Passa ano, entra ano, a quantidade de espaços fitness vem aumentando cada vez mais no Brasil e ao redor do mundo. Por isso, se você deseja abrir este modelo de negócio, é preciso ter em mente que existem alguns tipos de academia que podem ser oferecidos aos seus futuros alunos. 

tipos de academia
Está em dúvida de qual academia abrir? Saiba mais!

Entender as particularidades de cada academia é muito importante antes de abrir o seu negócio. Afinal, com um mercado cada vez mais aquecido e, sobretudo, competitivo, diferenciar-se é a grande jogada para o sucesso. 

Por isso, se você deseja abrir a sua própria academia, nós responderemos algumas dúvidas sobre o assunto: 

Vamos lá?

Investir ou não investir em uma academia?

pessoas rindo na academia
Investir em academia ou estúdio fitness é uma ótima oportunidade para atrair clientes e lucrar mais

Com tantas academias, estúdios fitness e parceiros de bem-estar espalhados por todo o Brasil, será que ainda vale a pena investir neste modelo de negócio para os próximos anos? 

Se você já ficou em dúvida sobre isso, nós temos uma boa notícia: vale muito a pena, pois é uma ótima oportunidade de investimento, uma vez que é um modelo de negócio que está crescendo anualmente devido ao aumento de pessoas que estão em busca por espaços que valorizam e cuidam da saúde e do bem-estar, tanto físico quanto mental.

Além disso, a título informativo, o Brasil ocupa a segunda posição entre os países em que as pessoas vão à academia, independente da modalidade esportiva, para cuidar da saúde física. No que diz respeito à quantidade de estabelecimentos fitness, o país conta com mais de 30 mil unidades oficiais, perdendo a primeira posição apenas para os Estados Unidos. 

Conforme dados da Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e divulgada na Agência Brasil, 52% da população brasileira raramente ou nunca praticam alguma modalidade de atividade física. No entanto, das pessoas que se exercitam:

  • 22% diariamente;
  • 13% até três vezes por semana;
  • 8% até duas vezes por semana.

Considerando que boa parte das pessoas não praticam atividade física, essa é uma ótima oportunidade para investir numa academia de musculação ou de qualquer outro segmento, visando atender todas as necessidades desse público. 

Quais são os tipos de academia?

academia com halteres
Conheça os diferentes tipos de academia

Antes de abrir uma academia, é importante conhecer os diferentes tipos presentes no mercado fitness, né? Pensando nisso, nós explicaremos sobre quatro modelos: low cost, full service, boutique e nicho. 

Low cost 

Academia low cost, também conhecida como academia de baixo custo, é um modelo de negócio criado para que o dono do estabelecimento não tenha gastos surpresas com mão de obra e/ou manutenção, visto que, desde a montagem do espaço, é pensado em todos os detalhes de infraestrutura e equipamentos.

No que diz respeito às características da academia low cost, é considerada uma academia relativamente grande, com muitos equipamentos e acessórios e, sobretudo, com mensalidades mais atrativas, ou seja, mais baratas em relação aos estúdios fitness premium. 

No entanto, é um modelo de negócio que conta com poucos profissionais de educação física à disposição dos alunos, porque o objetivo é deixar os alunos à disposição pelo espaço, tendo como exemplo as academias de rede.

Full service 

Como o próprio nome diz: “serviço completo”, pois diferente do primeiro modelo de academia, o full service oferece aos alunos uma experiência mais completa em relação aos serviços disponíveis, ou seja, tem mais opções de modalidades esportivas. Em alguns casos, é possível encontrar funcional, yoga, natação, circuito funcional, dança, jump, spinning e treinos coletivos, visando atender aos mais variados públicos.

Além disso, é um estilo de academia que possui uma grade horária maior em comparação ao modelo low cost e, sobretudo, com professores em abundância, pois é preciso atender todas as demandas dos alunos e dos serviços oferecidos. 

Boutique 

Antigamente, era muito falado sobre academia premium, sendo que, na verdade, o nome correto para este modelo de negócio é boutique. 

Sendo assim, a academia boutique é um modelo de negócio fitness mais selecionado, pensado para proporcionar uma experiência única e personalizada para os seus clientes, ou seja, um novo estilo de vida para quem frequenta o local, diferenciando-se da concorrência pela qualidade. 

Por isso, é uma academia que conta com uma infraestrutura moderna, diferenciada, inovadora e luxuosa, prometendo trazer conforto do início ao fim. É um espaço que conta com serviços de alto padrão, como, por exemplo, spa, banheiro privativo, produtos de higiene pessoal, secador de cabelo, lanchonete, entre outros serviços que você não encontra numa academia ou estúdio fitness convencional. 

Além disso, o número de alunos tende a ser menor, porque algumas unidades desse segmento colocam limite de alunos por aula ou turno, sendo necessário fazer agendamento. Em relação ao valor da mensalidade, é pensado para atender um público de maior poder aquisitivo. 

Nicho 

Diferente das três últimas opções, que oferecem muitos serviços, a academia de nicho é focada em um público específico. Portanto, em vez de ter muitas opções de serviços, focam em uma única modalidade para atender as necessidades dos seus clientes, o que pode ser positivo.  

Pode ser uma academia voltada para a melhor idade (pessoas acima dos 60 anos), bem como um espaço focado apenas em eletroestimulação, dança contemporânea, taekwondo, entre outras opções para atender um público específico. Sendo assim, é considerado um espaço referência no assunto, pois os profissionais contratados são especialistas naquele serviço oferecido.

Lembrando que o valor da mensalidade pode ser alto também. Por isso, é importante entender qual público deseja atingir e como está a procura por aquele serviço na sua cidade. 

Quatro modelos diferentes, né? A verdade é que todos os tipos de negócio são bem-vindos, afinal, o mercado fitness está crescendo cada vez mais. Por isso, antes de abrir uma academia, entenda qual público você deseja atingir para que o seu negócio prospere.