A rotina de trabalho pode ser muito desgastante em alguns casos. Você chega ao escritório de manhã cedo, saindo ao final da tarde (ou, às vezes, até de noite), só faz intervalo na hora do almoço (ou nem isso) e sente que não foi um dia produtivo. Porém, fazer intervalo no trabalho pode ajudar a aumentar a sua produtividade, além de diversos outros benefícios.

Benefícios de fazer intervalos no trabalho
Benefícios de fazer intervalos no trabalho. Imagem: Reprodução: Freepik.

Muitos profissionais acreditam que trabalhar sem fazer pausas fará com que eles produzam mais, porém não foi isso que um estudo realizado pelo Draugiem mostrou. O tempo total da jornada de trabalho é menos importante do que como ela está estruturada. Ou seja, com um bom planejamento e organização das tarefas diárias, incluindo pequenas pausas, pode fazer com que os colaboradores sejam mais produtivos e fiquem menos cansados.

Quais são os benefícios de fazer intervalo no trabalho?

Há diversos benefícios de se fazer pequenos intervalos durante o trabalho. Fazer pausas na jornada pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a concentração, melhorar a criatividade e tomar melhores decisões. Além disso, faz com que os colaboradores se tornem muito mais produtivos.

As pequenas pausas também ajudam os colaboradores a aumentarem o foco, já que uma mente descansada é, naturalmente, mais eficiente. Outro ponto relevante é o fato de melhorar a memória, pois o cansaço mental pode prejudicar a consolidação das informações que obtivemos durante o dia, fazendo com que as esqueçamos.

Porém, não são só bloqueios criativos que o intervalo no trabalho ajuda a melhorar. Há diversos sintomas físicos que o esgotamento pode desencadear, tais como nódulos de tensão no pescoço, dor de cabeça e nas costas, fadiga ocular e lesões por esforço repetitivo. Em casos mais graves, pode-se ter paralisia da face, ansiedade e depressão.

Como implementar intervalos no trabalho?

O primeiro ponto importante a ressaltar é que os intervalos no trabalho não devem ter longas durações. Ou seja, não estamos falando para você relaxar e assistir um filme no meio da tarde, mas sim fazer pequenas pausas de 5 a 10 minutos para tomar um café, conversar com os colegas ou respirar um ar puro.

Além disso, é muito importante que este intervalo seja um tempo de qualidade, para que você consiga descansar. Rolar o feed das redes sociais, muitas vezes, pode ser mais prejudicial do que ajudar você a relaxar – pelo contrário, pode fazer com que você fique ainda mais agitado. Por isso, planejar-se como irá fazer a pausa na jornada é tão importante quanto efetivamente fazê-la.

Planeje-se e organize-se

É muito importante que os intervalos no trabalho não se tornem em procrastinação. Faça intervalos inteligentes e os torne em hábitos, fazendo sempre no mesmo horário e pelo mesmo tempo. Porém, também aprenda a ser flexível: caso surja uma reunião, modifique o horário do seu intervalo.

Separe as pausas durante o dia

Faça intervalos de 5 a 10 minutos em cada período do dia. Tente separar alguns minutos pela manhã e pela tarde. Caso você ainda trabalhe durante a noite, lembre-se de fazer o intervalo no trabalho também.

Faça um “jejum intermitente” do trabalho

Pegando uma referência da nutrição, tente praticar o “jejum intermitente” no trabalho. O que isso significa? Concentre as horas de trabalho num período determinado e tente evitar pequenas atividades antes de dormir e logo ao acordar.

Experimente o método “pomodoro”

Um dos grandes inimigos da produtividade no trabalho é a procrastinação, isso porque acredita-se que muitas horas de trabalho significam maior eficácia – mas é justamente ao contrário.

Evitar fazer pequenas pausas pode, inclusive, aumentar a procrastinação. Por isso, uma boa estratégia para melhorar a eficiência no seu trabalho é utilizar o método pomodoro, que nada mais é do que dividir a sua concentração em blocos: trabalhe a cada 25 minutos sem pausa e coloque o relógio para despertar. Assim que um ciclo acabar, faça uma pequena pausa e depois volte para mais um bloco.

Fazer intervalos no trabalho poderá aumentar a sua produtividade, por isso não negligencie os pequenos descansos. Porém, é muito importante que você se organize para que não prejudique reuniões e prazos de entrega.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.