Você já ouviu falar da importância de assumir o protagonismo da sua vida? Apesar de parecer uma tarefa simples, se colocar em primeiro lugar exige muito esforço e compromisso.

Saiba os benefícios de assumir o protagonismo da sua vida
Assumir o protagonismo da sua vida é uma jornada muito importante

Diversas atitudes do dia a dia podem auxiliar na jornada de conquistar o amor-próprio e assumir as rédeas da sua vida, se colocando em primeiro lugar e sendo o centro de tudo. 

Ao contrário do que muitos pensam, assumir o protagonismo da sua vida não é uma forma de egoísmo e, sim, de autocuidado

Quantas vezes precisamos deixar de lado as nossas vontades e ideais para agradar as outras pessoas? Ou até mesmo nos colocamos em situações que nos sentimos desconfortáveis apenas para não parecermos “chatos” ou “arrogantes”? 

Assumir o protagonismo da sua vida vai muito além de fazer o que gosta. É uma forma de você apreciar a própria companhia, ter o controle das suas ações e resgatar o seu poder de decisão

Assim como em um filme, na vida real temos protagonistas e coadjuvantes. Quer saber como assumir o protagonismo da sua vida e parar de observá-la como um mero espectador? Continue a leitura! 

O que significa assumir o protagonismo da sua vida?

Assuma o protagonismo da sua vida
Assumir o protagonismo da sua vida ajuda nas interações sociais

Muitas vezes, tendemos a ver a nossa vida como espectadores. Ou seja, apenas observar o que acontece enquanto os dias, semanas e anos vão passando. 

Além disso, também inventamos cenários fictícios na nossa cabeça, de como a vida seria melhor se tivéssemos o emprego certo, o corpo “perfeito”, a casa mais bonita… Tudo isso pode parecer inofensivo, mas a longo prazo gera uma série de consequências psicológicas, como ansiedade e até mesmo depressão em casos mais severos. 

A vida é o que acontece enquanto a gente fica imaginando como ela poderia ser melhor. Então, para que possamos viver bem, é preciso assumir o protagonismo da própria vida

Ser o centro da sua própria história beneficia você e as pessoas ao seu redor, pois você estará melhor. E isso vai desde melhorar o bem-estar até tomar decisões estratégicas que fazem bem para a sua autoestima. Além disso, também é uma forma de autocuidado. 

Esse cuidado com si mesmo também ajuda nas interações sociais, fazendo com que você se relacione melhor com outras pessoas, conquistando mais amigos por onde passa. 

Geralmente, pessoas que não são protagonistas da própria vida não reagem com os eventos que acontecem à sua volta e não conseguem tomar iniciativa para controlar os acontecimentos. 

Isso pode trazer uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional também, já que, como coadjuvantes, podemos ter uma atuação limitada, fazendo apenas as tarefas que são designadas e sem tomar iniciativa para algo relevante. 

Já os protagonistas, se sobressaem por todos os lugares que passam. Tomam decisões estratégicas, fazem o que querem e não precisam agradar os outros para ser uma pessoa querida por todos. 

Quais os benefícios de assumir o protagonismo da sua vida? 

Nossa vida e nossa rotina são compostas de várias áreas importantes. Temos a área pessoal, a profissional, a familiar, a social e a área da saúde. Um ponto importante: quando combinadas, ajudam a promover a qualidade de vida.

Assumir o protagonismo da própria vida leva uma série de benefícios para cada uma dessas áreas. Conheça os principais: 

Área pessoal

Se cuidar ajuda a manter o protagonismo pessoal
Atividades como yoga podem te ajudar a assumir o protagonismo na área pessoal.

A área pessoal da nossa vida é aquela que só diz respeito a nós mesmos. Ou seja, como você cuida de si, sua autoestima e seu amor-próprio. 

É muito fácil sermos duros com nós mesmos, não reconhecer nossas conquistas e todo o caminho que trilhamos para chegar onde estamos hoje. Somos tão acostumados com a autocrítica que esquecemos de celebrar as pequenas coisas.

É preciso reservar uma hora de cada dia para respirar. Isso mesmo, apenas respirar. Atividades como yoga e meditação podem ajudar nesse ponto, já que são exercícios baseados na respiração e calmaria. 

Para conseguir ser a sua melhor versão possível na área pessoal, faça uma coisa que você goste muito todo dia. Seja correr, ir à academia, escrever, ouvir música, cuidar da pele. Tire alguns minutos da sua rotina para focar totalmente em si mesmo e, assim, você verá os benefícios a longo prazo. 

Área profissional

Seja um protagonista na sua vida profissional
Assumir o protagonismo da sua vida profissional também é importante

O mundo corporativo é uma das coisas mais desafiadoras que existem. Só ganha visibilidade quem se destaca, tem ideias criativas e consegue resolver problemas e apresentar soluções benéficas para a empresa e toda a equipe. 

Alcançar o protagonismo profissional exige muito compromisso e é preciso mudar algumas atitudes para ter o destaque merecido. 

Atitudes de autossabotagem, como esconder o próprio potencial, não ter iniciativa para apresentar ideias e deixar a sua capacidade profissional em segundo plano podem afetar muito a sua vida profissional. 

Para ter um protagonismo na vida profissional, é preciso investir em si mesmo, praticar a inteligência emocional e ter resiliência. 

E, mais importante de tudo, lembre-se de que não existem ideias ruins. O seu pensamento pode mudar o mundo e trilhar um caminho de sucesso profissional para você. 

Área familiar 

Falar sobre a família pode ser um assunto extremamente delicado e desconfortável para algumas pessoas. Cada um tem um histórico familiar e trava uma batalha única. 

A família pode ser um dos grandes motivos pelos quais as pessoas não conseguem assumir o protagonismo da própria vida. Isso porque muitos traumas, gatilhos e atitudes tóxicas vem desde a infância. 

Por isso, é importante fazer terapia para entender esses traços da área familiar e como lidar com eles sem o sentimento de culpa e dúvida que, geralmente, vem acompanhado com esse assunto. 

Também é preciso ser você mesmo, sem medo da sua personalidade perto da família. Um dos maiores motivos pelo qual as pessoas não conseguem assumir o protagonismo de suas vidas é porque passaram muito tempo tentando agradar os familiares. 

A partir do momento que você começa a praticar o autocuidado e encontra autonomia para ser você mesmo, as coisas melhoram relativamente. 

Área da saúde 

Ser saudável também é uma forma de assumir o protagonismo da sua vida. É preciso cuidar de si mesmo, do seu corpo porque ele é o seu templo. 

Faça um check up no médico todos os anos, pratique uma atividade física, invista na terapia, se alimente bem e beba muita água. 

O bem-estar está diretamente alinhado com a nossa saúde. Por isso, cuide de si mesmo da melhor forma possível. 

Assumir o protagonismo da sua vida é uma tarefa difícil que leva muito tempo. É uma jornada longa, mas que traz apenas bons frutos no final de tudo em prol da qualidade de vida.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!