Uma das partes mais importantes do trabalho dos profissionais de RH é as avaliações e os feedbacks sazonais. Existem diversos métodos diferentes para realizar a avaliação de desempenho, que depende da cultura organizacional, da equipe empresarial e de outros fatores, confira!

Conheça as vantagens de implantar a Avaliação de desempenho na sua empresa

A avaliação de desempenho é uma ferramenta para o RH que vai muito além das características individuais dos colaboradores, pois analisa o coletivo e o comportamento de cada um e como eles contribuem para a empresa. 

Por meio da avaliação de desempenho, é possível fornecer feedbacks eficientes sobre os resultados, identificar os pontos fortes e fracos de cada um, ter uma média da produtividade como um todo e ter uma forma efetiva de diminuir os problemas identificados. 

A avaliação de desempenho pode ser feita de diversas formas diferentes e é personalizada de acordo com a cultura e costumes de cada empresa. Quer saber mais? Continue a leitura! 

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um método utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos para mensurar a performance dos colaboradores de uma empresa, e pode ser realizada periodicamente, de acordo com as necessidades de cada instituição. 

Esse método ajuda a empresa de inúmeras formas diferentes, já que pode auxiliar a entender melhor os colaboradores, assim como suas necessidades dentro da instituição e ajudá-los a construir um plano de carreira. Além disso, dá uma visão estratégica para os gestores e para o RH, diminuindo o estresse e retendo mais talentos.

É possível saber, também, o sentimento dos colaboradores com a empresa, assim o RH consegue ter uma noção melhor dos pontos fortes e fracos da instituição como um todo, prevenindo possíveis crises e retendo mais colaboradores. 

Quais os objetivos da avaliação de desempenho?

Saiba os objetivos sobre a avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho funciona com diversas áreas da empresa

A avaliação de desempenho possui diferentes objetivos para cada empresa. Antes de começar o processo, é preciso definir metas e objetivos, traçando KPIs de satisfação e feedback a partir do resultado de dinâmicas e feedbacks prévios. 

Como qualquer tipo de avaliação, os principais objetivos são desenvolvimento e melhoria para a empresa e para o colaborador. Mas, além desses, a avaliação de desempenho também: 

Ajuda no desenvolvimento do colaborador 

Hoje em dia, mais do que nunca, os colaboradores buscam por estabilidade e um bom plano de carreira. Cabe ao RH proporcionar os meios e ajudar os colaboradores a atingirem esse potencial para melhorarem suas habilidades e conseguirem alcançar esse objetivo. 

Ajuda na inovação 

Com a ascensão da tecnologia, as coisas estão mudando cada vez mais rápido e a empresa precisa se adaptar a esse novo cenário. Com a avaliação de desempenho, é possível ver quais áreas da empresa precisam de mais pessoas, novos cargos e mais produtividade. Esse fator é muito importante para o sucesso e crescimento da organização.

“Humaniza” a área de Recursos Humanos 

Muitas pessoas ainda têm uma visão irreal sobre o RH. A área que era para ser a mais humana, é vista como burocrática e um empecilho para os colaboradores. Como a avaliação de desempenho é mais focada na gestão de pessoas do que em papeladas, esse método pode ajudar muito a melhorar o relacionamento dos funcionários com o RH, aumentando também a qualidade de vida de todos no ambiente de trabalho. 

Ajuda a criar metas 

Para uma empresa continuar crescendo e em desenvolvimento, é preciso estabelecer metas de melhoria. Podem ser mensais, trimestrais, semestrais e/ou anuais. Tudo depende do objetivo da instituição, onde os líderes precisam se perguntar “onde queremos estar daqui 1 ano?”. 

Com a avaliação de desempenho, é possível criar um espectro de Metas SMART, auxiliando os gestores, colaboradores e RH a entenderem quais são os planos de desenvolvimento e consolidação da empresa. 

Quais os tipos de avaliação de desempenho? 

Existem diversas formas de realizar uma avaliação de desempenho. Tudo depende dos objetivos e disponibilidade da empresa. Conheça alguns: 

Autoavaliação 

Como o próprio nome já diz, esse método consiste que o colaborador faça sua própria análise a partir de um modelo de documento entregue pelo RH, onde ele preenche o questionário com sua visão e opinião da empresa. 

Após esse processo, o gestor e o profissional de RH conversam com cada indivíduo para entender melhor as respostas e dar um feedback e direcionamento para ele também. 

Avaliação direta 

Nesse modelo de avaliação de desempenho, o gestor e os profissionais de RH definem previamente quais competências dos colaboradores eles irão avaliar. 

Por exemplo, se quiserem saber qual o nível de proatividade de cada um, eles realizam uma dinâmica específica para definirem esse assunto, focando sempre na performance profissional individual de cada colaborador ou equipe. 

Essa dinâmica deve ser feita com o gestor dando todo o suporte, orientação e equipamentos necessários para que as metas sejam cumpridas. 

Avaliação conjunta 

Nesse tipo de avaliação, apenas o colaborador e o gestor participam. É uma dinâmica similar a da autoavaliação, onde cada um preenche um questionário individual. 

A ideia é que eles discutam os pontos divergentes e comuns entre cada um, chegando a um consenso por meio de um diálogo e um plano com estratégias que ajudem a resolver os pontos de atenção. 

Esse tipo de avaliação pode ser extremamente benéfica, pois proporciona mais transparência na relação de colaboradores e gestores. 

Avaliação 360° 

A Avaliação 360° é um método integrado de avaliação de desempenho, onde o profissional do RH determina a competência do colaborador buscando diversos meios e opiniões diferentes, para assim ter uma visão completa e “360 graus” de sua evolução. 

Nesse método, todos participam, desde o gestor até os estagiários. Todos avaliam e geram dados para que o RH proporcione ações de desenvolvimento e melhoria conjunta para todos. 

Avaliação por competências 

Esse tipo de avaliação analisa as competências do colaborador por meio de três fatores básicos, os CHA: 

  • C: representa o conhecimento e aptidões cognitivas;
  • H: representa as habilidades profissionais;
  • A: representa as atitudes dos colaboradores. 

O RH irá fornecer um formulário para os colaboradores, onde eles fazem uma autoavaliação informando quais competências já possuem e quais eles acham que precisam ser mais exploradas. 

Em seguida, o gestor conta o seu ponto de vista da análise feita pelo colaborador, explorando os pontos fortes e fracos, além de dar um feedback geral, ajudando também nas habilidades emocionais do colaborador. 

Quais os benefícios da avaliação de desempenho?

Conheça os benefícios da avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho proporciona diversos benefícios para a sua empresa!

A avaliação de desempenho pode proporcionar diversos benefícios para a empresa, como: 

  • Maior conhecimento dos colaboradores; 
  • Tomadas de decisão mais estratégias; 
  • Melhora da relação gestor/colaborador; 
  • Promove transparência para a equipe; 
  • Auxilia no plano de carreira dos colaboradores; 
  • Define metas eficientes para a empresa. 

A avaliação de desempenho é uma ótima forma de manter os colaboradores mais motivados e os gestores mais a par de tudo o que acontece na instituição. É uma nova forma de proporcionar feedbacks mais eficientes e pluralizados. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!