Os benefícios oferecidos pelas empresas, mais conhecidos como benefícios corporativos, vêm ganhando cada vez mais destaque no meio empresarial, uma vez que geram diversas vantagens para a empresa e seus colaboradores.

A valorização do colaborador é o centro da questão, em que, ao sentir que seus esforços estão sendo vistos e recompensados, sentem-se muito mais engajados e motivados naquilo que fazem.

Benefícios como vales, parcerias e horários flexíveis melhoram o ambiente de trabalho como um todo, satisfazendo quem já é um colaborador e atraindo inúmeros novos talentos, que veem o tratamento da empresa como aspecto fundamental.

Importância dos benefícios corporativos

Em pesquisas feitas pela Catho, cerca de 40% dos profissionais empregados entendem como importantes os pacotes de benefícios ativos, concluindo que empresas que oferecem benefícios se encontram um passo à frente das demais.

Atender às necessidades de seus colaboradores, sejam físicas ou mentais, melhora consideravelmente seus rendimentos, mantendo bons profissionais os jovens talentos, que se interessam pela imagem da empresa.

Além disso, entendemos também que a implementação de benefícios corporativos dos mais diversos fortalece a imagem de marca empregadora, tornando a empresa mais atrativa diante de candidatos.

Dessa forma, é possível atrair novos talentosos, que podem impactar diretamente no negócio, tanto culturalmente, quanto financeiramente, aumentando a produtividade e o desempenho consideravelmente. 

Vantagens dos benefícios corporativos

Muitos pensam que as vantagens vindas dos benefícios são apenas para os colaboradores, porém as empresas também lucram. Com uma boa relação com seus funcionários, o trabalho se torna mais fluido, rendendo muito mais para ambos os lados. De acordo com pesquisas feitas pela Great Place to Work, a empresa que cuida bem de seus colaboradores acaba por refletir no cuidado com o cliente, o valorizando ainda mais.

Engajamento dos colaboradores

Entendendo as necessidades de seus colaboradores e oferecendo benefícios que as amenizam, você faz com que o engajamento da equipe com o que é trabalhado aumente consideravelmente.

Escolher uma boa lista de benefícios facilita muito a vinda de bons resultados, aumentando a motivação de seus colaboradores, visto que eles se sentem mais valorizados, satisfeitos e bem menos estressados.

Recrutamento e seleção

Atualmente, com as redes sociais e afins, o candidato à vaga consegue entender a essência da empresa com grande facilidade, mesmo estando de longe. Por isso, manter uma boa imagem como marca empregadora é fundamental para a retenção de novos talentos.

Os benefícios tornam a empresa mais amigável perante os concorrentes, pois os profissionais visualizam o tratamento que irão receber caso sejam aprovados, tendo seu trabalho mais valorizado e elevando sua motivação.

Imagem da empresa

Para quem analisa uma empresa de fora, sua imagem e essência representam boa parte do entendimento do que ocorre em seu interior. Ser transparente com os entrevistados é fundamental e demonstra que há clareza com seus colaboradores.

Atrair novos talentos se torna bem mais fácil quando tudo fica claro em suas redes sociais, que, quando bem administradas, melhoram a imagem da empresa como um todo, valorizando até os colaboradores atuais.

Tipos de benefícios corporativos

Inúmeros benefícios vêm sendo oferecidos atualmente – alguns mais conhecidos e outros, não. Vales em geral já têm certo conhecimento nos meios empresariais, como de refeição, transporte, etc, ajudando seu colaborador desde suas necessidades mais básicas até as mais individuais.

Vales

Mais conhecidos entre as empresas, os vales são os benefícios mais vistos, suprindo necessidades básicas de quem trabalha, como vales de alimentação e transporte – normalmente, sem descontar das folhas salariais, ajudando nas compras e necessidades.

Entre estes, apenas o vale-transporte é obrigatório por lei, tendo os demais como uma boa vantagem perante as outras empresas, pois o candidato se sente mais valorizado, o que melhora a imagem e a essência da empresa.

Parcerias comerciais

Cada vez mais comuns entre as empresas, as parcerias comerciais oferecem benefícios únicos aos colaboradores, com convênios relacionados a lazer, lojas e academias, oferecendo descontos em produtos e atividades que melhoram a estadia de quem trabalha.

Planos de saúde

O oferecimento de planos de saúde é um fator decisivo para muitos candidatos. Ter assistência médica é fundamental para algumas pessoas, especialmente para indivíduos com doenças crônicas e que requerem muitas consultas ao longo do ano.

Implementar este tipo de suporte cria uma rede de apoio entre empresa e funcionário, mostrando que a marca se importa com o colaborador e com sua saúde, tanto física, quanto psicológica.

Ter este tipo de ajuda faz toda a diferença, principalmente no contexto atual onde estes benefícios são altamente valorizados.

Além de atrair, planos de saúde também ajudam a reter colaboradores e evitar sua vazão para o mercado de trabalho. Diminuindo o turnover e criando um ambiente empolgante e saudável de trabalho, os resultados tendem a melhorar significativamente. 

Planos odontológicos

Um ás na manga quando se trata de reter funcionários, já que é um dos benefícios mais cobiçados do mercado.

Isso se dá pois o tratamento odontológico tem um alto custo e não é acessível para muitas pessoas.

Dessa forma, a oferta de poder cuidar de si por menos dinheiro é um atrativo sem igual e que alavanca o número de candidaturas.

13º salário

Instituído no país em 1962, é obrigatório para todos que trabalham sob o regime de contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Também conhecido como gratificação de Natal, funciona como um salário bônus e geralmente é pago em duas parcelas no final do ano. Nele, também são descontados alguns impostos, como INSS, FGTS e imposto de renda.

Este tipo de benefício é muito aguardado, pois dá aquela ajuda extra durante o fim de ano, época economicamente sensível. 

Participação nos lucros

É um incentivo aos colaboradores melhorarem seu desempenho e mostrarem resultados. Permitindo que eles obtenham parte dos lucros obtidos, transmite-se a ideia de que todos se beneficiam do sucesso da empresa.

Além disso, este benefício agrega muito na percepção da marca pelo mercado e na retenção de talentos também.

Bolsas de estudo e cursos

Muitas empresas também investem na profissionalização de seus colaboradores, sempre incentivando o aperfeiçoamento técnico e pessoal.

Dessa forma, oferecem bolsas de estudo e convênios com plataformas de cursos que permitem que os funcionários continuem se desenvolvendo.

Esta prática é muito positiva, pois, além de mostrar que a empresa se compromete com a evolução de seus colaboradores, também acaba por melhorar seu desempenho, trazendo e criando profissionais cada vez mais capacitados para sua empresa.

Auxílio-creche

É um bom benefício para profissionais mais maduros e que precisam de ajuda para cuidar de seus filhos. 

É um benefício pouco comum, mas que vem sendo cada vez mais exigido no mercado de trabalho.

Vale-cultura

Também é pouco comum, mas é algo a se considerar oferecer. Geralmente utilizado para atividades culturais como idas ao cinema, teatro, compra de livros, entre outros, o vale-cultura faz com que o profissional se sinta valorizado e incentiva a descontração.

É um escape que a empresa oferece para se divertir e agregar conhecimento.

Seguro de vida

Embora não seja obrigatório, oferecer seguro de vida é uma prática comum no mercado de trabalho. Este benefício é muito importante, pois oferece segurança à família no caso de algum acidente.

Ter este tipo de suporte pode ser bastante tranquilizador e é algo a ser considerado ao pensar em mudar de emprego.

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também é um benefício muito importante e valorizado. Criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, é um recurso vital contra as adversidades do mercado de trabalho. 

Mas quem tem direito ao FGTS e como ele funciona?

Todas as pessoas que trabalham sob o regimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm direito a esta reserva.

Todo mês, o empregador deposita 8% do salário do trabalhador em uma conta aberta da Caixa Econômica Federal, que posteriormente pode ser sacado pelo beneficiário.

Férias

É um benefício obrigatório, segundo as leis trabalhistas. Oferecer um momento de descanso durante o ano de trabalho é garantido por lei e é absolutamente vital para qualquer pessoa.

Ter um momento de descanso, onde se pode recarregar as energias e se dedicar a outros projetos e tarefas, não só ajuda a saúde mental, como também influencia diretamente na relação que o indivíduo tem com seu trabalho e seu empregador.

Vale lembrar que as férias são remuneradas, não havendo nenhuma forma de prejuízo ao priorizar seu descanso.

Happy hour

Quem não ama um bom happy hour depois do expediente? 

Muitas empresas patrocinam e oferecem esses momentos de descontração para os funcionários.

Ter aquele momento de relaxamento, independentemente da periodicidade (mensal ou semanal), faz com que as pessoas desenvolvam carinho pela empresa. 

Employer Branding: você sabe o que é? Entenda como benefícios corporativos ajudam na construção de marca

Oferecer benefícios corporativos é um ponto-chave ao empregar o Employer Branding em sua marca.

Employer Branding é um termo em inglês para significar “marca empregadora”. Entende-se, então, que é uma estratégia de construção de marca que visa alterar ou melhorar a percepção da marca como empregadora no mercado.

Mas qual papel desempenham os benefícios corporativos nesta história? 

Garantir benefícios corporativos é um fator superimportante quando estamos falando de atrair talentos e reter bons profissionais em sua empresa.

Esses benefícios permitem que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa e também que entendam o suporte da marca para com eles. Dessa forma, o turnover – taxa de desligamento de funcionários – diminui e o desempenho aumenta.

Ter ajuda para além do salário também é um fator decisivo para candidatos. Durante a triagem de vagas para entender qual se encaixa melhor com seu perfil e experiências, tanto a remuneração, quanto a quantidade e qualidade de benefícios, pesa na decisão de aplicar para a vaga.

Além disso, a inclusão de um pacote de benefícios acaba por diferenciar a empresa das demais concorrentes, cria destaque sobre as vantagens de se trabalhar ali e impulsiona a percepção de marca empregadora, evidenciando as qualidades da empresa.

Por que é tão importante reter talentos e como fazer isso?

Para o crescimento de uma empresa, é necessária a contratação de bons profissionais que exerçam sua função de forma eficiente. Para isso, são desenvolvidos longos processos seletivos, que visam encontrar o candidato com o perfil ideal e que compactue com os valores da empresa. 

Dito isto, a importância de reter esses funcionários é óbvia: para continuar crescendo, evitar aumento de custos e manter resultados consistentes.

A busca por candidatos pode ser longa e, por consequência, cara. Tendo este entendimento, após a contratação, quais esforços a marca tem de realizar para manter tais talentos como colaboradores?

  1. Crie um ambiente seguro, saudável e que ofereça suporte de diversos tipos para as pessoas que trabalham com você

Em um mundo marcado pelos transtornos de ansiedade, síndrome de Burnout e depressão, garantir um ambiente de trabalho equilibrado é primordial para que os funcionários se sintam acolhidos.  

Dar ferramentas para que tenham uma melhor qualidade de vida é cada vez mais importante e cobrado pelo mercado.

  1. Preste atenção nas cargas horárias

O excesso de horas extras é um dos grandes fatores que contribuem para um alto turnover.

Cada vez mais, empresas procuram por adotar o famoso “horário flexível”, um benefício vantajoso para muitos profissionais, principalmente os que têm filhos.

Ter a liberdade de adaptar sua jornada pode fazer muito bem para a saúde mental e até mesmo melhorar a produtividade. 

Implementar este tipo de diretriz pode ser muito positivo. Avalie a situação da sua empresa e entenda se vale a pena!

  1. Incentive o uso de comunicação não violenta

Você já deve ter ouvido falar sobre comunicação não violenta. Este conceito tem se popularizado bastante nos últimos tempos, principalmente no mundo corporativo, onde cultivar bons diálogos é essencial para criar uma boa atmosfera e também obter a resolução de problemas com maior facilidade.

A comunicação não violenta é uma abordagem que consiste em ouvir e falar com compaixão, permitindo estabelecer uma conexão com as pessoas ao seu redor e a si mesmo.

A realização de workshops sobre o tema tem sido cada vez mais frequente e é uma estratégia muito eficaz em melhorar o clima no ambiente de trabalho e entre colaboradores também.

  1. Estabeleça planos de carreira

É igualmente importante deixar claro para as pessoas que elas possuem espaço para se desenvolver cada vez mais e crescer na carreira que escolheram. 

A ausência de planos de carreira e perspectiva de futuro é um dos principais fatores que contribuem de forma alarmante para a troca de emprego e busca de novas oportunidades.

Estruture um bom plano de carreira e cultive talentos dentro de sua empresa.

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