Em tempos de isolamento social, pandemia, tantas notícias negativas e preocupações, é natural que os colaboradores se sintam tensos e ansiosos, o que pode afetar tanto a saúde do corpo, quanto da mente. Por isso, o post de hoje é sobre Corpo e mente em equilíbrio: Como funciona essa relação? Confira!

Até porque estamos vivendo uma situação única, no qual ninguém tem uma experiência prévia. Não existe um manual de como lidar com essa situação. Mas sabemos que mais do que nunca, é fundamental que as pessoas cuidem de sua saúde emocional e física. 

As empresas começaram a buscar saídas para manter vivas as relações, mesmo de longe. Mas como humanizar essas relações entre as equipes se tudo começou a ser feito através do Zoom, Meet e Microsoft Teams? 

Para discutir sobre o tema, a TotalPass e a EBDI – Enterprise Business Development & Information convidaram quatro mulheres incríveis para um bate-papo cheio de insights, experiências e aprendizados.

São elas: Simone Oechsler – HR Director da Sky Brasil, Tatiana Barrocal Porto – Human Resources director da Cognizant, Simone Vilela – consultora de benefícios da Votorantim Cimentos e Isabelle Freitas Araujo – head de operações TotalPass.]

Dicas para garantir o equilíbrio entre corpo e mente

Veja os principais aprendizados da live 

A busca pelo equilíbrio entre o corpo e a mente não é uma consequência da COVID-19. Esse é um tema que o RH vem acompanhando já tem uns cinco anos. É um desafio constante, porque a “qualidade de vida” têm conceitos distintos, o que é equilíbrio para um, pode não ser equilíbrio para o outro. 

Não existe uma receita de bolo de ações que a empresa possa promover. É necessário um entendimento individual. Entender o que cada colaborador está sentindo, ter proximidade, entendimento. Só assim é possível trazer para o coletivo. 

Promover diversas ações para que cada indivíduo possa escolher aquela que mais se conecte com suas necessidades. 

As pessoas precisam se perceber, ver o que é importante para se manter em equilíbrio, uns se identificam mais com umas ações, outros menos. É importante buscar um equilíbrio nas ações que vamos promover para que faça sentido para líderes e liderados. Independente se é um momento caótico ou não”, citou Simone Vilela – consultora de benefícios da Votorantim Cimentos.

Ações que as empresas adotaram durante a pandemia para promover o equilíbrio

A pandemia trouxe o desequilíbrio na busca do equilíbrio. Necessidade em se ter ações ou programas de qualidade de vida ajuda a engajar os colaboradores à distância, além de manter o corpo são e a mente sã. 

Veja algumas das ações que as empresas que participaram da Live adotaram durante a pandemia:

Apoio psicológico 

Alguns reforçaram o apoio psicológico, enquanto outros ofereceram outros métodos para que profissionais capacitados possam dar apoio emocional e psicológico aos colaboradores neste momento. Seja pelo atendimento telefônico gratuito ou por meio de palestras. 

Suporte jurídico e financeira 

Fundamental para ajudar a lidar com as dívidas e organizar as finanças durante este período que envolve preocupações com a saúde, com o emprego, com a rotina, mas também com a economia e finanças. 

Novos benefícios 

A Cognizant implantou alguns novos benefícios durante a pandemia como:

  • Suporte para compra de medicamentos – descontos e entrega; 
  • Aplicativo para estimular as pessoas a apresentarem qualquer sintoma, assim é possível monitorar e dar as devidas orientações; 
  • Suporte a gestantes – Tanto para a mãe, quanto o pai que estiverem “grávidos”. A ideia é compartilhar dicas sobre parto, primeiros socorros, amamentação etc. 

Campanha de vacinação

A Sky Brasil promoveu uma campanha de vacinação contra a gripe para os colaboradores, terceirizados da empresa e familiares dos funcionários logo no começo da pandemia. 

Imunizando essa população, tivemos menos pessoas da empresa adoecendo por gripe, ou seja, menos pessoas frequentando o sistema de saúde. Essa ação promoveu tranquilidade, grande senso de agradecimento e orgulho de pertencer”, conta a HR Director da Sky Brasil, Simone Oechsler. 

Palestras e bate-papo

Happy hours virtuais: amenizam a pressão do dia a dia e ainda torna as relações com os colegas mais leves.

Palestras: mindfulness, finanças, nutrição, desenvolvimento de carreira, resiliência… Os temas são os mais diversos. A TotalPass, por exemplo, tem promovido uma ação desse tipo toda sexta-feira para todos os colaboradores das empresas. 

Apoio da Gestão e Liderança 

Nós estimulamos os diretores a compartilharem vídeos com dicas. Surgiram temas como “não tem problema o filho aparecer no meio da call, pedindo ajuda na lição” e “converse com a família, estabeleça uma rotina, use um tempo para fazer hobby, não fique só trabalhando” e esses vídeos tem funcionado bastante”, apresenta Tatiana Barrocal Porto, Human Resources director da Cognizant. 

Essa proximidade dos líderes, principalmente durante um período de crise como este, é fundamental para passar transparência e tranquilidade aos colaboradores. 

Outro ponto importante sobre a liderança: tenha empatia! Pergunte sobre a família, os filhos, se coloque à disposição e ofereça ajuda. Isso gera inclusão e sentimento de pertencimento. 

O papel do RH no home office

É papel do rh educar os colaboradores no home office. Não é porque o colaborador está em casa que ele precisa estar presente e conectado 100% do tempo. 

O RH precisa impor limites para que ele faça pausas para o café, cumpra o horário de almoço, que cumpra sua jornada de trabalho, mas que não leia e-mails 00h ou faça reuniões às 7h da manhã. 

Atividade física em ação para promover o equilíbrio entre corpo e mente

A atividade física é uma válvula de escape dos nossos excessos. É um momento com você mesmo, onde você concentra suas energias. 

A TotalPass se reinventou durante o período de isolamento e criou o TP Plus, uma plataforma de treinos online e ao vivo. Assim, tanto os totalpassers, quanto os colaboradores dos RHs parceiros podem oferecer uma integração e descontração por meio da atividade física. 

Sempre fazemos aulas às 10h da manhã. Yoga, alongamento, funcional… Sempre acaba com todo mundo muito grato por poder estar trabalhando, estar junto com o time, isso muda completamente o dia. Traz uma energia que a gente não espera, um sentimento de pertencimento: as pessoas se conectam com pessoas, o exercício físico gera esse vínculo. É uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse e gerar engajamento”, conta Isabelle Freitas Araujo, head de operações TotalPass.

Reveja a live completa no canal da EBDI no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_o8jwPYEFag