Em um mundo onde a transparência, o respeito à diversidade e a responsabilidade social são valores cada vez mais reivindicados, as empresas preocupam-se em como estabelecer uma relação de confiança com os colaboradores e no ambiente de trabalho.

Muitas delas estão investindo em Canais de Denúncia Corporativos como forma de comunicar casos de má condutas e comportamentos inadequados dentro da organização.

Como funcionam os canais de denúncia corporativos?

Hoje, há serviços terceirizados que oferecem uma plataforma onde os colaboradores podem relatar situações de incômodo, constrangimento, bullying, discriminação ou qualquer forma de abuso nas relações ou ambiente de trabalho.

Ainda, estas plataformas viabilizam denúncias anônimas que não poderão ser visualizadas pela equipe do relator ou pela pessoa mencionada no relato.

A implementação de um canal de denúncias corporativo faz parte ações internas de Compliance. O termo é utilizado para designar o conjunto de medidas voltadas para fazer-se cumprir normas, regulamentos, políticas e diretrizes dentro de uma empresa.

Programas de integridade corporativa são muito bem vistos pelos consumidores, uma vez que demonstram a preocupação da empresa com os colaboradores.

Outras vantagens são:

  • Melhoria de processos internos e externos;
  • Engajamento e motivação de pessoas;
  • Transparência na gestão;
  • Redução de riscos do negócio;
  • Ambiente de trabalho acolhedor e integrativo;
  • Insights de ações preventivas;
  • Combate à fraudes e condutas antiéticas.

De acordo com o canal de denuncia corporativo SafeSpace, “entre os profissionais de RH no Brasil entrevistados no LinkedIn, 78% acreditam que o combate ao assédio e a discriminação é uma pauta muito importante para o futuro da área”.

Nessa perspectiva, os responsáveis pela gestão de pessoas dentro de uma empresa estão cada vez mais cientes da importância de preparar e qualificar uma equipe voltada ao bem-estar dos colaboradores, além de que, um ambiente de trabalho hostil, pode prejudicar significativamente o alcance de resultados.

A exposição de condutas inapropriadas é preliminar para que esses episódios não voltem a se repetir. Ao compartilharmos situações que aconteceram com a gente, abrimos espaço para que outras pessoas se sintam à vontade em fazer o mesmo.

Apenas dessa maneira será possível construir ambientes de trabalho íntegros, focados em acolher todas as pessoas.

Algumas das Plataformas de Denúncias disponíveis hoje:

https://legaletica.com/
https://www.safe.space/
https://recursos.clickcompliance.com/

Fontes:

https://canaldedenuncias.blog.br/implementando -um-canal-de-denuncias/
https://legaletica.com/
https://omd.com.br/blog/canal-de-denuncia/