Hoje, 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, que carrega uma história de resistência e liberdade para toda a comunidade. Muito mais do que uma simples data, tem como objetivo principal promover a conscientização sobre todas as questões referentes à orientação sexual ou no que diz respeito ao gênero de cada indivíduo.

Grupo carregando a bandeira LGBTQIAP+
O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é marcado por um movimento que promove a conscientização e o respeito. Saiba mais!

O mês é marcado diariamente com temáticas que levam à população ainda mais informações sobre a história, o impacto que um simples comentário preconceituoso pode ter na vida do outro e como acabar de uma vez por todas com a opressão da sociedade para com a comunidade LGBTQIAP+.

Neste artigo, nós vamos explicar: o que significa cada letra da sigla, quando a lei entrou em vigor e muitas outras questões importantes. Vamos lá?

Um passeio pela história

Grupo protestando em prol da comunidade LGBTQIAP+
A Revolta de Stonewall foi um marco contra o preconceito e em prol dos direitos da comunidade LGBTQIAP+

Comemorado desde o dia 28 de junho de 1969, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ surgiu após um acontecimento, ou melhor, uma revolta em um bar bastante conhecido pelos gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e drag queens: Stonewall Inn, localizado em Greenwich Village, um bairro em Nova York. 

Após um episódio de agressão da polícia contra as pessoas LGBTQIAP+ durante a noite, na manhã do dia 28 a própria comunidade e pessoas próximas foram às ruas contra as autoridades e protestaram durante seis dias em combate a qualquer tipo de discriminação.

Após este episódio, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ passou a ser comemorado, conhecido também como Pride Month ou Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Gostou e quer conhecer com mais detalhes a história que deu origem ao dia/mês do orgulho LGBTQIAP+? Clique aqui para ler!

Homofobia? Aqui não!

No dia 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que todo e qualquer tipo de discurso homofóbico podem ser classificados no crime de racismo. A pena prevista é de 1 a 3 anos de prisão, podendo chegar até 5 anos dependendo do ato cometido pelo agressor. 

O caso foi levado e discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), nº 26 e no Mandado de Injunção nº 4.733. Além disso, todas as ações foram protocoladas pelo Partido Popular Socialista (PPS) e por meio da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), segundo a Agência Brasil

Qual é o significado da sigla LGBTQIAP+?

A seguir, vamos contar um pouco sobre questões fundamentais, que são consideradas essenciais para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e diversa.  

Sendo assim, nada melhor do que começar explicando o que significa cada letra da sigla LGBTQIAP+:

  • Lésbica: toda mulher que tem atração sexual e/ou afetiva por outras mulheres;
  • Gay: todo homem que sente atração sexual e/ou afetuosa por outro homem;
  • Bissexual: toda pessoa que sente atração sexual e/ou amorosa por mais de um gênero, não necessariamente homem ou mulher;
  • Transsexual, travesti e transgênero: toda pessoa cujo gênero difere daquele que é designado/imposto desde o seu nascimento;
  • Queer: é aquela pessoa que não se identifica com os padrões pré-estabelecidos de gênero ao sexo biológico, à atração sexual é definida por pessoas do sexo oposto e ao gênero e aspectos desde o nascimento;
  • Interssexual: pessoa que possui as características físicas, genéticas ou hormonais dos sexos feminino e/ou masculino;
  • Assexual: toda pessoa que não sente atração sexual por nenhum dos sexos;
  • Pansexual: é aquela pessoa que sente atração sexual e/ou amorosa por outras pessoas independente da sua identidade de gênero;
  • Mais: tem como objetivo abranger as demais pessoas na bandeira/comunidade, de acordo com sua orientação sexual e variação de gênero. 

O respeito pela comunidade LGBTQIAP+ começa quando entendemos a importância e o significado de cada letra da sigla, bem como o que elas representam para cada uma dessas pessoas.

9 frases preconceituosas para tirar da sua vida

Duas pessoas carregando a bandeira LGBTQIAP+
A maneira como você se refere ao outro pode ser preconceituosa, mesmo que na “brincadeira”. Saiba mais!

Existem muitas pessoas que, infelizmente, usam discursos maldosos e preconceituosos contra a comunidade LGBTQIAP+. Algumas pessoas, na brincadeira ou sem a intenção de machucar, replicam frases que não deveriam ser ditas. 

Pensando nisso, para te ajudar a tirar essas ofensas de uma vez por todas da sua vida, trouxemos as nove frases mais faladas e porquê não devemos replicá-las por aí. 

  1. “Tudo bem ser lésbica, mas precisa se vestir como homem?”

Lembre-se: não cabe a ninguém definir o que as outras pessoas vão vestir, né? Nós devemos respeitar a individualidade de cada um. 

  1. “Nossa, nem parece que você é LGBTQIAP+…”

Para algumas pessoas isso pode soar como um elogio, mas não é bem assim, tá bom? Ser LGBTQIAP+ não é nada ofensivo e a comunidade não quer parecer algo diferente disso. 

  1. “Eu até tenho amigos LGBTQIAP+…”

Ter amigos próximos que são LGBTQIAP+ não diminui o valor das suas ações preconceituosas, hein?! Nós devemos respeitar os nossos amigos e todas aquelas pessoas que fazem parte desta comunidade. 

  1. “Você é o homem ou a mulher da relação?”

Opa! É importante lembrar: um relacionamento não precisa ter um homem e uma mulher para ser considerado um relacionamento. Nós devemos respeitar a vida amorosa de todos os casais. 

  1. “Quando e/ou como você virou LGBTQIAP+”

Orientação sexual não é algo que uma pessoa escolhe. Portanto, isso significa que ninguém “vira” ou “tenta ser”, apenas faz parte da essência de cada indivíduo. 

  1. “Realmente ela é linda, pena que não é mulher de verdade”

Não diminua uma luta de existência e como essa pessoa realmente se vê. Afinal, todo mundo tem o direito de ser como quiser!

  1. “Você parece homem/mulher de verdade…”

As pessoas trans não querem “parecer ser”. Elas são legítimas, elas simplesmente são!

  1. “Voz de traveco”

A maneira e/ou o tom de voz jamais deve ser usado para definir a feminilidade ou a masculinidade de outra pessoa.

  1. “Ser LGBTQIAP+ agora é modinha…”

Na verdade, é importante que o assunto “vire modinha” entre todas as pessoas. Dessa forma, este tema tão importante passa a gerar cada vez mais questionamentos e novas ações em prol da visibilidade e respeito à comunidade.

Que tal lutarmos juntos contra o preconceito e promover ações cada vez mais inclusivas para com a comunidade LGBTQIAP+? O primeiro passo só depende de nós! Vamos totalizar a diversidade e o respeito!

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê