É bem verdade que, hoje em dia, muitas empresas valorizam, cada vez mais, profissionais que tenham alta performance. Porém, muito se confunde o que realmente é performar na sua máxima capacidade com a quantidade de horas trabalhadas.

Como ter alta performance no trabalho? Foto: Reprodução/FreePik

Produzir mais não quer dizer trabalhar mais – pelo contrário, pode ser que você trabalhe menos. Isso é possível porque ter alta performance no trabalho está mais relacionado com o seu foco e com o que você faz enquanto está trabalhando do que ficar horas na frente do computador, por exemplo, enquanto perde tempo com pequenas distrações.

O que é alta performance?

Ser um profissional de alta performance não está relacionado ao fato de você ser o primeiro a chegar no escritório e o último a sair – muito pelo contrário. Ser um profissional com alta capacidade de produzir está intrinsecamente ligado ao fato de bater metas e entregar resultados acima do esperado.

Se você quer se sobressair como profissional na sua equipe, saiba que um dos requisitos para ser considerado um profissional de alta performance é superar as expectativas e entregar mais do que é pedido que você faça. Além disso, é muito importante participar do crescimento da empresa com ideias inovadoras e auxiliando os colegas – realmente ter aquele espírito de “vestir a camiseta”.

Como se tornar um profissional de alta performance?

Ser um profissional de alto desempenho poderá trazer diversos benefícios para a sua carreira, já que você, provavelmente, conseguirá mais promoções e destaque na empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você se tornar um profissional de alta performance.

Invista no seu conhecimento

Fazer cursos, ler  livros de desenvolvimento pessoal e participar de eventos para adquirir experiências e capacitação são o primeiro passo para lhe tornar um profissional de alta performance. Profissionais que desempenham acima da média são altamente capacitados, ou seja, não param de aprender nunca.

Além de isso fazer com que você não “pare no tempo” na sua área, também fará com que você aumente o seu leque de repertório e, consequentemente, de inovação para a empresa.

Saiba delegar

Saber delegar tarefas é uma das habilidades do colaborador de alta performance. Muitas vezes, a quantidade de trabalho que vamos acumulando é tanta que, não é nem pelo fato de que não somos bons no que fazemos, mas sim porque não temos tempo de fazê-lo.

Por isso, contar com pessoas competentes na equipe e nas quais você confie, poderá ajudar a aumentar o seu desempenho no trabalho. Saiba organizar-se para poder cobrar as atividades depois e, se precisar, treine os seus colaboradores.

Venda a sua imagem

Não tenha medo de falar sobre si mesmo. Contar dos cursos que você está fazendo, suas realizações, projetos que você se envolveu, metas que alcançou, entre outros, ajudarão você a vender os seus serviços. Divulgar suas conquistas poderá ser a porta de entrada para que outras pessoas conheçam o seu trabalho.

Analise o seu comportamento no ambiente de trabalho

Às vezes, o seu baixo rendimento pode não estar associado à falta de tempo, mas de organização. Comece a prestar atenção no seu dia a dia do trabalho: quantas horas você, de fato, rende? Quantas vezes mexe no celular ou se distrai com outras coisas?

Um primeiro passo para se tornar um profissional de alta performance pode estar justamente numa reorganização da sua rotina para que você seja mais produtivo durante o mesmo tempo.

Veja nossa entrevista com um especialista em terapia comportamental e neurociência sobre como melhorar a produtividade:

Seja uma pessoa confiável

Para que você se torne um profissional de alto desempenho, precisa fazer com que sua equipe e os outros colaboradores da empresa possam confiar em você, pois ninguém alcança o pódio sozinho. Por isso, assuma todas as responsabilidades que você se comprometer a realizar.

Porém, cuidado: com a ânsia de produzir cada vez mais, você poderá estar assumindo mais responsabilidades do que consegue tomar conta. Neste sentido, ou você vai deixar de realizar suas tarefas, decepcionando sua equipe, ou vai abrir mão da qualidade do seu trabalho para conseguir entregar tudo, tornando-se menos produtivo.

Saiba dizer “não”

O segredo da disciplina são os “nãos” que conseguimos dizer. Por isso, saber gerenciar o seu tempo e dizer não para alguma tarefa que você não conseguirá entregar, pode ser primordial para se tornar um profissional de alta performance.

Além disso, saiba gerenciar o tempo do seu time também e não esqueça de delegar tarefas quando julgar necessário.

Saiba se expressar

Ter uma excelente habilidade de comunicação com todas as pessoas da empresa é uma das características do profissional de alta performance. Saber se expressar bem, dizer objetivamente o que precisa e compreender o que pedem pra ele é primordial para manter relações profissionais confiáveis.

Tenha metas pessoais

Um excelente profissional focado no seu alto desempenho no trabalho, também sabe que vida pessoal e profissional não andam separadas. Por isso, criar metas pessoais e superá-las irá amadurecer a sua personalidade e, consequentemente, isso refletirá no seu desempenho profissional.

Como ser um profissional de alta performance? Foto: Reprodução/FreePik

Para se tornar um profissional de alta performance, você precisa, primeiramente, enfrentar seus medos e superar seus limites. No meio desse processo, não deixe de aprender mais, melhorar a sua comunicação e aprender a confiar na sua equipe.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.