Que a saúde da mulher é um pilar super importante para a qualidade de vida e bem-estar individual você já sabe, né?

Saiba como melhorar a saúde da mulher
Saiba os cuidados necessários para melhorar a saúde da mulher

O que muitas pessoas não sabem é que a saúde vai muito além de um diagnóstico e de realizar alguns exames. Claro que essa parte também é extremamente importante, mas a saúde da mulher engloba diversos aspectos físicos e psicológicos

Manter a estabilidade entre a saúde física e mental tem sido um dos maiores desafios para as pessoas, principalmente em tempos de pandemia. No caso das mulheres, especialmente por causa do machismo enraizado em nossa sociedade, ainda é preciso conciliar horas exaustivas de trabalho remunerado e ainda lidar com atividades domésticas.

Você sabia que as mulheres ganham, em média, 20,5% menos do que homens que ocupam os mesmos cargos e funções? E, enquanto os homens possuem cerca de 11 horas semanais de trabalho domiciliar, as mulheres possuem uma jornada de aproximadamente 21,4 horas. 

Ou seja, dar conta de tudo e ainda conseguir cuidar da saúde parece cada vez mais uma tarefa digna de super-heroínas. Conheça algumas dicas para te ajudar nessa jornada dupla! 

Quais cuidados tomar com a saúde da mulher? 

A vida de uma mulher é composta por várias áreas: a área pessoal, a mental, a física e a profissional. Para que a saúde esteja devidamente cuidada, é preciso olhar para todas as vertentes da vida e não apenas uma. 

Área pessoal

A área pessoal é importante para a saúde da mulher.
Saiba quais cuidados tomar na área pessoal para melhorar a sua saúde

A área pessoal engloba todas as áreas das nossas vidas, principalmente fora do ambiente familiar. Isso significa que as áreas de relacionamento, muitas vezes, estão presentes neste momento. Ter um tempo de qualidade com as pessoas que você ama é fundamental para que a sua saúde pessoal esteja em dia, afetando também todas as outras áreas da sua vida.

Mas, é claro, a parte pessoal também envolve ler um livro que você goste, comer e beber em sua própria companhia, organizar seus objetivos e até fazer um cronograma para a sua semana. Cada atividade que você se dedica para você e sua rotina é essencial para garantir que a sua área pessoal se desenvolva da melhor maneira possível.

Quando não olhamos para nós mesmos, problemas como ansiedade e estresse podem começar a aparecer e até evoluir para quadros mais graves, levando até uma depressão. Por isso, reserve um tempo para cuidar de si, você vai começar a notar a diferença!

Área mental 

A área mental é importante para a saúde da mulher.
Saiba quais cuidados tomar na área mental para melhorar a sua saúde

A área mental é provavelmente a mais importante quando falamos de saúde da mulher. Por estar sempre correndo contra o tempo e dando conta de diversas coisas, muitas vezes elas acabam esquecendo delas mesmas. 

Seja sincera: qual foi a última vez que você tirou um tempo para fazer algo que você gosta? Que cuidou de si mesma? 

As mulheres são muito mais do que o título delas perante a sociedade. Além de uma mãe, uma esposa, uma gerente, uma profissional, existe uma pessoa no fundo disso tudo, que precisa de tanta atenção e dedicação quanto essas outras coisas. 

Reserve um momento da sua semana para fazer algo única e exclusivamente para si mesma. Seja um ato de autocuidado, como fazer as unhas e skincare ou comece um esporte novo, faça aulas de dança, medite, faça yoga, saia para caminhar… As possibilidades são infinitas.

Saber apreciar a própria companhia é o primeiro passo para conseguir viver bem consigo mesma e com todas as outras pessoas ao seu redor. 

Claro que isso tudo faz parte de um processo muito mais profundo, que pode ser alcançado com ajuda de uma boa terapia.

Quanto mais tempo de qualidade você passa consigo mesma fazendo as coisas que você gosta, mais perto você está de alcançar a sua melhor versão e assumir o protagonismo da sua vida

Área física

A área física é importante para a saúde da mulher.
Saiba quais cuidados tomar na área física para melhorar a sua saúde

Corpo e mente precisam estar alinhados, já que um só funciona com o auxílio do outro. E cuidar da sua saúde física é essencial para atingir uma boa qualidade de vida. 

Pelo menos uma vez por ano faça um check-up, tenha certeza de que está tudo bem com o seu organismo e cuide do seu corpo. 

Melhore sua alimentação, faça um exercício físico pelo menos uma vez por semana e durma, no mínimo, 8 horas por dia. Essas atitudes parecem pequenas, mas fazem uma grande diferença ao final de tudo. 

Cuidar da saúde é um processo que vem de dentro para fora. Garantir que está tudo bem com você e com o seu corpo é um ato de amor próprio. 

Área profissional

A área profissional é importante para a saúde da mulher.
Saiba quais cuidados tomar na área profissional para melhorar a sua saúde

A área profissional é, provavelmente, a mais sensível de todas as que citamos neste texto. Isso porque, mais do que nunca, o Burnout é uma realidade em muitas empresas e jornadas de trabalho abusivas estão presentes na vida de diversos brasileiros, principalmente nas mulheres. 

A melhor dica para cuidar da sua saúde na área profissional é: conheça seus limites. Tenha noção do seu valor dentro da empresa e tenha a certeza de que você merece estar onde chegou

Ter mais qualidade de vida no trabalho pode ser uma tarefa extremamente difícil, especialmente com a correria e o estresse do dia a dia. Por isso, priorize sempre o que você consegue fazer. 

Organize suas demandas por dia da semana e de uma forma que fique mais simples para que você consiga vê-las de forma mais intuitiva, facilitando a entrega no prazo predeterminado e a satisfação de todos. 

Se você passa ou já passou por alguma situação de abuso no ambiente de trabalho, contate o RH da empresa e busque ajuda o quanto antes. 

Conciliar todas essas áreas para garantir que a saúde da mulher esteja em dia não é uma tarefa fácil. É um processo árduo e demorado, mas que rende ótimos frutos no final. Busque ajuda profissional e lembre-se: você não está sozinha nessa. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass