Devido à pandemia, mais de 70% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram o home office. Entretanto, quando o assunto é como medir a produtividade da equipe durante este período, muitos gestores estão com dificuldades, o que pode gerar baixa motivação no trabalho

Sabemos que o mercado é competitivo e nunca para, sendo necessário – mais do que nunca – encontrar maneiras de mensurar os resultados, tanto positivos, quanto negativos. 

Entenda a importância de medir a produtividade de uma equipe no atual momento e cinco ferramentas para colocar em prática! 

Por que medir a produtividade?

Analisar a produtividade da equipe é fundamental para ficar a par dos resultados e determinar os próximos passos da empresa. 

Desse modo, caso algum aspecto não esteja indo bem, é possível traçar outro plano e não insistir no mesmo erro. Já em uma situação contrária também é viável reconhecer uma estratégia que está trazendo bons resultados e mantê-la. 

Ferramentas para medir a produtividade da equipe em home office

Saiba cinco maneiras de medir a produtividade à distância para alavancar os resultados da sua empresa, além de aumentar o engajamento!  

#1 Promova reuniões virtuais

 produtividade da equipe em home office

Uma boa comunicação é a chave para qualquer empresa e contribui para a redução do absenteísmo. Por isso, promover reuniões virtuais é bastante eficiente, tornando possível que os colaboradores apresentem os sucessos, as dificuldades, propostas e dúvidas. 

Existem por aí diversos aplicativos que reúnem dezenas de pessoas em uma só chamada de vídeo, como Zoom, Hangouts e Skype. 

#2 Use o Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento que conta com quadros, listas e cartões para organizar os projetos de uma empresa. Com ele, o gestor pode acompanhar todas as tarefas pendentes, em andamento ou concluídas. 

Além disso, é permitido escrever comentários, adicionar links, salvar anexos, determinar prazos, acrescentar imagens e limitar o acesso. 

#3 Analise prazos e metas

Estabelecer metas e prazos é fundamental para aumentar a produtividade. No entanto, analisar se estão sendo ou foram cumpridos é tão importante quanto. Verifique diariamente o status das tarefas, para se manter atualizado sobre o rendimento da equipe. 

#4 Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisa de satisfação é uma estratégia proativa para receber feedbacks externos, sendo uma maneira de avaliar a experiência do cliente. 

A partir de um feedback, a empresa pode reconhecer pontos positivos e pontos a melhorar, além de entender a produtividade da empresa sob a percepção do cliente. 

#5 Invista em softwares

Com o avanço da tecnologia, foram criados vários softwares que mensuram a produtividade de forma automatizada. Esses sistemas calculam o tempo gasto em cada atividade no desktop do colaborador, como janelas de navegadores, aplicativos, entre outros. Então, por meio desses números, é gerada uma escala de produtividade. 

Agora que você já sabe como medir a produtividade da equipe, confira tudo sobre Employer Branding aqui, no blog da TotalPass!