No cenário atual, as empresas depararam-se com o desafio de manter a cultura da empresa fortalecida e o engajamento dos colaboradores, mesmo à distância. A cultura Organizacional pode ser caracterizada como o conjunto de valores, crenças e comportamentos expressados em um ambiente corporativo.

A cada dia que passa, os líderes preocupam-se cada vez mais com a saúde mental e física de seus colaboradores e nessa perspectiva, abriram-se à novas formas de interação e alternativas de descontração voltadas aos funcionários: palestras online com especialistas em nutrição, psicologia e atividade física, são algumas das iniciativas.

Promover encontros virtuais como happy hours e cafés da manhã, são uma forma de reviver os valores da empresa e despertar o sentimento de pertencimento nas pessoas.

Dicas para manter a cultura organizacional fortalecida:

  • Oferecer bonificação e reconhecimento ao colaborador
  • Implementar uma cultura de feedback eficiente
  • Promover o contato periódico entre líderes e liderados
  • Realizar imersões especiais
  • Disponibilizar de ferramentas de relaxamento e descontração
  • Acolher e cuidar das pessoas
  • Respeitar intervalos de descanso do colaborador
  • Evitar enviar mensagens de trabalho ou e-mails fora do horário comercial
  • Investir em pesquisas de satisfação que deverão ser enviadas periodicamente aos colaboradores

Acima de tudo, para manter uma cultura organizacional fortalecida, é essencial promover a interação e intercomunicação entre os indivíduos. Solicitar a ajuda dos colaboradores para tomar decisões ou trazerem ideias, é uma ótima forma de a liderança a encontrar respostas em um cenário tão incerto. Nesse sentido, nunca foi tão importante nos mantermos unidos e engajados.

Principalmente hoje, fica evidente que o lado pessoal e profissional não se separam e que o nível de qualidade de vida dos colaboradores impacta diretamente seus resultados e sua motivação.

Por isso, a equipe de RH e Liderança possuem um papel fundamental nesse momento: aproximar-se de seus colaboradores e investirem no bem estar daqueles que são a força motora da organização.

Fontes:

https://www.gupy.io/blog/como-manter-cultura-organizacional-forte-home-office
https://www.nube.com.br/blog/2020/04/23/como-manter-a-cultura-organizacional-durante-o-home-office
https://www.mestregp.com.br/2020/03/28/como-manter-a-cultura-organizacional-em-equipes-home-office/
https://crescimentum.com.br/estrategias-para-manter-a-cultura-organizacional-trabalhando-em-home-office/