Diante de uma rotina corrida, no qual é preciso conciliar trabalho, estudo e/ou família, a saúde das mulheres, em muitos casos, acaba ficando em segundo plano. Um dos grandes vilões para a qualidade de vida mercado de trabalho é o estresse excessivo gerado no dia a dia. 

Seja no trajeto para o trabalho, nos pequenos conflitos internos, no trabalho acumulado ou em diversos outros fatores que se acumulam ao longo de sua jornada, eles acabam por influenciar em sua vida dentro e fora do trabalho.

Neste artigo, apresentaremos uma série de dicas e tendências que vão te auxiliar durante sua jornada de trabalho, evitando estresse e problemas futuros. Vamos lá? 

Estresse: o principal vilão da sua saúde

As dores de cabeça se tornaram mais frequentes na sua rotina ou um incômodo sem ligação com nenhuma doença começou a aparecer? O estresse pode se manifestar de diversas maneiras em nosso corpo e nem sempre ele será facilmente diagnosticado. 

Segundo especialistas, o estresse é muito presente na vida das mulheres, principalmente porque a sociedade exige que elas sejam multitarefas – trabalho, estudo, casa, família – todos esses pontos ainda sobrecarregam a maioria da população feminina. 

Uma das maneiras de conter o estresse, é buscar soluções para que a rotina fique mais confortável e leve. Confira essas dicas: 

Busque um ambiente confortável

Um ambiente desconfortável torna todo o trabalho mais estressante. Não se sentir bem onde realiza suas atividades é o primeiro indício de que algo está errado, podendo interferir na saúde da mulher.

O ambiente, na maioria dos casos, é fornecido pela empresa, que tem como papel entregar o local e as ferramentas adequadas para o colaborador exercer suas atividades com a melhor qualidade.

Em alguns casos, a prática do home office é oferecida como benefício corporativo pela empresa. Neste caso, o ambiente deve ser planejado pelo colaborador, visando conforto e praticidade para realizar seu trabalho com maestria.

Crie uma agenda organizada

Muitas mulheres ativas no mercado de trabalho exercem, além de sua tarefa principal, uma série de outras que acabam por interferir em seu rendimento, seja com estudos, filhos, entre outras coisas. Quando essas tarefas se acumulam, a organização é fundamental para evitar um estresse no futuro.

Criar uma rotina e uma agenda organizada facilita muito o dia a dia. Ter a simples noção do que vai ocorrer em seguida a cada atividade torna os trabalhos mais produtivos, visto que você sabe quantas horas pode eleger para cada atividade e sua vida fora da empresa fica mais dinâmica e organizada.

Existem diversos aplicativos e até mesmo a agenda do seu smartphone podem facilitar essa tarefa. Basta criar o hábito de anotar e acompanhar diariamente todas as atividades. 

Priorize uma boa alimentação

Muitas vezes, a saúde é esquecida em meio a uma rotina tão atarefada. Priorizar uma alimentação adequada é fundamental para a saúde da mulher e separar horários demarcados para as refeições já facilita a melhora da alimentação.

Muitas empresas disponibilizam locais adequados para a refeição de seus colaboradores, influenciando na prática de trazer seus alimentos de casa e evitando a alimentação em restaurantes ou fast foods – costume esse que, além de melhorar sua alimentação e saúde, também auxilia em suas economias, pois cozinhar em casa se torna muito mais barato do que comer fora todos os dias.

Para facilitar o seu cotidiano, você pode deixar diversas opções de marmitas prontas para a semana e deixar no congelador. Outra opção rápida e fácil são as saladas no pote. Você pode deixar várias opções montadas, pois além de serem rápidas, são muito saudáveis. 

Pratique atividades físicas

Parte dos benefícios corporativos fornecidos pelas empresas conta com academias, que oferecem planos bem mais acessíveis – como funciona a Total Pass, que disponibiliza uma série de academias de qualidade, com planos acessíveis para todos os colaboradores.

As atividades físicas recorrentes têm um papel fundamental na saúde da mulher, melhorando sua saúde mental ao combater o estresse, além de oferecer:

  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
  • Melhora da saúde mental e do humor
  • Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
  • Melhora em quadros de depressão;
  • Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • E muito mais! 

Com todas essas dicas, você, mulher, cuidará muito melhor da sua saúde e aumentará sua qualidade de vida, melhorando diversos aspectos da sua rotina.