A atividade física, além de beneficiar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas que a praticam, também pode melhorar a produtividade do seu colaborador. Por isso, oferecer um benefício de atividade física dentro da sua empresa pode melhorar os resultados dela e, ainda, motivar os funcionários (já que eles se sentirão mais valorizados).

E os benefícios de uma prática constante de exercícios físicos no ambiente corporativo? Colaboradores mais motivados, com melhor saúde e mais disposição para alcançar metas e resultados, um alto-astral na equipe, além do prazer e da motivação para trabalhar todos os dias.

Como sabemos disso? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, reuniu 200 pessoas em um estudo para captar o impacto do treino na produtividade. A pesquisa foi feita avaliando um dia com exercícios e outro sem.

O resultado da pesquisa foi que os participantes ficaram 21% mais concentrados e 41% mais motivados quando treinavam. Além disso, 25% deles entregaram as demandas antes do prazo.

Quer saber mais? A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) juntou, em uma pesquisa, 34 países para observar de perto os benefícios no dia a dia profissional das pessoas.

Os dados mostraram que, a cada 1 dólar investido em programas de benefícios de exercícios físicos, as empresas tinham um retorno de 4 dólares de produtividade.

Ainda não ficou convencido? Veja mais alguns motivos para incluir um benefício de atividade física na sua empresa.

Benefício de atividade física: por que incluir?

A maioria das pessoas, hoje em dia, trabalha em frente a um computador, sentadas. Porém, o corpo humano foi “feito para se mexer”, ou seja, precisamos nos movimentar constantemente para mantermos a nossa musculatura fortalecida, evitando dores e inflamações nas articulações.

Porém, o sedentarismo afeta em outras áreas da vida também, não apenas na nossa saúde física. Por liberar serotonina e endorfina durante uma prática esportiva, exercitar-se nos ajuda a manter a saúde mental em equilíbrio – o que é imprescindível em todas as áreas da nossa vida (profissional e pessoal).

Muitos funcionários já possuem essa mentalidade de praticar um esporte constantemente e, por isso, vão à academia, praticam pilates ou fazem crossfit – mesmo que isso não esteja nos benefícios que a sua empresa disponibiliza aos colaboradores.

Incluir um benefício de atividade física na sua empresa poderá fazer com que os colaboradores que já praticam esportes, economizem mais, e, ainda, motivar os mais sedentários.

benefício de atividade física
Praticar atividade física proporciona bem-estar, motivação e engajamento para os colaboradores

Diego Nunes, assistente de recursos humanos da Caoa, comemora a parceria e, como colaborador, está satisfeito em pagar um valor mais acessível nas mensalidades e a facilidade para encontrar academias próximas.

A prática da atividade física ajuda, sim, a ter mais produtividade e motivação na execução das tarefas do trabalho, pois proporciona mais disposição e energia. Além de, claro, melhorar a saúde, o condicionamento físico, alívio de estresse e mais autoestima.” 

Já para Alessandra Duarte Almeida Brito, analista fiscal da Haganá, começar a treinar foi um empurrão para perder peso e melhorar a saúde.

Acho que todas as empresas deveriam ter uma parceira como a TotalPass, porque é importante manter uma vida ativa e saudável. Hoje eu sinto que estou mais disposta e animada e meu trabalho e entregas estão melhores.” 

Quem usa benefício de atividade física, aprova

Muitas empresas, preocupadas com o bem-estar de seus funcionários e antenadas nas tendências que dão protagonismo ao colaborador, já notaram a diferença que a atividade física faz na produtividade e nos custos com plano de saúde.

Por isso, oferecer um benefício de atividade física para seus (futuros) colaboradores pode fazer a diferença no mundo corporativo, pois, além de melhorar a qualidade de produção dos funcionários que já estão na sua empresa, pode ser o fator de decisão para aquele novo funcionário que gostaria de entrar para sua equipe.

Conversamos com Rogério Euclides Nunes, diretor de Capital Humano, da Haganá, uma das empresas parceiras da TotalPass, que conta as mudanças que os exercícios físicos fizeram nos colaboradores:

Hoje podemos destacar, principalmente, a qualidade de vida. Ter a possibilidade de apresentar isso ao nosso time é muito importante para nós.

O diretor comemora o fato de o time já ter incorporado pra valer a atividade física no dia a dia:

Conseguimos trazer uma rotina semanal de ginástica laboral com a parceria da TotalPass. Não fazia parte da nossa cultura e, no início, até tivemos algumas resistências. Agora, todos fazem com prazer! É muito legal e vira um momento de descompressão mesmo. Eles se engajaram muito nessa ação.

William Maciel, analista de RH da Hyundai Caoa do Brasil, ressalta que o principal benefício para os colaboradores é a motivação de ter uma vida mais saudável.

Quanto mais colaboradores tendo esse acesso e vantagem, melhor para ele e para a empresa. Além disso, os próprios funcionários acabam incentivando outros.

A analista de Adm. de RH e Jurídico da Virbac, Luana Dias Toledo, diz que a relação com a TotalPass só veio a somar na lista de benefícios:

A parceria começou quando a empresa estava em busca de um parceiro que promovesse, para além dos descontos e condições especiais aos colaboradores, um acompanhamento próximo com o RH da empresa também. Era o que mais sentíamos falta na empresa anterior.

Para ela, a prática de atividade física dos profissionais da Virbac foi essencial, principalmente durante a pandemia.

Os benefícios diversos como a Queima Diária e os demais treinos online foi o que motivou a adesão ao plano de forma massiva, já que todos têm essa possibilidade de treinar em casa. Eu mesma aumentei a frequência de treinos e já me sinto mais ativa.

Benefício de atividade física: é um diferencial para candidatos?

Quem nunca ficou em dúvida entre duas (ou mais) vagas de emprego e um dos fatores de desempate foi a quantidade de benefícios oferecidos pela empresa?

Com um mercado tão competitivo, quanto mais benefícios sua empresa oferecer, mais ela poderá ganhar destaque entre os candidatos, já que incentivar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores são valores cada vez mais importantes para os profissionais.

Portanto, oferecer um benefício extra de atividade física, além dos tradicionais (plano de saúde, odontológico, etc) pode saltar aos olhos dos candidatos.

benefício de atividade física melhora trabalho em equipe
Ter benefícios corporativos diferenciados atrai e retém talentos nas empresas

Isso faz toda a diferença e, inclusive, pode ser algo relevante para escolha do candidato a empresa, além do cuidado com a saúde dos nossos tripulantes. Hoje o pacote de benefícios tem tanto valor quanto o salário oferecido”, comenta Glaucia Martins, analista de Benefícios Pleno na Azul Linhas Aéreas.

Luana, da Virbac, acredita que as empresas devem ter essa preocupação com o bem-estar de seus profissionais, oferecendo benefícios corporativos além dos convencionais.

A empresa não deve apenas adotar o discurso de que promove benefícios voltados à qualidade de vida, mas sim colocar isso como meio acessível mesmo. Com certeza, é um grande diferencial para novos candidatos e colaboradores ativos.

Para Fabiana Nomura, coordenadora de Folha & Remuneração da Engineering, ter na lista de benefícios algo voltado para o bem-estar é essencial:

Nesse momento que estamos passando, frisar a importância da atividade física é muito relevante. Por isso, precisamos incentivar os colaboradores à prática e à preocupação não só estética como mental. E realmente acredito que chama a atenção de pessoas que estão seguindo nossas vagas.

Rogério Euclides, da Haganá, frisa a importância de incorporar estes benefícios corporativos: “nós buscamos sempre conceder benefícios diferenciados ao nosso capital humano, pois sabemos que o clima organizacional saudável é o peso que faz a diferença no final das contas, além de buscar oferecer melhorias e facilidades para o nosso time, buscamos sempre trazer possibilidades de bem-estar para novos talentos e todos os colaboradores.

Quais são os impactos da atividade física no trabalho?

Além de evitar uma vida sedentária, treinar deixa a mente mais ativa e, por consequência, melhora o desempenho no trabalho.

Veja 12 impactos diretos dos exercícios na saúde dos profissionais

  • Mantém a mente mais organizada para que o colaborador tome melhores decisões;
  • Autoconfiança para realizar tarefas que demandam mais desafio e responsabilidade;
  • Mais entusiasmo do colaborador com os combinados da empresa;
  • Melhor relacionamento com a equipe para resolver conflitos de última hora;
  • Bom humor para deixar o ambiente corporativo mais leve e descontraído;
  • Aumento da energia e ajuda a ter uma visão mais positiva da vida;
  • Menos estresse e ansiedade com situações diárias de trabalho;
  • Mais motivação para bater metas e conquistar melhores resultados;
  • Maior lucro da empresa, já que um funcionário motivado produz mais e melhor;
  • Empresa consegue atrair e reter talentos;
  • Diminuição de faltas por problemas de saúde;
  • Menos gastos com plano de saúde.

Qual benefício de atividade física escolher?

A TotalPass é um benefício de atividade física completo, que reúne as melhores academias e estúdios para treinar quando e onde quiser. São mais de 2.500 unidades, inclusive todas as academias da rede Smart Fit e Bio Ritmo.

Mas não paramos por aí! Nossas academias parceiras oferecem mais de 250 modalidades de treino, como musculação, dança, crossfit, pilates, yoga e muito mais – inclusive massagem! Assim, você pode conhecer e experimentar o melhor treino para o seu perfil.

Porém, nós vamos muito além: com o nosso benefício, seus colaboradores terão acesso ao Queima Diária, TP Plus, TP Clube, e muito mais!

Assim, é possível que seus colaboradores treinem sem sair de casa, além de ter descontos em marcas incríveis – e que só a TotalPass oferece!

Descubra o que cada uma dessas soluções oferece:

  • Queima Diária: a maior plataforma de treinos on-line da América Latina. São mais de 70 programas para escolher e fazer onde estiver, de acordo com o seu objetivo. Aqui, você tem acesso a treinos dinâmicos e divertidos, com os melhores profissionais da área de educação física;
  • TP Plus: nossa plataforma que oferece vídeos desenvolvidos pelas nossas academias e marcas parceiras, como Smart Fit, Race BootCamp, Vidya Studio, Zenklub, entre outros;
  • TP Clube: clube de vantagens com descontos exclusivos em marcas incríveis para os clientes da TotalPass. Olha só quem está com a gente: Centauro, Riachuelo, Shopper, +Mu, Artex, Desinchá e muito mais!
  • Personal On-line: tenha aulas particulares, sem sair de casa, com os melhores profissionais da área de educação física. Treinos personalizados de acordo com o seu objetivo – para que você continue cuidando da sua saúde de onde estiver.

Incluir um benefício de atividade física para os seus colaboradores poderá fazer com que, além de motivá-los e melhorar a produtividade, sua empresa fique conhecida no mercado e ganhe muito mais valor. Cuidar da saúde e bem-estar dos funcionários pode fazer a diferença para a boa imagem da sua marca.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?