A todo momento nos deparamos com novas situações, problemas e experiências, não é mesmo? No meio corporativo, por exemplo, é possível melhorar a maneira como os colaboradores podem adquirir novos conhecimentos e, consequentemente, alavancar cada vez mais a vida pessoal e profissional por meio da aprendizagem organizacional.

Equipe promovendo aprendizagem organizacional
A aprendizagem organizacional ajuda o RH a promover novos conhecimentos para todos os colaboradores.

Neste artigo, vamos ajudar você e o seu RH a entender o que é aprendizagem organizacional e como aplicá-la no dia a dia de todos os colaboradores. Vamos lá?

O que é aprendizagem organizacional? 

Não é novidade para ninguém que o melhor caminho para trilhar brilhantemente a vida profissional é por meio do processo de aprendizagem, não é mesmo?

A partir dele, é possível garantir novas habilidades, capacitações e conhecimentos sobre os variados temas, que podem ser colocados em prática para melhorar cada vez mais o desempenho na área de atuação e aperfeiçoar diversos aspectos pessoais.

De modo geral, a aprendizagem organizacional tem como objetivo usar diferentes tipos de ferramentas e/ou metodologias da própria organização para melhorar ainda mais o lado profissional de todos os colaboradores. Além disso, é preciso pontuar que tudo é feito com base nas experiências de cada um, seja ela direta ou indireta.

O aprendizado organizacional pode ser usado para desenvolver e transferir ainda mais conhecimento na própria empresa, tudo isso com a ajuda de um profissional que é a peça-chave: a equipe de Recursos Humanos. 

Ele será responsável por observar o dia a dia de todos os colaboradores e, a partir disso, trazer exemplos de comportamentos, compartilhar informações e resultados, manter todos integrados com a cultura organizacional, oferecer novas ferramentas/tecnologias, entre outros recursos importantes para o desenvolvimento de todos.  

Esse modelo de aprendizagem é importante para a empresa, pois visa aprimorar o conhecimento de sua base de profissionais, tendo em vista que ela atenderá as principais necessidades de cada pessoa do time.

5 modelos de aprendizagem organizacional

Equipe praticando a aprendizagem organizacional
O aprendizado em grupo promove a troca de experiências e a integração de todos da equipe. Confira!

É possível aplicar diferentes modelos de aprendizagem organizacional por meio do ensino. Por isso, pensando em como ajudar o departamento de Gente e Gestão da sua empresa, trouxemos cinco tipos de ações voltadas para o conhecimento, que podem ser colocadas em prática para trazer esse conceito cada vez mais presente na vida de todos da sua organização. 

1 – Aprendizagem sistêmica

A aprendizagem sistêmica, conhecida também como pedagogia sistêmica, consiste em uma abordagem referente à observação ou como aquela pessoa enxerga os processos da empresa. 

Por meio dela, o colaborador consegue realizar todas as suas funções com base na vivência do dia a dia, colocando em prática todos os métodos para melhorar seu desempenho.

2 – Aprendizagem com líderes 

Neste modelo de aprendizagem, o papel do líder fica cada vez mais em evidência, pois é este profissional que fornecerá novas experiências para os colaboradores por meio de orientações, que podem ser conduzidas de três maneiras: faladas, escritas ou com exemplos fáceis do dia a dia. 

3 – Aprendizagem em grupo 

Alguma vez você já pensou em como o trabalho em grupo pode oferecer ainda mais experiência para os colaboradores? 

Por meio da aprendizagem em grupo, o colaborador consegue visualizar e sentir quais são as principais dificuldades e acertos dos outros funcionários, bem como compartilhar as suas experiências e aprender com os demais. 

Como implementar o aprendizado em grupo dentro da empresa? É fácil! Separe um dia da semana e convide todos da sua equipe para trocar experiências por meio de bate-papos virtuais, atividades em grupo, palestras, entre outras ações inclusivas. 

Lembre-se: o mais importante é promover um espaço para que todos possam se conhecer e se sentir integrados. 

4 – Aprendizagem cultural 

É possível entender os principais pilares que dividem a empresa a partir da cultura organizacional, contribuindo para que os colaboradores se desenvolvam e adquiram novas experiências para entender quais passos seguir para atingir excelentes resultados. 

Sendo assim, por meio da cultura de aprendizado, o RH da sua empresa pode trazer ações direcionadas para o desenvolvimento da própria organização e de todos os colaboradores. Entre os principais benefícios, podemos listar: 

  • Apoio ao aprendizado;
  • Líderes que pensam e estimulam a aprendizagem no ambiente de trabalho;
  • Processos e práticas concretas desde a entrada do funcionário.

Outros fatores são importantes: missão, visão e valor da empresa. Promova um espaço onde todos esses fatores podem ser explicados, guiando o profissional diante de todas as tomadas de decisões.

5 – Aprendizagem com experiências 

A proatividade é um ponto inegável para qualquer colaborador, no entanto, por que não promover um ambiente que disponha de soluções para os problemas mais frequentes e proporcionar o acesso às novas experiências? 

Atualmente, os colaboradores têm buscado cada vez mais fazer parte de uma equipe humanizada e que se preocupa com o crescimento de cada um dentro da organização.

Sendo assim, permita que seus funcionários possam desenvolver novos conhecimentos e habilidades a partir da vivência do outro ou, se preferir, aplique diferentes formatos de aprendizagem corporativa. A seguir, confira alguns exemplos:

  • Adaptativo: este método consiste em ajustar o aprendizado de cada colaborador conforme o ritmo dele;
  • Colaborativo: não depende apenas de um colaborador, mas de todos os envolvidos para ele alcançar novas experiências;
  • Híbrido: proporcionar para o profissional dois modelos de aprendizagem, sendo o on-line e o presencial;
  • Social: interação daquele colaborador com outras pessoas que dominem o assunto para essa troca de experiência, tudo isso para que não seja apenas um conhecimento tirado dos livros ou aulas on-lines/presenciais.

Como aplicar a aprendizagem organizacional?

Homem estudando EaD com aprendizagem organizacional
O ensino a distância é uma maneira de promover aprendizagem organizacional. Saiba mais!

Agora que você já conhece os principais pilares da aprendizagem organizacional, nós vamos ensinar a você como aplicá-la na prática.

  • Usar a gamificação 

No mundo corporativo, a técnica de gamificação é bastante utilizada para proporcionar o melhor desempenho entre todos os profissionais, sendo benéfico para a produtividade. Sendo assim, por meio de elementos, dinâmicas e interações, realizar tarefas que podem ser aplicadas no dia a dia. 

Em alguns casos, algumas simulações podem ser exemplos reais da rotina desses colaboradores, tudo isso visando despertar o raciocínio lógico e a capacidade de trazer boas soluções para as mais diferentes situações na empresa.

  • Ser um bom líder 

Um bom líder vai muito além do que apenas ocupar um cargo de liderança, ele é responsável por proporcionar um excelente ambiente de trabalho em equipe e feedbacks que solucionam os problemas de forma humanizada, sempre despertando a competitividade saudável entre todos os colaboradores.

  • Educação a distância (EaD)

Promover a educação, independente das limitações geográficas, é importante em qualquer empresa. Por isso, ao investir na aprendizagem organizacional, opte por cursos no formato EaD, como materiais rápidos e/ou curtos, podendo ser escritos, vídeo aulas e conteúdos digitais.

Agora que você já sabe o que é e como implementar a aprendizagem organizacional, comece hoje mesmo a promover ainda mais conhecimento na vida dos seus colaboradores! 

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