Uma das muitas definições para a palavra “engajamento” é acreditar naquilo que está sendo feito e não apenas executar porque precisa executar. Por conta disso, saber o nível de engajamento dos seus colaboradores é tão importante, pois ele faz muita diferença na hora de atingir os objetivos e obter resultados. 

Uma pesquisa realizada pela Panorama Engajamento Brasil, em 2018, aponta que 39% das 533 empresas entrevistadas nunca mensuraram o engajamento de seus funcionários. No caso de empresas com menos de 500 colaboradores, esse percentual passa para 49%. 

Para entender melhor sobre a sua importância, continue a leitura e saiba como melhorar o engajamento da sua equipe. 

O que é engajamento de colaboradores? 

Dentro das empresas, engajamento significa a relação entre os colaboradores com o seu trabalho e a corporação em que ele atua. Esse vínculo pode estar relacionado ao âmbito afetivo, emocional e psicológico. 

Qual a importância do engajamento? 

Profissionais engajados são aqueles que estão bem alinhados aos valores, à missão e à visão do negócio. É como se eles fossem os embaixadores da empresa, quanto mais motivado e com sentimento de pertencimento ele tiver, mais ele divulgará a organização. 

Mais do que isso, ele demonstrará preocupação em garantir os melhores resultados, realizando suas atividades rotineiras com dedicação e não se limitando apenas a elas. 

Essas características fazem toda a diferença na hora de alcançar os objetivos da empresa. Hoje, a maioria das organizações buscam profissionais pró-ativos e dedicados, mas é importante notar que um profissional engajado possui essas qualidades potencializadas. 

Como aumentar o engajamento nas empresas? 

A melhor maneira de manter o engajamento é fazer com que os profissionais se sintam valorizados. Para isso, existem algumas medidas que o líder, juntamente com o setor de Recursos Humanos, podem realizar dentro das empresas. 

1 – A comunicação é fundamental 

Converse com os colaboradores da sua empresa. Ouça o que eles têm a dizer sobre a liderança, a equipe, sobre suas funções e até sobre os equipamentos de trabalho. Isso é fundamental para pontuar possíveis melhorias. 

2 – Ofereça feedbacks 

Ainda dentro do tema “comunicação”, os feedbacks são uma excelente ferramenta para manter o profissional engajado. 

A transparência e a clareza são muito importantes para que a sua equipe enxergue em que pontos pode melhorar e em quais ela já é bastante assertiva, ou seja, não se limite às críticas, forneça elogios também. Um simples agradecimento já faz com que o colaborador se sinta valorizado. 

3 – Peça opiniões dos seus colaboradores 

Estabeleça um ambiente seguro no qual o colaborador se sinta à vontade para expressar suas ideias e participar mais ativamente de cada projeto. Isso faz com que ele tenha mais liberdade na hora de executar o seu trabalho, visto que as ideias podem ter tomado partido dele. Consequentemente, o profissional se torna mais animado e engajado. 

4 – Invista em seus funcionários 

Para que uma empresa alcance seus objetivos, precisa pensar nas pessoas que vão fazer isso acontecer: seus colaboradores. Investir em benefícios corporativos é uma maneira eficaz de mantê-los engajados. 

Além dos benefícios corporativos tradicionais, que são considerados praticamente essenciais em um emprego, como vale refeição, vale transporte e plano de saúde, você pode oferecer outros que podem agregar ainda mais. 

Um bom exemplo disso é a TotalPass – um benefício corporativo que oferece academias de qualidade por preços mais acessíveis aos colaboradores das empresas credenciadas. Essa é uma maneira de manter o profissional engajado e ainda oferecer melhoria na qualidade de vida de cada um. Crie uma cultura empresarial no qual as pessoas são motivadas e o estilo de vida saudável é encorajado. 

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre engajamento ou tem alguma outra dica que gostaria de incluir? Deixe nos comentários. Ficaremos felizes em te ajudar. Para receber mais artigos como este, assine a nossa Newsletter.