Os funcionários são essenciais para o sucesso de uma empresa. Por isso, é ideal que eles estejam satisfeitos tanto com o ambiente de trabalho, quanto com as suas respectivas funções. Assim, com a motivação necessária, é possível ter uma alta produtividade, manter um bom clima organizacional e reduzir o turnover (rotatividade). 

Saiba quais são as solicitações mais frequentes entre os colaboradores, além de ações práticas para melhorar esse cenário!

Valorização e reconhecimento

Com a rotina corrida das empresas, muitos gestores acabam deixando o reconhecimento do funcionário de lado, o que pode ocasionar desmotivação e falta de engajamento. É preciso acreditar no potencial da equipe, oferecer suporte para que se desenvolvam e valorizar as conquistas. 

Uma ótima maneira de fazer isso é organizar encontros semanais, quinzenais ou mensais para celebrar os resultados positivos, reconhecer um bom trabalho e, assim, promover a valorização dos colaboradores. 

Transparência e comunicação eficiente

O que os funcionários esperam de uma empresa e como motivá-los

Estabelecer uma relação de transparência entre os funcionários e os líderes pode ser um grande diferencial, com comunicação clara. 

O feedback, por exemplo, é uma estratégia utilizada para alinhar as expectativas de ambos os lados, apontar os pontos positivos e os pontos a melhorar. Geralmente, é feito por meio de um bate-papo descontraído e amigável. 

Visão holística dos processos internos

Uma das principais reivindicações dos colaboradores é a oportunidade de saber o que está acontecendo no dia a dia da empresa, além de compreender melhor as atividades desenvolvidas em outros setores. Promover momentos de integração das equipes pode ser uma boa solução. 

Oportunidade de aprendizado e aprimoramento

Entre as competências do profissional de RH está a tarefa de proporcionar treinamentos e capacitação aos funcionários. Apesar de exigir um investimento na organização, o resultado são profissionais mais preparados e motivados. Além disso, é uma ótima maneira de criar e reter grandes talentos, o que é excelente para a competitividade da empresa. 

Plano de carreira

Qual funcionário não deseja obter sucesso e ir cada vez mais longe, não é mesmo? É exatamente sobre isso que o plano de carreira se trata, sendo uma estruturação do caminho que cada profissional deve percorrer para crescer na empresa, por meio de etapas e metas concretas. Desse modo, eles se sentirão motivados para alcançar os seus objetivos. 

Remuneração compatível com o mercado

A remuneração possui um grande peso para os funcionários. Afinal, é o que provém o sustento, o poder aquisitivo e a qualidade de vida. Isso é algo que não se deve negligenciar, mas, sim, oferecer salários compatíveis com o mercado e com a hierarquia corporativa. 

Melhora de benefícios corporativos

Além do salário, os benefícios corporativos são muito valorizados, como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, plano de saúde, entre outros. 

Para aumentar a motivação e priorizar a saúde do colaborador, a TotalPass é um benefício que proporciona acesso às melhores academias do país, apresentando vantagens tanto para a empresa, quanto para os funcionários