A ginástica laboral é uma ótima estratégia para promover mais qualidade de vida e, consequentemente, diminuir o absenteísmo devido aos problemas de saúde. Afinal, atualmente, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o bem-estar físico e mental dos colaboradores e, sobretudo, buscado alternativas para tornar a jornada de trabalho cada vez mais saudável.

ginástica laboral
A sua empresa oferece ginástica laboral para os colaboradores? Saiba mais!

Pensando nisso, se o objetivo da sua empresa é levar mais saúde por meio da mudança de hábitos, incluir a ginástica laboral pode ser uma boa opção. A seguir, nós explicaremos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • O que é ginástica laboral?
  • Qual a importância da ginástica laboral?
  • Quais são os tipos de ginástica laboral?
  • E muito mais!

O que é ginástica laboral?

pessoas se alongando no trabalho
Não sabe o que é ginástica laboral? Continue a leitura!

A prática da ginástica laboral visa promover exercícios no ambiente de trabalho em prol da saúde e do bem-estar e, consequentemente, prevenir doenças ocupacionais, tanto físicas quanto mentais, na rotina dos colaboradores. 

Além disso, é uma ótima maneira de incluir novos hábitos saudáveis na rotina da equipe, visto que, de acordo com alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pouco mais de 45% dos brasileiros são sedentários por não praticarem atividade física. No que diz respeito ao ambiente de trabalho, isso costuma ser mais comum, devido às horas trabalhadas.

Segundo Ana Carolina Matos, profissional de educação física formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além do sedentarismo, a ginástica laboral ajuda a minimizar os efeitos negativos causados pela postura inadequada durante a jornada de trabalho, visando mais qualidade de vida.

“A ginástica laboral tem sido uma das estratégias adotadas por muitas empresas que estão preocupadas com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Além dos benefícios individuais, ela também pode resultar no aumento na produtividade e diminuição de acidentes de trabalho”, complementa. 

De modo geral, a ginástica laboral pode ser feita no início da jornada de trabalho, ao longo do dia ou após o expediente, ficando a critério da empresa, cujo objetivo é definir momentos estratégicos.  

Qual a importância da ginástica laboral?

Um dos principais problemas nas empresas são os afastamentos devido às doenças ocupacionais, como, por exemplo, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – postura inadequada) e os transtornos mentais (estresse, ansiedade, depressão e/ou Síndrome de Burnout), geralmente relacionadas às condições de trabalho.  

Só em 2022, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 209.124 mil colaboradores precisaram ser afastados de suas funções no trabalho pelos transtornos mentais. Em 2021, foram registrados 200.244 afastamentos, ou seja, esse número aumentou de um ano para o outro. 

“Ao promover a prevenção de lesões e oferecer bem-estar aos colaboradores, é possível reduzir as faltas e licenças médicas, garantindo a continuidade das atividades e a produtividade na empresa”, reforça Ana Carolina sobre a importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho. 

Portanto, a ginástica laboral é uma ação indispensável na empresa, uma vez que ajuda a proporcionar melhora na jornada de trabalho e prevenir doenças ocupacionais em prol de todos os colaboradores.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

mulher respirando
Existem alguns tipos de ginástica laboral. Confira!

Será que existe mais de uma opção de ginástica laboral? A resposta é: sim! Na hora de escolher, é preciso considerar o estilo de trabalho realizado pelos colaboradores, pois podem variar de um setor para o outro. Confira algumas opções: 

Ginástica laboral preparatória

A ginástica preparatória laboral é recomendada para o colaborador se preparar para o seu dia de trabalho e, por isso, recebe esse nome. É realizada sempre no início do expediente e possui o alongamento como principal exercício laboral. 

Ginástica laboral compensatória

Já a ginástica compensatória laboral funciona como uma pausa durante o expediente. É uma prática que ajuda a aliviar ou compensar qualquer tensão causada pela monotonia operacional, sendo essencial para corrigir problemas posturais e respiratórios.

Ginástica laboral de relaxamento

Já em relação à ginástica de relaxamento laboral, ela é feita após o expediente. É uma prática que envolve automassagens, exercícios de respiração e alongamentos. Seu objetivo é promover oxigenação para o corpo e, consequentemente, prevenir o acúmulo de ácido lático, permitindo que o colaborador consiga descansar e esteja pronto para mais um dia.

Os principais benefícios da ginástica laboral

Os benefícios da ginástica laboral acontecem tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Confira alguns deles: 

Para os colaboradores

  • Diminui a dor muscular;
  • Previne doenças ocupacionais; 
  • Diminui a fadiga ao longo da rotina;
  • Minimiza o esgotamento no fim do dia; 
  • Aumenta a concentração e a produtividade;
  • Reduz os sintomas de transtornos mentais;
  • E muito mais!

Para a empresa

  • Melhora o clima organizacional; 
  • Diminui o turnover e o absenteísmo; 
  • Reduz riscos de acidentes no trabalho; 
  • Melhora o desempenho de todos os colaboradores;
  • Aumenta a visibilidade da empresa em relação ao mercado;
  • E muito mais!

5 exercícios de ginástica laboral para aplicar na rotina dos colaboradores

alongando as mãos
Confira alguns exercícios para aplicar na rotina dos colaboradores

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ginástica laboral, os seus benefícios à saúde dos colaboradores e, consequentemente, para a empresa, que tal aplicar alguns exercícios na rotina da sua equipe? 

A profissional de educação física explica que os exercícios podem variar, podendo ser desde alongamentos até exercícios de respiração. “Geralmente, eles são adaptados para atender às necessidades específicas dos funcionários e às demandas do ambiente de trabalho, podendo ser adaptado em vários ambientes, desde administrativo até operacionais”.

Para te ajudar, a Ana Carolina separou uma lista de exercícios com o passo a passo. Vamos lá?

1 – Alongamento de pescoço

  • Peça para que os seus colaboradores inclinem suavemente a cabeça para o lado esquerdo, segurando por alguns segundos;
  • Depois, para retornarem à posição inicial, inclinando a cabeça para o lado direito;
  • Em seguida, após retornarem à posição central, peça para inclinarem a cabeça para frente, tentando tocar o queixo no peito para alongar a parte posterior do pescoço;
  • Por último, para girarem a cabeça lentamente em sentido horário e anti-horário.

2 – Alongamento de ombros e braços

  • Peça para levantarem os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos;
  • Em seguida, para esticarem os braços para cima, alongando a parte superior do corpo;
  • Agora, para girarem os ombros para frente e para trás, realizando movimentos circulares.

3 – Alongamento de mãos e pulsos

  • Para começar, peça para estenderem um braço para a frente, com a palma da mão para cima;
  • Com a outra mão, solicite que puxem gentilmente os dedos para baixo, alongando o antebraço e os músculos da mão;
  • Realizem movimentos circulares com os pulsos, tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.

4 – Alongamento de costas

  • Com os colaboradores sentados, peça para que girem o tronco para o lado e segurem por alguns segundos. Repita do outro lado;
  • Inclinem-se para a frente, tentando alcançar os dedos dos pés ou o chão, alongando a região lombar e os músculos das costas.

5 – Exercício de relaxamento e respiração

  • Peça para que os colaboradores inspirem pelo nariz e, ao mesmo tempo, eleve os ombros para cima;
  • Ao expirarem pela boca, relaxem os ombros, focando na sensação de relaxamento.

“É importante adaptar os exercícios conforme as necessidades e restrições de cada pessoa. Procure sempre um profissional de educação física ou especialista em ginástica laboral”, orienta.

Como o RH pode contar com a TotalPass para isso?

A TotalPass é um benefício corporativo focado na mudança de hábitos por meio da prática de atividade física. Atualmente, contamos com milhares de academia e estúdios espalhados por todo o Brasil e mais de 250 modalidades para experimentar.

Além do cuidado físico, é possível contratar o Total Mind, uma solução voltada para a saúde mental e emocional. São mais de cinco mil psicólogos on-line pela Psicologia Viva e mais de 400 áudios de meditação pelo Zen App.

Para as empresas parceiras TotalPass, os clientes têm a possibilidade de realizar ações voltadas à saúde e ao bem-estar dos colaboradores por meio de estratégias específicas para cada tipo de público.

“Entre as ações, estão as aulas de ginástica laboral, alongamento e funcional. Além disso, nós contamos com palestras sobre saúde mental, dicas de treinos, práticas de combate ao estresse… Tudo ministrado por profissionais de educação física”, complementa Ana Carolina. 

Mas atenção: as ações voltadas à saúde e ao bem-estar da TotalPass podem variar de uma empresa para a outra. Por isso, consulte o seu RH para entender qual foi a negociação realizada em contrato. 

Sua empresa ainda não é parceira da TotalPass? Clique aqui e indique agora mesmo!