Será que o pensamento positivo pode desencadear algum problema comportamental? A positividade tóxica é uma conduta, ou melhor, uma obsessão que uma determinada pessoa tem em relação a seus pensamentos positivos. Saiba mais!

Mulher evitando seus sentimentos com a positividade tóxica
Reprimir os sentimentos negativos pode ser um problema. Saiba mais!

Em outra definição, a positividade tóxica acontece quando uma pessoa acredita que, independente de qual seja a situação ou circunstância, mesmo as ruins, é sempre melhor pensar positivo. 

Por meio deste comportamento, algumas emoções acabam sendo silenciadas, como fingir que a dor não existe ou até mesmo colocar o outro em situação de pressão, ou seja, obrigá-lo a sentir a felicidade mesmo quando aquela sensação não existe.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes esse comportamento que é tão atual e que poucas pessoas conhecem. Além disso, apresentaremos quais são as suas principais consequências, como isso prejudica a saúde mental e como evitá-la no seu ambiente de trabalho

O que é positividade tóxica? 

Afinal, desde quando ser positivo é um problema? Conhecido pelo nome de positividade tóxica ou por positivismo extremo, esse sentimento visa impor a si próprio ou as pessoas a sua volta uma ação falsa positiva, propagando a sensação de felicidade e silenciando as reais emoções.

Apesar de ser algo recomendado, manter a confiança exagerada pode ser um problema. A positividade tóxica veio à tona para provar que rejeitar as emoções ruins pode ser um perigo para a sua saúde. 

Por que ela é uma objeção? É simples! Ninguém é feliz o tempo todo, negar isso é um problema, pois você deixa de acreditar que aquela situação precisa ser resolvida, por exemplo.

Conforme o livro “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se”, do escritor americano Mark Manson: “qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento”. 

A seguir, para você entender melhor como funciona a positividade tóxica, trouxemos algumas frases bastante utilizadas por pessoas que costumam ter esse comportamento: 

  • Só pense em coisas positivas;
  • Não seja negativo;
  • Tudo tem o seu lado positivo;
  • Jamais desista;
  • Pense que poderia ser muito pior;
  • Você está reclamando demais;
  • Pessoas privilegiadas não têm motivos para se sentirem mal;
  • Você tem tudo para ser feliz;
  • As coisas acontecem por algum motivo.

Portanto, a positividade tóxica gosta de exaltar e enfatizar o otimismo, impedindo que qualquer traço de emoção ruim apareça. 

Quais as consequências da positividade tóxica?

Como mencionamos anteriormente, a positividade tóxica se baseia em todo tipo de negação daquilo que não é favorável, otimista e/ou positivo para o dia a dia. Quando você, como indivíduo, foge das situações desagradáveis que podem ocorrer na rotina, acaba acumulando todas essas sensações ruins sem perceber.

Com o passar do tempo, esses sentimentos vão crescendo e ficando mais intensos, sendo difíceis de serem controlados. Por isso, é muito comum existirem pessoas que explodem com facilidade.

Sentimentos como a raiva e a tristeza podem ser complicadas de serem controladas. Para a sua saúde mental isso é um problema sério, pois essa explosão negativa não atinge somente a si próprio, mas amigos e familiares mais próximos. 

Viver ou não os verdadeiros sentimentos?

Mulher pensativa sobre a positividade tóxica
Viver os sentimentos é o primeiro passo para combater a positividade tóxica

Antes de qualquer coisa: sim! É preciso vivenciar todos os sentimentos, sem medo de senti-los, sejam positivos ou negativos. 

É possível filtrar os sentimentos de maneira correta para depois processá-los. Por exemplo, vamos supor que você está trabalhando e alguma situação te deixou muito irritado. A seguir, para conter essa sensação de força, é preciso fazer algo que siga o mesmo ritmo, como ouvir uma música agitada que você gosta ou até mesmo praticar exercícios físicos de alta intensidade. 

Para combater o sentimento de tristeza, que tal colocar uma música mais calma e, a partir dela, compreender o que está acontecendo e abraçar essa sensação? Se este estilo musical não for muito a sua praia, opte por realizar atividades artísticas ou caminhadas ao ar livre

Quando você reconhece aquele sentimento e coloca tudo para fora, isso pode te ajudar a não desenvolver uma comunicação mais agressiva. Portanto, se você está triste ou irritado, permita-se sentir isso e busque soluções para amenizar. 

Esse comportamento prejudica o ambiente de trabalho?

O principal problema em relação à positividade tóxica é o prejuízo que você pode ter no seu engajamento profissional. Além disso, ao tentar impor esse otimismo em relação aos problemas, pode gerar conflitos com a sua confiança profissional e abalar todos a sua volta, como gestores e colaboradores. 

Outro problema é em relação ao esgotamento mental, principalmente se você for do perfil que busca sempre esconder os sinais de infelicidade e desânimo. Ao fazer isso, como consequência, a positividade tóxica pode te levar a ter cansaço psicológico e físico, como dores em todas as regiões musculares e/ou sensação de cansaço

Como evitar a positividade tóxica no ambiente de trabalho?

A comunicação clara ajuda a prevenir a positividade tóxica no ambiente de trabalho

Pode parecer uma missão impossível, mas o primeiro passo é comunicar a sua gestão para buscar soluções saudáveis. Além disso, lembre-se de que a sua opinião jamais deverá ser invalidada, por isso, exija que seu líder tenha uma abordagem mais humanizada e empática em relação à situação.

Por último, lembre-se: diálogo aberto. Não se feche para o mundo e permita-se contar suas frustrações para evitar a positividade tóxica.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê