Para muitas pessoas, acordar mais cedo pode ser um grande desafio, enquanto para outras, é considerado normal.Há inúmeros benefícios em acordar cedo, já que o ser humano é matutino e, de acordo com o ciclo circadiano, devemos dormir durante à noite para nos despertarmos pela manhã.

acordar mais cedo traz beneficios
Benefícios de acordar cedo. Imagem: Reprodução: Freepik.

Recentemente, o Clube das 5 da Manhã ganhou bastante relevância nas redes sociais. Muitos adeptos do clube alegam ter melhorado sua produtividade ao mudar os seus hábitos para acordar mais cedo. Porém, você deve avaliar se isso é realmente para você, pois pode não ser para todo mundo.

Quais são os benefícios de acordar cedo?

É inegável, porém, que realmente há benefícios em acordar mais cedo. Veja alguns que listamos para você.

Aumento da produtividade

Ao acordar mais cedo, nossa produtividade no trabalho e nos estudos tende a sofrer uma melhora. Isso porque, durante a manhã, temos mais tranquilidade e concentração para tomar decisões, além de diminuir a ansiedade e estresse por haver mais tempo para você se planejar para o dia e não precisar “sair correndo” porque está atrasado.

Equilíbrio do relógio biológico

Durante a noite, o nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina, que é responsável pela qualidade do nosso sono. Já pela manhã, começamos a produzir cortisol, que serve para nos deixar mais ativos. Assim, acordar mais cedo também faz com que durmamos mais cedo e, assim, conseguimos ajustar o nosso ciclo circadiano.

Tempo para o exercício físico

Você já experimentou exercitar-se pela manhã? A prática de exercício físico libera endorfina, que é a substância responsável pela sensação de alegria e bem-estar, diminuindo o estresse e deixando a pessoa mais alerta. Ou seja, praticar uma atividade física pela manhã já lhe deixará mais alerta e produtivo para o dia, fazendo você render ainda mais no trabalho, com muito mais clareza mental.

Há diversos exercícios físicos que você praticar, além da musculação: corrida, caminhada, alongamento, yoga. A lista é infinita e você não precisa fazer um grande esforço físico logo pela manhã – ainda mais se está recém se acostumando a acordar mais cedo.

Café da manhã com calma

Outro benefício de acordar mais cedo é poder apreciar o seu café da manhã. Isso porque, quando você tem tempo, pode realmente saborear o café e aproveitar para fazer uma meditação sobre o seu dia. Não ter pressa por estar atrasado pode lhe dar uma paz para o resto do dia, ao invés de já ter aquela sensação de alerta.

Como começar a acordar mais cedo?

Você se convenceu da importância de acordar mais cedo e resolveu mudar os seus hábitos. Esse já é o primeiro passo para implementar essa nova rotina, mas quais outras atitudes tomar?

O segundo ponto importante é você não mudar os seus hábitos bruscamente. Ou seja, ao invés de mudar o seu despertador das 8h para às 5h, comece diminuindo entre 15 e 20 minutos por dia. Se você mudar abruptamente, você se sentirá mais cansado durante o dia, fazendo com que você desista rapidamente da mudança.

Outro fator importante é não tomar cafeína ou qualquer outro estimulante depois das 14h. Isso porque a cafeína costuma ficar em nosso corpo entre 5 e 6 horas após sua ingestão e, ao começar a acordar mais cedo, você também precisará dormir mais cedo.

Além disso, desapegue de rótulos como “Clube das 5 da Manhã”. Entenda a sua rotina e adeque o que for melhor para você – e pode ser diferente para cada um!

Acordar mais cedo: é para mim?

Após fazer os testes de mudança de rotina para acordar mais cedo, analise se funcionou para você. Apesar de, biologicamente, sermos “programados” para dormirmos com o pôr-do-Sol e acordarmos com o nascer do Sol, pode ser que o seu organismo não esteja mais adaptado a essa realidade.

Por isso, verifique se você realmente conseguiu ficar mais produtivo no trabalho e nos estudos e se conseguiu encaixar uma rotina de exercício físico. Caso você sinta sono o dia inteiro e ainda tenha deixado de estudar ou se exercitar, talvez o mais adequado seja você retornar ao seu antigo hábito.


Alguns livros que podem lhe ajudar nesse processo são os livros O Clube das 5 da Manhã, de Robin Sharma, e O Milagre da Manhã, de Hal Elrod. Porém, lembre-se: acordar mais cedo realmente traz mais benefícios, mas o mais importante é o que funciona para você.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.