Diante da atual realidade, o home office tem sido cada vez mais necessário para que as empresas sigam atuando sem o contato físico entre os profissionais. Mesmo que essa seja uma situação emergencial por conta da pandemia do COVID-19, o trabalho remoto já é uma realidade cada vez mais presente nas empresas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa. O home office, destacou o IBGE, teve queda de 2,1% entre 2012 e 2014, cresceu 7,3% em 2015, e voltou a ter queda de 2,2% em 2016. Já entre 2017 e 2018, cresceu em 21,1%.

Dessa forma, construir uma infraestrutura para um teletrabalho de sucesso é fundamental para os gestores e colaboradores. Por isso, preparamos esse passo a passo para ter um time mais produtivo em home office. Confira!

1° passo: O que não fazer durante o home office

Antes de começarmos, é muito importante que você esteja atento ao que não fazer neste momento.

  • Evite verificar se todos estão online a todo momento. É fundamental que você tenha confiança nos seus colaboradores para que as tarefas feitas de forma remota tenham sucesso. 
  • Não meça o sucesso do trabalho em horas. Os objetivos precisam estar alinhados com o time, assim, você pode acompanhar o progresso de cada membro de acordo com cada projeto entregue. 
  • Não tente fazer tudo de uma vez. Monte uma lista diária de prioridades e dedique-se a uma atividade de cada vez. 
  • Cuidado com o excesso de informação. Concentre toda a comunicação em um canal e alinhe as expectativas em tempo real para que nenhuma informação se perca no meio do caminho. 

2° Passo: Esteja presente e à disposição da sua equipe

Presencialmente fica mais fácil apoiar a equipe a qualquer momento do dia. À distância isso pode ser um pouquinho mais complicado.

Por isso, todos os dias, separe um tempo para perguntar a cada membro da equipe se eles precisam de alguma ajuda, mantenha a transparência e ofereça feedbacks construtivos.

Além disso, faça vídeo conferências. As conversas cara a cara – mesmo por meio de vídeos – ajudam a gerar um sentimento maior de contato. Ver os gestos enquanto falam, sorriem e ouvem ajuda na compreensão das informações e evita desentendimentos. Também ajuda a afastar a sensação de solidão neste momento, o que é fundamental. 

3° Passo: Estabeleça metas e prioridades

Passo a passo para ter um time mais produtivo em home office

Uma das maneiras de evitar que o colaborador perca o foco é definindo as metas e prioridades do dia ou da semana, ajudando a organizar o home office do seu time. Uma reunião matinal para alinhar objetivos e responsabilidades ajuda o profissional a focar nas tarefas que são mais importantes.

4° Passo: Não esqueça das ferramentas de gestão de tarefas

Você pode acompanhar a evolução das atividades alinhadas em reunião em ferramentas de gerenciamento de tarefas. Essas ferramentas – como o Trello, Asana e TeamWork – funcionam como um quadro de tarefas no qual você determina quem será responsável, prazo de entrega, descrição da atividade e pode verificar o seu andamento simultaneamente.

5° Passo: Ajude a combater o sentimento de isolamento

Comece a semana com uma mensagem de incentivo, pesquise e envie algumas dicas semanais sobre saúde mental, incentive as videoconferências entre os colegas de trabalho para que eles continuem se sentindo conectados, mesmo à distância.

Incentive-os a fazerem pausas para beberem água/café, fazerem uma refeição leve, relaxarem. Essas pausas são fundamentais para que eles descansem a mente e voltarem mais produtivos.

6° passo: Incentive os colaboradores a praticarem atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos ajuda a combater o sedentarismo, previne contra doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, ajuda a manter o peso ideal, melhora a autoestima e o bem-estar, segundo o Ministério da Saúde.

Uma pesquisa da Universidade de Bath, da Inglaterra, concluiu que a prática de exercícios está relacionada a uma maior quantidade de células responsáveis por reconhecerem e permitirem que o nosso sistema imunológico responda rapidamente a agentes estranhos no nosso corpo, ou seja, a prática regular de atividades físicas pode aumentar a imunidade do seu corpo.

Por isso, incentive a prática de exercícios físicos entre seus colaboradores. A TotalPass criou uma plataforma on-line e gratuita para que todos possam treinar em casa. São diversas modalidades que variam desde o alongamento e o Yoga até treinos mais intensos como os funcionais e de emagrecimento.

7° Passo: Equilibre o trabalho com a vida pessoal

Poder trabalhar de forma remota implica diversos benefícios como evitar grandes e longos deslocamentos para chegar ao escritório. Outra vantagem é que você tem horários de trabalhos mais flexíveis, mas que pode se transformar em uma desvantagem se você não conseguir dosar.

Estabeleça seus próprios horários de início e término, e incentive que a sua equipe faça o mesmo. O ideal é que você e sua equipe combine qual seria o melhor horário para todos, dessa forma fica mais fácil agendar uma reunião, por exemplo.

O horário de almoço também deve ser respeitado. É comum que o profissional que está em casa trabalhe enquanto almoça ou simplesmente esqueça de almoçar por conta das demandas. Por isso, incentive os seus colaboradores a cumprirem o horário de descanso.

8° Passo: Aproveite a flexibilidade

Já que falamos sobre horários flexíveis, nada mais justo que você aproveite esse benefício. Se estiver se sentindo travado em alguma tarefa, por exemplo, faça uma pausa e brinque com o seu bichinho de estimação ou coloque as roupas na máquina de lavar.

Trabalhar de casa não significa que você precisa estar preso à sua escrivaninha. Romper a monotonia é fundamental para permanecer produtivo. Só não esqueça de avisar a sua equipe quando estiver ausente para que ninguém fique te esperando. Incentive-os a fazer o mesmo!

A popularidade do home office só tende a continuar crescendo. Como líder/gestor de negócios, é fundamental ajudar os seus colaboradores a se adaptarem a essa nova realidade e se colocar à disposição mesmo à distância.

Gostou dessas dicas? Acha que esquecemos de alguma informação importante? Conte pra gente nos comentários! Ficaremos felizes em saber.