É cientificamente comprovado que funcionários que se sentem conectados com seu trabalho produzem mais, permanecem mais tempo na empresa e ainda motivam os outros a fazer o mesmo. 

As pesquisas mostram que 92% dos executivos acreditam que profissionais engajados têm melhor performance e impulsionam o sucesso de todo o time. Isso, porém, não está ligado à satisfação do funcionário, mas, sim, à sua conexão com a organização, o então chamado employee engagement.

Employee engagement: o que é?

Do inglês, employee significa “funcionário” e engagement, “engajamento”. Neste caso, a tradução livre seria “engajamento do funcionário”. Employee engagement, na prática, é a força da conexão mental e emocional que os funcionários sentem em relação ao trabalho que fazem, suas equipes e sua empresa.

Comumente, as pessoas acreditam que o termo é similar ao conceito de felicidade, satisfação e bem-estar no trabalho, mas não é. O engajamento do funcionário se remete aos comportamentos positivos de um funcionário em relação à sua empresa. Alguns exemplos de definição são os seguintes.

  • O envolvimento do funcionário é a força da conexão mental e emocional que os funcionários sentem em relação aos seus locais de trabalho.
  • Funcionários engajados como aqueles que estão envolvidos, entusiasmados e comprometidos com seu trabalho e local de trabalho.
  • Engajamento é a vontade e a capacidade dos funcionários de contribuir para o sucesso da empresa.
  • O engajamento do funcionário é o nível de investimento psicológico de um funcionário em sua organização.

Desta forma, é possível entender que o termo não se refere à felicidade momentânea de um funcionário em sua função. A satisfação de funcionário não aborda seu nível de motivação, envolvimento ou compromisso emocional. 

Para alguns funcionários, estar satisfeito significa receber um bom salário trabalhando o mínimo possível. Isso não cabe no conceito de employee engagement. Conheça quatro passos para aumentar o engajamento da sua equipe.

Employee engagement: diferentes níveis

O employee engagement mede como o funcionário se sente em relação à sua organização. Com base em suas percepções de seu local de trabalho, os funcionários são classificados em quatro grupos principais.

Funcionários altamente engajados

Funcionários altamente engajados têm opiniões muito favoráveis ​​sobre seu local de trabalho. Quando os funcionários se sentem conectados às suas equipes, amam seu trabalho e têm sentimentos positivos sobre sua organização, eles vão querer ficar e se esforçar mais para ajudar a organização a ter sucesso. 

Esses “defensores da marca” falam muito bem de sua empresa para familiares e amigos. Eles ainda encorajam os outros funcionários ao seu redor a fazerem o melhor.

Funcionários moderadamente engajados

Funcionários moderadamente engajados veem sua organização sob uma luz moderadamente favorável. Gostam da empresa, mas veem oportunidades de melhoria. 

É menos provável que esses funcionários exijam mais responsabilidades e podem ter um desempenho inferior. Há algo na organização ou no trabalho que os impede de se engajar totalmente.

Funcionários pouco engajados

Funcionários pouco engajados se sentem indiferentes em relação ao local de trabalho. Eles geralmente não têm motivação no trabalho para sua posição e só farão o que puderem para sobreviver. Funcionários pouco engajados podem estar pesquisando outros empregos e apresentam alto risco de rotatividade.

Funcionários descomprometidos

Funcionários descomprometidos têm uma opinião negativa sobre seu local de trabalho. Eles estão desconectados da missão, dos objetivos e do futuro da organização. Eles carecem de compromisso com sua posição e responsabilidades. 

É importante entender como lidar com funcionários desinteressados ​​para que suas percepções negativas não afetem a produtividade dos funcionários ao seu redor.

Por que employee engagement é tão importante? 

O engajamento dos funcionários é atraente principalmente por causa de seus benefícios imediatos em retenção, recrutamento, satisfação no trabalho e felicidade dos funcionários. 

Quando os funcionários estão engajados, o esforço aumenta. Os funcionários querem ir além dos requisitos básicos de seu trabalho. Quando líderes e gerentes canalizam essa energia e esforço na direção certa, o engajamento dos funcionários afeta uma série de resultados de negócios.

Isso porque funcionários engajados não têm motivo para procurar trabalho em outro lugar, sabendo que serão reconhecidos por suas contribuições. Eles veem oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira, e isso permite que os funcionários se conectem com o presente e o futuro.

Funcionários engajados olham para toda a empresa e entendem seu propósito, onde e como se encaixam. O engajamento é um diferencial importante quando se trata de crescimento e inovação. 

Além disso, as expectativas dos funcionários mudaram e a retenção dos melhores talentos está mais difícil do que antes. Uma empresa que possui uma estratégia eficaz de engajamento dos funcionários e uma força de trabalho altamente engajada tem mais probabilidade de reter os melhores desempenhos e também de atrair novos talentos. Veja como manter o engajamento dos colaboradores.

Employee engagement: como mensurar? 

As pesquisas de engajamento dos funcionários foram desenvolvidas especificamente para medir o desempenho, o alinhamento estratégico, a competência e a satisfação dos colaboradores. 

As pesquisas de engajamento devem ser validadas estatisticamente e comparadas com outras organizações para fornecer resultados úteis. 

O engajamento pode ser medido com precisão com pesquisas curtas que contêm apenas algumas perguntas, mas essas pesquisas curtas podem apenas fornecer uma indicação se os funcionários estão engajados. 

Também é preciso explicar por que os funcionários estão engajados ou desinteressados. Sem informações suficientes, uma organização não pode desenvolver atividades, programas de treinamento, estratégias e iniciativas significativas para aumentar os níveis de engajamento.

Para obter uma imagem completa do envolvimento dos funcionários, uma pesquisa deve incluir cerca de 50 a 80 perguntas que cubram uma gama completa de tópicos relevantes. Também deve haver perguntas abertas para diagnosticar melhor os problemas de engajamento em potencial em uma empresa.

As pesquisas de ciclo de vida dos funcionários também permitem a coleta de feedback dos funcionários durante os momentos-chave de sua gestão na organização. Veja os exemplos a seguir.

  • O que os novos contratados acham do seu processo de integração? Qual foi a percepção deles nas marcas de 30, 60 e 180 dias? Qual é a visão deles sobre o futuro?
  • Por que os funcionários ainda trabalham na sua empresa? O que poderia levá-los a partir? O que pode ser feito para evitá-lo?
  • Por que um funcionário deixou sua organização? Como a rotatividade impactou os funcionários restantes? O que você pode fazer para impedir que outras pessoas saiam?

Quais são as características de um funcionário engajado? 

De acordo com uma pesquisa de tendências de engajamento dos funcionários, feita pelo Quantum Workplace, um software de engajamento de profissionais, existem dez principais frases que um funcionário engajado diria. Veja a seguir.

  • Meu trabalho me permite utilizar meus pontos fortes.
  • Confio em nossos líderes seniores para liderar a empresa para o sucesso futuro.
  • Acredito que esta organização terá sucesso no futuro.
  • Acho meu trabalho interessante e desafiador.
  • Os líderes seniores desta organização valorizam as pessoas como seu recurso mais importante.
  • Minhas opiniões parecem contar no trabalho.
  • Se eu contribuir para o sucesso da organização, sei que serei reconhecido.
  • Vejo oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira para mim aqui.
  • Os líderes seniores desta organização demonstram integridade.
  • Tenho as informações de que preciso para fazer bem meu trabalho.

Além disso, um funcionário engajado se mostra otimista, procura soluções envolvendo o time, sempre quer ir além, demonstra paixão pelo aprendizado, consegue repassar créditos e aceita críticas. 

Como incentivar employee engagement?

O engajamento dos funcionários vai além de atividades, jogos e eventos. O envolvimento do funcionário impulsiona o desempenho. O engajamento dos funcionários é influenciado por muitos fatores – desde cultura do local de trabalho, comunicação organizacional e estilos gerenciais até confiança e respeito, liderança e reputação da empresa. 

Em combinação e individualmente, os profissionais e gerentes de RH desempenham papéis importantes para garantir o sucesso das iniciativas de engajamento dos funcionários da organização. Veja dicas de como desenvolver um funcionário mais engajado na companhia.

Metas do funcionário

As metas ajudam a garantir que cada funcionário e cada equipe entendam suas contribuições para o sucesso organizacional. Capacite suas equipes para definir, rastrear e cumprir metas com o software de gerenciamento de metas.

Reconhecimento de funcionário

Os funcionários desejam reconhecimento por suas contribuições. Na verdade, o reconhecimento é sempre um dos principais impulsionadores do engajamento dos funcionários. Descubra ótimos trabalhos e compartilhe histórias de sucesso em sua organização com um software de reconhecimento de funcionários.

Feedback do funcionário

Uma cultura de feedback contínuo pode acelerar o crescimento individual, de equipe e organizacional. Use o feedback de funcionários para aumentar a confiança, impulsionar o desempenho e ajudar seus gerentes a serem melhores treinadores.

Avaliações de talento

A fim de nutrir e desenvolver talentos, líderes e gerentes precisam de uma visibilidade clara do pool de talentos da organização para que possam tomar decisões informadas sobre como manter e desenvolver talentos-chave. Use ferramentas de revisão de talentos que tornem esse processo ágil, colaborativo e orientado por dados.

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