Aplicar os princípios de ergonomia no trabalho traz muitas vantagens, tanto para os líderes, quanto para os colaboradores, proporcionando o bem-estar geral. No entanto, muitas empresas ainda não conhecem os seus fundamentos e benefícios.

Saiba mais detalhes sobre a ergonomia no ambiente de trabalho e os sete benefícios de aplicá-la na rotina corporativa!

Afinal, o que é ergonomia no trabalho?

O conceito de ergonomia no ambiente de trabalho está associado ao estudo da relação entre o homem e a execução do seu trabalho, com o objetivo de aumentar o conforto, a satisfação e a saúde.

Existem três tipos de ergonomia no trabalho: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

A ergonomia física avalia aspectos como postura, movimentos e manuseio de objetos, a fim de evitar riscos ergonômicos no trabalho, como doenças ocupacionais. Já o segmento cognitivo estuda os fatores relacionados à memória, raciocínio, entre outros, além de buscar formas para amenizar índices de depressão e ansiedade.

Por fim, a ergonomia organizacional engloba o gerenciamento de pessoas e as formas de comunicação com os colaboradores.

Quais são os benefícios da ergonomia no trabalho?

Veja as sete vantagens de aplicar as técnicas de ergonomia!

#1 Promove a qualidade de vida

importância da ergonomia no trabalho

Ao tomar medidas que visam preservar a saúde física, mental e emocional, aumenta-se a qualidade de vida no trabalho. Entretanto, a conscientização da equipe em relação aos princípios da ergonomia no trabalho é uma etapa muito importante do processo.

É necessário transmitir algumas orientações aos colaboradores, como manter a coluna ereta, respeitar a zona de conforto, evitar posturas estáticas, reduzir o excesso de força e de movimentos. 

#2 Valoriza o profissional

Com a aplicação das dicas de ergonomia no trabalho, o profissional se sentirá cuidado e valorizado, o que pode aumentar a sua autoestima e o sentimento de ser parte de uma equipe.

#3 Aumenta a produtividade

Como consequência dos itens citados anteriormente, é possível observar o aumento do engajamento do colaborador. Assim, ele passará a ter prazer em desenvolver suas competências e conquistar cada vez mais resultados positivos.

#4 Evita ausências e afastamentos

Uma das prioridades da ergonomia no trabalho é diminuir a incidência de problemas de saúde e desconfortos causados pelas condições de trabalho. Desse modo, a frequência de atestados e desligamentos poderá ser reduzida.

#5 Contribui para a saúde mental e emocional

Atualmente, problemas como depressão, estresse e ansiedade relacionados ao trabalho são muito comuns. Por isso, a ergonomia é uma ótima alternativa para combatê-los e para o desenvolvimento da inteligência emocional.

#6 Evita despesas

Aplicar a ergonomia correta no ambiente de trabalho é fundamental para evitar gastos com indenizações em decorrência de acidentes ou incapacidades físicas que possam impedir o colaborador de exercer sua função.

#7 Atrai clientes

Os valores de uma empresa são aspectos indispensáveis para atrair clientes, e, ao se tornar uma empresa ergonômica, a imagem institucional é valorizada. No entanto, é preciso realmente aplicar esses valores na rotina empresarial.

Melhore a qualidade de vida com a TotalPass

Agora que você já sabe a importância, saiba como funciona a TotalPass, um benefício corporativo que proporciona o acesso às melhores redes de academias!