ficou ainda mais intenso, já que a vida dos outros sempre parece perfeita enquanto olhamos para a nossa própria realidade e suas limitações.

Redes sociais e comparação com os outros
As redes sociais podem fazer com que você se compare ainda mais

Existem algumas maneiras de você parar de se comparar e encontrar um equilíbrio para a sua saúde mental. Veja quais são!

Não esqueça que, por trás dos resultados, há esforço

Quando olhamos os resultados que as pessoas obtiveram, costumamos pensar que “foi fácil” ou que “dessa maneira qualquer um faria”, mas muitas vezes não conhecemos a verdadeira história do outro.

Você não é o outro

Para que o outro tenha conquistado tudo o que conquistou, ele deve ter experienciado exatamente tudo o que viveu: naquelas circunstâncias, com aquelas pessoas, daquela maneira, com aquele esforço. Você possui a sua própria realidade, com os benefícios e as limitações da sua vida. Por mais que você se esforce, você não poderá viver a vida do outro – e isso é ótimo!

Você é único

Não apenas nos diferenciamos do outro pelo ambiente e circunstâncias em que vivemos, mas também por nossas próprias características, com o nosso jeito de ser, nossas qualidades e defeitos. Abrace quem você é e tente tirar o melhor proveito disso.

Pare de perder tempo focando no que não importa

Entender a vida do outro, principalmente de alguém que você se inspira, é admirável quando você busca conhecer o caminho que aquela pessoa trilhou, para que você consiga atingir os seus objetivos pessoais. Porém, cuidado para não se preocupar demais com o que os outros fizeram a ponto disso paralisar você.

Mude o foco para você

Quando você se compara com os outros, todo o seu foco e a sua energia estão canalizados neles. Por isso, direcione a sua energia na sua própria transformação e no seu crescimento pessoal. Afinal, no fim do dia, são suas experiências, certo?

Aprender como parar de se comparar com os outros é essencial para quem quer focar no seu próprio crescimento pessoal, entendendo suas limitações e a situação em que vive. Lembre-se que o outro ser humano também trilhou um caminho que muitas vezes não conhecemos.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass